A área de Gestão Hospitalar envolve o gerenciamento dos sistemas da saúde. Atualmente, o mercado brasileiro de serviços de saúde é um dos mais promissores e atraentes do mundo, de acordo com a pesquisa Mercado Brasileiro de Serviços de Saúde da PWC, pois além de ser o único país no mundo a ter um sistema público de saúde universal e gratuito (SUS) que movimenta bilhões anualmente, o sistema privado também é uma máquina sólida e que cresce a cada ano e, portanto, gasta uma quantia ainda mais alta para a manutenção da qualidade de seus serviços.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Mesmo com investimentos crescentes, um dos desafios desse setor é contratar mão de obra qualificada, especialmente na área administrativa de hospitais e clínicas. Se você pretende entrar neste mercado, saiba que existem várias opções de formação para ocupar estas vagas em serviços de saúde, entre eles o curso técnico em Gerência em Saúde e o curso superior tecnológico em Gestão Hospitalar.
Quer saber mais sobre como é trabalhar com Gestão Hospitalar? Conheça as opções de curso para seguir esta carreira e ingresse num dos setores mais promissores no país. Veja a seguir!
O que é Gestão Hospitalar?
A área de Gestão Hospitalar envolve o gerenciamento de todos os processos, materiais, pessoas e equipamentos dos sistemas da saúde, bem como a logística dos estabelecimentos de assistência médica, o controle de compras e custos, o planejamento, a supervisão de contratos e convênios, o diagnóstico e solução de problemas técnico-administrativos e inúmeros outras atividades que dizem respeito ao bom funcionamento do sistema.
O profissional que atua nessa área é o gestor da saúde. Ele pode trabalhar tanto em instituições públicas quanto privadas, mas também pode empreender e gerenciar o próprio negócio na área.
Como ingressar na carreira de Gestão Hospitalar?
No Brasil, existem muitas formas de iniciar a carreira de Gestão Hospitalar. Além do curso de nível superior, na modalidade de graduação tecnológica, também é possível se formar na área ao fazer um curso técnico de nível médio, ou até mesmo uma pós-graduação lato sensu (especialização). Cada nível apresenta uma gama de possibilidades de atuação na área. Veja a seguir:
Como é o curso Técnico em Gerência da Saúde?
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, criado pelo MEC (Ministério da Educação), o curso de Gestão de Saúde de nível médio é conhecido como Gerência da Saúde. Ele tem duração mínima de 1.200 horas/aula, o que equivale a um ano e meio de curso. A formação dá ao estudante um certificado de conclusão de curso técnico de nível médio. Com esta formação, o profissional estará apto a executar uma ampla variedade de atividades administrativas de apoio de um serviço de saúde.
Qual a grade curricular do curso técnico em Gerência da Saúde?
A grade curricular do curso pode variar bastante de acordo com a instituição escolhida. No curso técnico em Gerência em Saúde, as disciplinas mais comuns são:
- Avaliação e Indicadores de Desempenho
- Financiamento e Orçamento
- Legislação e Regulação
- Modelos de Atenção e de Gestão
- Patrimônio e Estoques
- Processo de Trabalho em Saúde
- Sistema Único de Saúde
- Sistemas de Informações
Quais as atribuições do profissional formado em Gerência da Saúde?
O profissional formado no curso técnico em Gerência em Saúde está apto a:
- Participar do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde
- Gerenciar serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho
- Assessorar estudos de custo e viabilidade e desenvolver projetos de gestão em saúde
- Participar do tratamento estatístico de indicadores de saúde
- Atuar na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material
- Acompanhar a execução de contratos e serviços de terceiros
Como é o curso superior Tecnólogo em Gestão Hospitalar?
Para os que pretendem se aprofundar nesta carreira e ter um diferencial no mercado de trabalho, um dos caminhos é cursar a graduação de Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Ele tem duração mínima de 2.400 horas/aula, o que equivale a uma média de dois a três anos de curso. A formação garante ao estudante um certificado de conclusão de curso tecnólogo de nível superior. O curso visa capacitar profissionais para gerenciar unidades de saúde e possui tanto a modalidade presencial quanto o EAD.
Qual a grade curricular do curso superior Tecnólogo em Gestão Hospitalar?
O curso superior tecnológico em Gestão Hospitalar pode apresentar disciplinas como:
- Biossegurança
- Contabilidade e Matemática Financeira
- Estrutura e Funcionamento do Sistema de Saúde Pública e Privada
- Gerenciamento de Pessoas
- Gestão da Cadeia de Suprimentos na Área de Saúde
- Gestão de Marketing
- Gestão de Plano de Saúde e Auditoria Hospitalar
- Gestão Hospitalar Integrada e Interdisciplinar
- Serviços de Terceiros e Processos Hospitalares
- Serviços em Enfermagem, Farmácia e Nutrição Hospitalar
- Serviços Laboratoriais e Exames Clínicos
Quais as atribuições do profissional formado na faculdade de Gestão Hospitalar?
O profissional que se forma no curso superior tecnológico em Gestão Hospitalar está capacitado para dirigir e coordenar as atividades de uma instituição de saúde, seja pública ou privada. Entre as atividades que poderá realizar estão:
- Planejar, organizar e gerenciar instituições hospitalares
- Supervisionar o dia a dia do hospital no desempenho das questões burocráticas e administrativas
- Organizar processos de compras e controles de custos
- Acompanhar e supervisionar contratos e convênios de saúde
- Gerenciar equipes de trabalho, mantendo contato com médicos, enfermeiros e membros da equipe administrativa
- Identificar prioridades de serviço e ações inovadoras
- Cuidar da manutenção dos equipamentos e do estoque dos materiais
Como é a pós-graduação em Gestão Hospitalar?
De acordo com o Ministério da Educação, existem cerca de 35 cursos de pós-graduação em Gestão Hospitalar nas modalidades presencial e a distância. O curso tem duração média de doze meses, período que pode ser menor ou maior, de acordo com a instituição de ensino escolhida e a área de especialização desejada. Esta diferença se dá, pois a área é muito vasta e oferece uma série de possibilidades para quem deseja se especializar no tema. Listamos a seguir alguns dos cursos disponíveis nas universidades brasileiras:
- Gestão Hospitalar
- Gestão Hospitalar e de Vendas
- Gestão Hospitalar e Marketing em Agronegócios
- Gestão Hospitalar Empreendedora
- MBA em Gestão Hospitalar
- MBA em Gestão Hospitalar de Serviços
- MBA em Gestão Hospitalar e Marketing
- MBA em Gestão Hospitalar: Varejo e Serviços
Como é o mercado de trabalho para o profissional de Gestão Hospitalar?
P mercado brasileiro de serviços de saúde é muito promissor. Entretanto, por ser uma profissão que demanda muitas responsabilidades, encontrar profissionais altamente qualificados tem sido um desafio do mercado.
Esta falta torna o mercado de Gestão Hospitalar em um nicho repleto de oportunidades atraentes, mas que demandam muito estudo, dedicação e experiência. Sendo assim, dificilmente os recém-formados assumirão cargos de gestão assim que saírem do curso técnico ou da graduação, mas serão contratados em funções correlatas, no setor administrativo ou financeiro a fim de aprender como tudo funciona. Portanto para o gestor hospitalar parar de estudar não é uma opção.
Tanto para quem se forma no curso técnico em Gerência em Saúde quanto no curso tecnológico em Gestão Hospitalar, as oportunidades de trabalho podem estar em espaços como:
- Hospitais
- Clínicas e policlínicas
- Centros de saúde
- Postos e unidades de saúde
- Ambulatórios
- Consultórios
- Empresas de exames complementares, laboratórios, farmácias
- Empresas seguradoras e de medicina de grupo
Quanto maior o nível de escolaridade e especialização, mais o profissional estará apto a ocupar vagas de maior responsabilidade na carreira.
Quanto ganha um Gestor Hospitalar?
De acordo com o site Salário.com.br a remuneração do profissional de Gestão Hospitalar pode chegar até R$ 5.912,87 em uma grande empresa. Quanto maior o tempo de experiência e maior a empresa, maior será o seu salário.
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
Micro | 4.176,31 | 4.479,46 | 5.005,32 |
Pequenas | 4.328,06 | 4.631,21 | 5.157,06 |
Médias | 5.069,33 | 5.372,48 | 5.898,34 |
Grandes Empresas | 5.083,87 | 5.387,02 | 5.912,87 |
Onde estudar?
De modo geral, o curso técnico em Gerência em Saúde pode ser encontrado nas instituições de ensino das redes estaduais e privadas em todo o país, e também por institutos federais. Já o curso superior tecnológico em Gestão Hospitalar é oferecido por faculdades públicas e privadas, nas modalidades presencial e a distância. Se é do seu interesse começar a faculdade em Gestão Hospitalar, que tal começar a procurar boas instituições para estudar?
Pra te ajudar, preparamos uma lista de instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar:
- Centro Universitário UNIBTA
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Todas oferecem vantagens como Prouni, Fies, financiamento sem burocracia, bolsas de estudos, descontos e convênios.
Leia também: Gestão Hospitalar: conheça o curso e o mercado de trabalho
Você tem interesse em fazer uma carreira na área de Gestão Hospitalar? Conte para gente nos comentários!