dcsimg

Descubra quais cursos EAD são reconhecidos pelo mec

Sabe quais são os cursos a distância (EAD) reconhecidos pelo MEC? Esse texto pode te ajudar!

Os cursos EAD têm crescido a cada ano no Brasil. Isso se deve, é claro, ao maior alcance que a tecnologia tem hoje e também à falta de tempo ou excesso de atividades no cotidiano das pessoas que, em decorrência dessa correria, buscam por uma faculdade que possam cursar de maneira a organizar os horários de estudo de modo mais flexível.

Mas alguns cuidados são necessários antes de realizar a escolha do seu curso a distância, uma vez que você precisa se certificar de que terá um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O que é um curso reconhecido pelo MEC?

Você já deve saber que o MEC é o órgão do governo que trata de organizar toda a questão educacional no Brasil, incluindo o Ensino Superior, na modalidade presencial ou na modalidade a distância. Sendo assim, é o Ministério da Educação quem autoriza a abertura de um curso em uma faculdade e avalia periodicamente a qualidade deste curso.

Um curso reconhecido pelo MEC, portanto, ocorre de modo a garantir a expedição de diploma dos alunos. A própria faculdade é quem solicita ao órgão governamental que realize o reconhecimento, o que normalmente ocorre no segundo ou terceiro ano após a primeira turma ser formada.

Esse reconhecimento é feito por meio de uma comissão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é um órgão interno do MEC. A comissão visita a instituição e avalia o espaço físico (laboratórios, biblioteca, salas de aula), os professores, a grade curricular entre outras questões. Depois dessa análise, emite um parecer oficial em que se caracteriza o reconhecimento ou o não reconhecimento do curso pelo MEC.

Por que é importante que o curso EAD seja reconhecido pelo MEC?

O mais importante é que você saiba que, para seu diploma ter validade no Brasil e para que você seja considerado apto a exercer sua profissão dentro da lei após ter concluído a faculdade, o curso que você frequentou precisa ser reconhecido pelo MEC, inclusive cursos EAD.

Como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC?

Você já sabe que, se um curso não é reconhecido pelo MEC, o diploma no final do curso não poderá ser emitido. Por isso, é muito importante realizar sua escolha com a atenção de verificar se a instituição e o curso que você escolheu garantem que você poderá exercer sua profissão com tranquilidade após concluir sua faculdade.

Sendo assim, se você já se decidiu sobre qual curso a distância deseja fazer e escolheu previamente uma faculdade, precisa se certificar se esse curso nessa instituição está devidamente reconhecido pelo MEC.

Para saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC você pode seguir esses passos:

  1. Acesse o e-MEC: a base de dados relativos às instituições de Ensino Superior oficial do MEC;
  2. No quadro azul que aparece no centro da tela, clique na guia/aba “Consulta Avançada”;
  3. Em “Buscar por”, clique em “Curso de Graduação”;
  4. No campo “Nome ou Sigla da Instituição”, insira o nome da faculdade que você deseja pesquisar;
  5. No campo “Curso”, insira o nome do curso que você deseja saber se é reconhecido.
  6. Depois basta preencher o campo “Código de Verificação” e clicar em “Pesquisar”.

Você verá a mensagem “Aguarde, carregando dados” e, depois que essa mensagem desaparecer, você deverá rolar a tela para baixo e podendo ver o resultado da sua pesquisa na forma de uma tabela. Ali você deve observar a coluna “Situação”. Se estiver registrado “Em atividade” é porque o curso é reconhecido pelo MEC.

Boas faculdades que têm cursos EaD reconhecidos pelo MEC

Apesar da grande diversidade de faculdades e universidades que já existem no Brasil e que oferecem a possibilidade de concluir o ensino superior a distância, listamos aqui algumas referências de instituições comprometidas e bem avaliadas pelo MEC para que você possa conhecer melhor.

Essas faculdades apresentam vantagens diversas, como processo seletivo por meio da nota do ENEM, programa de bolsas e financiamento e outros benefícios que os colocam à frente de outras universidades.

Por isso, vale a pena pesquisar o que elas têm a oferecer.

Veja também:

Curso a distância é reconhecido pelo MEC?

Como funciona o EAD

Agora que você já sabe como descobrir quais cursos EAD são reconhecidos pelo MEC, que tal você falar um pouco sobre o curso que você está querendo fazer?

Deixe um comentário logo abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin