dcsimg

Conheça cursos técnicos para quem tem mais de 40 anos fazer

Pensando em voltar a estudar, mas preocupado com sua idade? Então confira o artigo de hoje e veja quais são os melhores cursos técnicos para quem tem mais de 40 anos!

Entrar em uma faculdade, fazer cursos técnicos ou se especializar em alguma área do conhecimento já não é mais algo exclusivo para aqueles que acabaram de concluir o ensino médio.

Nunca antes houve tantas pessoas mais velhas interessadas em se dedicar aos estudos, seja por prazer, necessidade ou pela busca de uma realização pessoal.

E a boa notícia é que a idade definitivamente não precisa ser um obstáculo na vida de quem deseja fazer parte desse grupo de pessoas que está voltando a estudar.

Pensando nisso, separamos uma pequena lista com alguns cursos técnicos para quem tem mais de 40 anos. Confira!

Cursos técnicos para quem tem mais de 40 anos

Comércio Exterior

Essa formação é interessante para pessoas mais velhas, pois elas podem utilizar de suas experiências pessoais e sua visão mais amadurecida para realizar algumas tarefas dessa profissão, e isso certamente é um bom diferencial.

Sem contar que o Comércio Exterior é uma área em crescente expansão e que está buscando por profissionais qualificados, independente de idade.

Gastronomia

Para os cozinheiros de finais de semana que pensam em um dia se tornarem chef de cozinha de um hotel ou restaurante, o curso técnico em gastronomia é uma ótima pedida.

Com aulas extremamente práticas, o aluno com mais idade pode utilizar sua experiência de vida e compartilhar alguns de seus conhecimentos sobre a área com seus colegas.

Além disso, profissionais de gastronomia mais velhos costumam transparecer mais confiança do que os jovens recém-formados.

Enfermagem

O curso técnico em enfermagem é a opção perfeita para quem possui o sonho de atuar na área da saúde e deseja realizá-lo.

Isso sem contar que é uma formação extremamente rápida e valorizada no mercado de trabalho.

Embora o técnico de enfermagem seja um profissional de nível médio, é importante comentar que essa modalidade de curso, o técnico, é um dos tipos mais populares entre os interessados na área da saúde.

Técnico em construção civil 

Desenvolve atividades tais como levantamento topográfico, elaboração de planilhas de orçamento e controle da obra, bem como supervisionam a execução de obras, providenciando suprimentos e serviços necessários para o andamento dos trabalhos.

Pessoas acima de 40 anos podem colaborar nesse ambiente ao aliar os ensinamentos do curso com suas experiências de vida.

Técnico em logística 

A área de logística está num momento muito positivo e a demanda por profissionais é crescente.

O formado em logística é responsável pelo suprimento das necessidades existentes em uma organização ou em seu mercado consumidor. Planeja e administra organização de estoque, fluxo de mercadorias e estabelecimento da indústria ou comércio.

Técnico em soldagem

Planeja e supervisiona as inspeções de qualidade na execução de soldagem e estruturas metálicas, respeitando os procedimentos e normas técnicas e de segurança e com responsabilidade ambiental.

Esse setor costuma ter uma ótima demanda para profissionais mais velhos e capacitados.

Técnico em segurança no trabalho 

A área de segurança no trabalho vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas e certamente é uma ótima opção para quem tem mais de 40 anos.

O profissional é responsável por supervisionar a aplicação de medidas nas atividades de uma empresa ou indústria, para garantir condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de acidentes de trabalho.

Por que voltar a estudar depois dos 40?

Alguns aspectos que motivam a entrada (ou retorno) de alunos com mais de 40 anos a estudar:

Buscar conhecimento

A ideia de que vivemos a “era do conhecimento” faz com que muitas pessoas voltem a estudar, fazendo cursos para complementar a formação inicial, buscando uma nova área de conhecimento ou de profissionalização.

Melhorar a empregabilidade

Um diploma de nível superior ou um curso técnico podem aumentar substancialmente a empregabilidade e o salário de um profissional. No caso da população maior de 40 anos, muitos adiaram o projeto de maior qualificação por terem enfrentado dificuldades quando mais jovens. 

Um exemplo disso são pais e mães que entram na faculdade depois que os filhos crescem, uma vez que a situação de vida está mais equilibrada.

Realizar sonhos antigos

Há ainda quem faça uma faculdade ou curso técnico depois dos 40 anos para realizar um sonho antigo, que pode significar o primeiro diploma de nível superior, uma segunda faculdade ou ingressar numa área que sempre desejou.

Devido a tais circunstâncias, esses estudantes costumam ser muito comprometidos com o curso e valorizar a oportunidade de finalmente fazer a faculdade dos sonhos.

Onde estudar

Focando agora no ensino superior para essa parcela da população, a maioria dos estudantes universitários com mais de 40 anos estuda em universidades privadas. E, nesses casos, não há nada melhor do que escolher uma instituição em que se pode confiar.

Então, saiba que temos algumas indicações de faculdades que contam com essas formações e possuem qualidade assegurada no ensino.

Por fim, vale lembrar que todas as nossas sugestões são credenciadas e verificadas pelo próprio MEC. Portanto, seu diploma terá validade em todo território nacional.

Você ainda conta com a opção de usar a sua nota no Enem para conseguir uma bolsa de estudos integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade.

É a oportunidade perfeita para retomar ou iniciar seus estudos mesmo depois dos 40 anos!

Veja também:

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Descubra que nota você precisa tirar no Enem 2019

Alguma das nossas sugestões chamou sua atenção? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin