dcsimg

Descubra quais são os cursos autorizados pelo MEC

Entenda o que são cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC e aprenda a verificar se uma faculdade é recomendada.

Imagine só investir tempo e dinheiro durante anos numa faculdade, pensando que isso trará um bom retorno no futuro e, no final, descobrir que seu diploma não vale nada, pois o curso não era reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)!

Para evitar que você passe por essa situação terrível, preparamos um artigo completo explicando o que são cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC. Confira também um passo a passo para verificar essas informações na hora de escolher uma faculdade. Confira:

O que são cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC?

São aqueles que obtiveram a aprovação do órgão para entrar em funcionamento.

Somente os cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC garantem ao aluno um diploma válido após a formatura.

E o que é necessário para que um curso seja reconhecido?

Depois de aproximadamente dois anos após o início de suas atividades (quando a primeira turma já concluiu metade da carga horária total), a instituição de ensino ofertante deve solicitar o reconhecimento da graduação.

O processo de reconhecimento leva em consideração aspectos como titulação do corpo docente, grade curricular, projeto pedagógico e instalações, visando assegurar que a universidade oferece uma formação de qualidade a seus estudantes.

Vale mencionar que todo curso superior no Brasil precisa passar pelo processo de reconhecimento, seja ele presencial ou a distância, oferecido por uma instituição pública ou privada.

Após a conclusão do processo, caso o MEC reconheça o curso, a instituição poderá expedir para seus graduados um diploma válido em todo o território nacional. O processo de reconhecimento precisa ser renovado periodicamente.

Como saber se uma faculdade é reconhecida

Como vimos, somente ao cursar uma faculdade reconhecida pelo MEC o estudante pode ficar tranquilo sobre a validade de seu diploma depois da formatura.

Mas como saber se o curso que você pretende fazer é reconhecido? Para isso, existe o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior.

Veja passo a passo como consultar:

  1. Entre no site do e-MEC.
  2. Vá até a aba “consulta avançada”.
  3. No campo “Buscar por”, marque “curso de graduação”.
  4. Preencha os campos correspondentes ao nome ou sigla da instituição e curso.
  5. Digite o código de verificação e clique em “Pesquisar”.
  6. Clique no nome do curso, que aparecerá na parte inferior da tela.
  7. Na nova janela, clique novamente sobre o nome do curso.
  8. Vá até a aba “Ato regulatório” para verificar as datas de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento do curso.

Faculdades recomendadas pelo MEC

Além de autorizar a criação e reconhecer os cursos de graduação individualmente, o MEC também avalia as instituições de ensino como um todo.

Os principais indicadores da qualidade do ensino oferecido por uma faculdade ou universidade são:

Conceito institucional (CI): essa avaliação considera as instalações da instituição de ensino, sua gestão, políticas educacionais e atividades de pesquisa e extensão, atribuindo uma nota de 1 a 5.

Índice geral de cursos (IGC): o IGC indica a qualidade geral dos cursos presenciais e a distância oferecidos por uma instituição, com base na nota do Enade.

As instituições de ensino que obtêm nota igual ou maior que 3 nessas avaliações atenderam às exigências do MEC, portanto dizemos que são recomendadas. Essas informações também estão disponíveis no sistema e-MEC.

Porque é importante estudar em uma faculdade reconhecida pelo MEC

Estudar numa faculdade reconhecida (recomendada) pelo MEC garante que o aluno terá uma formação sólida, adquirindo os conhecimentos e habilidades necessários para se desenvolver em sua área de atuação.

Isso vale para qualquer tipo de curso superior: bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica, na modalidade presencial ou a distância.

Onde estudar

Conheça agora algumas instituições de ensino recomendadas pelo MEC que oferecem diversos cursos presenciais e a distância reconhecidos:

Essas faculdades têm unidades e polos de ensino em diferentes regiões do Brasil. Além disso, participam do ProUni, Fies e oferecem programas internos de bolsas de estudo, crédito estudantil sem burocracia e convênios de descontos.

Veja também:

Os cursos que são e os que não são oferecidos a distância

Conheça as faculdades que duram 2 anos e veja como fazer

Agora que você já sabe o que são cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC, conte para a gente nos comentários: que faculdade você pretende cursar? Já achou um curso reconhecido na sua região?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin