Conheça os cursos com maior empregabilidade em 2021

Com o avanço tecnológico e mudanças econômicas e sociais, é comum que determinadas funções deixem de existir e outras passem a ter demanda, assim como habilidades técnicas e comportamentais.

Acompanhar essas oscilações do mercado de trabalho é fundamental para se manter em desenvolvimento e fazer escolhas mais assertivas para atingir os objetivos profissionais. Isso pode ser feito por meio de notícias, levantamentos, pesquisas de mercado, relatórios ou fóruns a partir de dados sobre contratações, demissões, salários e tendências de recrutamento.

Manter-se atualizado pode, inclusive, auxiliar não apenas quem já está no mercado, como também quem pretende ingressar e ainda está no processo de escolha profissional. 

Atualmente, com diferentes tipos de graduação como a licenciatura, bacharelado e tecnológico ou formatos variados como o presencial, semipresencial e a distância, com amplas possibilidades em cada um deles, chegar a essa decisão é cada vez mais complexo. Por esse motivo, quanto mais informações, melhor.

Se você já possui uma ocupação ou pretende ingressar em uma profissão, mas deseja ficar por dentro sobre como está o mercado e, mais especificamente, quais áreas se destacam no quesito empregabilidade, esse texto é para você!

Quais são os cursos que mais empregam?

Mesmo em um período atípico, devido à pandemia, algumas profissões se sobressaíram, em relação ao número de contratações. É o que revelam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relacionados até o mês de outubro de 2020.

Áreas relacionadas à saúde, por exemplo, possuem destaque na lista, fator que pode estar relacionado com o aumento do número de hospitalizações ocasionadas pelo coronavírus.

Confira quais são cursos estão relacionados com as profissões com maior empregabilidade:

Enfermagem

O curso de Enfermagem pode ser encontrado nos graus bacharelado e tecnológico. Os dois tipos de graduações se distinguem, principalmente, pelo tempo de duração e pelo enfoque.

O curso de tecnólogo é mais específico, pois é voltado para uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. Sua duração também é menor, de até três anos. Já o bacharelado é uma formação mais abrangente e dura, em média, quatro anos. 

A graduação em Enfermagem capacita profissionais para prevenir e restabelecer a saúde das pessoas, por meio do gerenciamento de equipe e recursos. 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com duração de até três anos, é oferecida no grau tecnológico e prepara profissionais para criar sistemas informatizados. 

Farmácia

O curso de Farmácia tem duração média de cinco anos e é disponibilizado no grau bacharelado. Ao longo da graduação os formandos são preparados para pesquisar, registrar, distribuir e supervisionar medicamentos, cosméticos e até mesmo produtos de higiene pessoal.

Administração

Assim como Enfermagem, a graduação em Administração pode ser encontrada no grau tecnológico ou bacharelado. O curso de tecnólogo possui duração média de dois anos e, o bacharelado, quatro anos. 

A formação é voltada para a capacitação para gerenciar recursos humanos e materiais de uma instituição ou empresa.

Gestão de Recursos Humanos

O curso tecnológico em Gestão de Recursos Humanos dura, em média, dois anos. A formação habilita profissionais para atuar com gestão de pessoas e exercer atividades relacionadas à admissão e demissão, além de administração de salários e benefícios.

Ciências Contábeis

Com duração média de quatro anos, o bacharelado em Ciências Contábeis prepara profissionais para planejar e controlar o fluxo financeiro de uma organização.

Fisioterapia

O curso de Fisioterapia é ofertado no grau bacharelado e possui duração de, aproximadamente, quatro anos.

A graduação é voltada para a formação de profissionais qualificados para diagnosticar e tratar lesões.

Medicina

A formação no curso de Medicina é feita no grau bacharelado, em um período médio de seis anos. A graduação prepara profissionais para prevenir e diagnosticar doenças, prescrever medicamentos e supervisionar tratamentos.

Quem pode fazer uma graduação?

O curso de graduação pode ser feito por pessoas que tenham concluído o ensino médio e tenham em mãos o certificado de conclusão.

Qual é a mensalidade de um curso de graduação?

É possível encontrar cursos de graduação com mensalidades a partir de R$146,00, segundo informações disponibilizadas no site Quero Bolsa.

Onde encontrar os cursos com maior empregabilidade?

Ter um diploma de nível superior, além de ser um pré-requisito para ingressar em inúmeras áreas, também pode ser um diferencial na disputa por uma vaga de emprego, por uma promoção e também pode refletir na remuneração. 

De acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas graduadas podem ganhar mais que o dobro do que as que não são. 

No entanto, antes de efetuar a matrícula em qualquer instituição de ensino, é fundamental verificar se o curso em questão é autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), pois isso garante a validade do diploma em território nacional.

Veja a seguir alguns exemplos de instituições que oferecem a maior parte dos cursos com maior empregabilidade em 2021, com a autorização e reconhecimento do MEC:

Já escolheu qual curso tem mais a ver com você? Compartilhe sua decisão com a gente pelos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!