dcsimg

Descubra quais são os cursos credenciados pelo MEC

Entenda o que são, onde e como encontrar cursos superiores credenciados, autorizados e reconhecidos pelo MEC!

Quem faz um curso superior presencial ou a distância espera obter um diploma válido para entrar no mercado de trabalho e recuperar os anos de investimento, certo?

Muitos estudantes ficam em dúvida sobre como saber se uma faculdade é credenciada pelo MEC e oferece cursos autorizados e reconhecidos.

Nesse artigo daremos uma explicação completa sobre o que significa cada um desses termos: curso reconhecido, autorizado e credenciado pelo MEC. Você também aprenderá a verificar se a faculdade que você está pensando em fazer cumpre esses requisitos.

O que são cursos reconhecidos, autorizados e credenciados pelo MEC

Na verdade, o correto é falar em instituições de educação superior (IES) credenciadas e cursos autorizados e reconhecidos pelos MEC.

O credenciamento junto ao MEC é o primeiro passo para que uma IES possa iniciar suas atividades.

Já os termos autorizado e reconhecido se referem aos cursos de graduação oferecidos pelas IES, que podem ser do tipo bacharelado, licenciatura ou tecnológico (cursos de tecnólogo).

Para iniciar a oferta de vagas em cada um de seus cursos, as faculdades devem ter autorização do MEC. Logo, um curso autorizado é aquele que obteve o aval desse órgão.

Mas ainda existe um outra etapa para que o diploma emitido por um curso seja válido em todo território nacional: o reconhecimento.

O reconhecimento de cada graduação pelo MEC deve ser solicitado pela IES após o cumprimento de metade da carga horária pela primeira turma do curso. Além disso, uma comissão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia federal ligada ao MEC, visita a instituição para avaliar quesitos como instalações, formação do corpo docente, grade curricular, entre outros aspectos.

Com base no que é observado na visita, a comissão elabora um relatório final que define se o curso será reconhecido, se ainda precisa se adequar para obter o reconhecimento ou se não será reconhecido.

Por isso, é fundamental verificar se a instituição de educação é credenciada junto ao MEC e se a graduação que se pretende cursar é reconhecida antes de fazer a matrícula.

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

O ensino superior a distância vem crescendo rapidamente. Até 2023 poderemos ter mais alunos estudando na modalidade EAD do que presencialmente, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES).

Porém, muitas pessoas ainda têm receio de fazer uma faculdade a distância por medo de que a mesma não seja autorizada e reconhecida pelo MEC.

O processo de autorização e credenciamento dos cursos superiores junto ao MEC segue as mesmas regras para a modalidade presencial e EAD. A única diferença é que no caso dos cursos a distância, a avaliação das instalações tem como base os polos de ensino.

Lembrando que o diploma de um curso a distância tem a mesma validade que o de uma graduação presencial e não traz nenhuma informação sobre a modalidade de ensino na qual o aluno estudou (não vem escrito no diploma que a faculdade foi feita a distância).

Como saber se um curso é autorizado e reconhecido pelo MEC

Suponhamos que você já escolheu a graduação que vai fazer e a faculdade em que vai se matricular. Como saber se a instituição é credenciada e o curso reconhecido pelo MEC?

Veja abaixo como verificar essas informações:

  1. Entre no site do e-MEC, que é base de dados oficial e única de informações relativas às IES e cursos de graduação
  2. Clique na aba “Consulta avançada”
  3. Na opção “Buscar por”, marque a opção “Instituição de ensino superior”
  4. Preencha o campo correspondente ao nome da instituição
  5. Digite o código de verificação que aparecerá na tela e clique em “Pesquisar”
  6. Clique no nome da instituição, que aparecerá no final da página
  7. Na tela seguinte, vá até a aba “graduação” e clique no curso desejado
  8. Por último, clique na aba “processos e-mec” para verificar se o curso já obteve o reconhecimento

Você notará que ao lado do nome do curso aparecem algumas siglas, como CPC e CC, que são os principais indicadores da qualidade de uma graduação, presencial ou à distância.. Entenda o que eles significam no próximo tópico.

Entenda as notas que as faculdades recebem do MEC

Veja a que correspondem as notas que o MEC pode atribuir a um curso superior:

CPC (Conceito Preliminar de Curso): Leva em consideração os resultados do Enade, a formação dos professores, infraestrutura, recursos pedagógicos e instalações oferecidas aos alunos em caráter preliminar.

CC (Conceito de curso): Corresponde à nota final que o MEC atribui aos cursos superiores, a partir de uma avaliação técnica presencial que pode modificar ou confirmar o CPC.

Em ambos casos as notas vão de 1 a 5, sendo que notas de 3 a 5 são consideradas satisfatórias.

Onde fazer um curso reconhecido e recomendado pelo MEC

Para ajudar você a escolher a faculdade certa, organizamos uma pequena lista de instituições de ensino que oferecem diversos cursos (presenciais e a distância) reconhecidos e recomendados pelo MEC.

Veja alguns exemplos de graduações reconhecidas e suas respectivas notas:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

  • Administração (CC:4)
  • Direito (CC: 4)
  • Serviço Social (CC:4)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

  • Licenciatura em Ciências Biológicas  (CC:4)
  • Educação Física (CC:4)
  • Enfermagem (CC: 4)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

  • Construção de edifícios (CC:3)
  • Engenharia Civil (CC:4)
  • Turismo (CC:4)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

  • Gestão Comercial (CC:3)
  • Psicologia (CPC:3)
  • Pedagogia (CPC:3)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

  • Farmácia (CC:3)
  • Ciências Contábeis (CC:4)
  • Estética e Cosmética (CC:4)

Veja também:

Descubra como funciona uma faculdade a distância

Conheça as faculdades que duram 2 anos e veja como fazer

Agora que você já sabe o que são instituições credenciadas, cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC e como verificar essas informações, conte para a gente nos comentários: qual curso pretende fazer? Já escolheu onde irá estudar?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin