dcsimg

Entenda como fazer um curso gratuito e comece a estudar

Seja para conhecer algum tema, se atualizar ou fazer uma transição de carreira, os cursos gratuitos são uma excelente opção para quem quer se capacitar.

E se engana quem pensa que a qualidade do ensino é inferior só porque o curso é de graça. Existem várias instituições de renome que oferecem esse tipo de ensino, de forma presencial e a distância.

Portanto, não há desculpas para não estudar e se capacitar!

Vale a pena fazer um curso gratuito?

Como dito no início do texto, você pode fazer um curso gratuito para atingir os mais diversos objetivos: certificação, especialização, atualização e até mesmo graduação!

Só por esse ponto já é possível afirmar que vale a pena sim buscar por esse tipo de ensino.

Lembre-se de que ele vai contribuir para a sua formação como profissional e pode até mesmo ser um diferencial na sua carreira.

Além disso, começar seus estudos é muito simples. Tudo o que você precisa é escolher uma opção de curso e se inscrever.

É claro que existem pessoas que são contra os cursos gratuitos, mas eles se prendem a uma mentalidade equivocada de que “o que é de graça não é bom”. Mas na realidade, não é bem assim que a “banda toca”…

Veja alguns dos principais benefícios que justificam a escolha de um curso gratuito.

Cursos gratuitos são bem vistos nas empresas

Um bom gestor sabe o valor que tem um profissional que está sempre em busca de qualificação adequada, seja ela gratuita ou não.

Portanto, ser reconhecido por seus esforços na busca por conhecimento é o primeiro benefício que você pode obter.

Curta duração

O mundo moderno é sinônimo de velocidade. Logo, quanto mais rápido você conseguir aprender novos conhecimentos, mais rápido pode colher os frutos do seu esforço.

Os cursos gratuitos são perfeitos para conseguir isso. Seja na modalidade presencial ou a distância, eles tendem a ser compactos e perfeitos para o seu dia a dia corrido.

São flexíveis

Esse é um dos maiores benefícios no caso da modalidade de ensino EAD.

Sua agenda nem sempre está alinhada com as suas necessidades de aprendizado e fazer um curso a distância permite que você tome o controle da situação e estude nos momentos em que julgar mais adequados para sua rotina e para o seu aproveitamento.

Aumentam suas chances de ser promovido

O curso certo, na hora certa, pode ser o detalhe que faltava para você conseguir a sua tão sonhada promoção.

Se você não se especializar ou se manter atualizado, certamente vai ficar para trás e ver outra pessoa tomar o lugar que era para ser seu.

Abrem novas oportunidades na sua carreira

Você não precisa necessariamente fazer um curso gratuito para crescer dentro de uma mesma empresa. Pode buscar esse tipo de ensino mesmo quando você quiser fazer uma transição de carreira.

Outra opção é apostar nessa modalidade quando estiver fazendo a sua graduação e quiser se preparar para o mercado de trabalho. Com certeza, isso é um ótimo diferencial.

É fundamental escolher bem o seu próximo curso

Mesmo com todas as vantagens apresentadas, é fundamental destacar o seguinte: não faça um curso gratuito apenas pelo certificado.

É muito importante ter bem definido qual objetivo você deseja atingir ao realizar o curso que escolheu. Caso contrário, é apenas desperdício de tempo e esforço.

Lembre-se de que, assim como qualquer outro curso pago, você vai precisar se dedicar para estudar, realizar todas as tarefas e trabalhos.

Opções de instituições de ensino

Que tal conhecer algumas opções de faculdades que oferecem alguns cursos gratuitos ou pelo menos a oportunidade de conseguir uma bolsa de estudos integral?

Você pode usar a sua nota do Enem para conquistar uma vaga ou conseguir descontos que chegam até 70% da mensalidade do seu curso escolhido.

Sem contar que o diploma e as instituições são reconhecidos pelo MEC em todo o território nacional. Isso significa a oportunidade de estudar em um ambiente de qualidade assegurada pelo próprio Ministério da Educação.

É uma boa oportunidade para se aprimorar, não é mesmo?

Veja também:

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC

Saiba o que colocar como objetivo no currículo

Você já tem algum curso gratuito em mente? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin