dcsimg

Veja se é possível fazer cursos online grátis

Não há dúvidas de que a internet facilitou muito a vida dos estudantes. Na modalidade EAD (educação a distância), é possível obter um diploma de graduação estudando em casa.

Basta ter um computador com acesso à internet, força de vontade e disposição para organizar os próprios horários. E vale lembrar que o diploma da graduação EAD tem a mesma validade do que aquele fornecido em cursos presenciais.

Dados do Censo de Educação Superior apontam que o número de alunos matriculados em cursos de graduação online vem crescendo ano a ano. As graduações mais procuradas na modalidade a distância são as licenciaturas, que formam professores para os ensinos fundamental e médio.

Mas como fazer um curso de graduação online sem pagar nada?

Faculdade EAD

Para fazer uma graduação a distância sem pagar nada, uma opção é buscar pelas instituições públicas que oferecem cursos nessa modalidade. Entre elas estão a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), os institutos federais de vários estados, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Existe também a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que oferece cerca de 5 mil vagas em 180 polos. A instituição tem cursos de Engenharia, além de licenciaturas e Pedagogia.

Normalmente, o ingresso em graduações a distância de instituições públicas é feito por meio de vestibulares próprios. O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é usado apenas na seleção para cursos presenciais.

Bolsas em instituições particulares

A maior parte das vagas em cursos EAD no Brasil é oferecida pela rede particular de ensino superior. Muitos cursos têm mensalidades bem em conta, mas existem várias opções de bolsas que podem garantir até 100% de gratuidade.

Um dos principais programas brasileiros de distribuição de bolsas em faculdades particulares é o ProUni (Programa Universidade para Todos), voltado a quem cursou o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Veja outros requisitos que os candidatos à bolsa pelo ProUni devem cumprir:

  • Ter obtido no mínimo 450 pontos no Enem, sem zerar a redação.
  • Ter renda renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (para concorrer às bolsas de 100%) ou de até três salários mínimos e meio (para concorrer às bolsas de 50%).
  • Ainda não ter um diploma de ensino superior.

Para participar do ProUni, a universidade deve ser reconhecida pelo MEC e bem avaliada por ele. Como é o caso da Anhanguera, que oferece graduação online em áreas como Administração, Ciências Biológicas, Agronegócio, Arquitetura e Letras.

Contudo, o ProUni não é sua única opção para conseguir uma bolsa em universidades particulares. Você sabia que existem instituições com programas próprios de distribuição de bolsas e descontos? Algumas faculdades oferecem, por exemplo, bolsas integrais para os primeiros colocados no vestibular.

Para não perder boas oportunidades, acesse os sites das instituições e acompanhe os processos seletivos. Abaixo, indicamos algumas faculdades particulares reconhecidas pelo MEC, bem avaliadas e com várias opções de cursos a distância:

Se você quiser uma lista completa das instituições com graduações a distância no Brasil, faça uma busca no portal e-MEC.

Dicas para estudar online

  • Mantenha uma rotina organizada. Estabeleça metas e horários para estudar.
  • Fique atento aos prazos para entregar suas atividades e concluir os módulos ou disciplinas.
  • Antes de começar, navegue na plataforma em que o curso é oferecido para conhecer bem como ela funciona. Saiba quais são as ferramentas oferecidas e como elas podem ser úteis para você.
  • Aproveite as ferramentas de interação, como fóruns e chats com tutores e outros estudantes. Não economize nas perguntas.
  • Escolha um lugar tranquilo para estudar. É importante que você não seja interrompido por ruídos ou outras pessoas.
  • Evite distrações durante suas horas de estudo. Isso inclui deixar o celular de lado e resistir à tentação de acessar redes sociais no computador.

Escolha o curso que mais combina com você e bons estudos!

Leia também:

Veja os melhores lugares para fazer um curso semipresencial

Saiba como o MEC avalia os cursos de graduação EAD

Você pretende fazer algum curso a distância? Qual? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin