dcsimg

Conheça bons cursos online reconhecidos pelo MEC

Pretende fazer uma graduação EAD sem abrir mão da qualidade? Veja quais são as faculdades e os cursos online reconhecidos pelo MEC!

Se você quer fazer uma faculdade EAD, mas também não abre mão da boa qualidade durante o curso, precisa observar se a instituição está realmente preparada para exercer sua função de formar profissionais qualificados.

Continue lendo para saber mais detalhes sobre essa questão:

O que são cursos reconhecidos pelo MEC?

Você pode estar se perguntando por que é tão importante que o curso EAD seja reconhecido pelo MEC. Bom, a resposta é que um curso reconhecido significa que a faculdade tem autorização definitiva do MEC para funcionar porque atende aos padrões exigidos.

Esse reconhecimento acontece após a faculdade formar a primeira turma, quando são aplicados testes e exames para avaliar a formação dos alunos. É nesse momento que o MEC realiza uma visita técnica para conferir a infraestrutura do local e a qualificação dos professores.

Assim que a universidade atende ao que é exigido, ela passar a ser reconhecida e, então, os diplomas emitidos naquele curso a distância são validados.

Por que é importante saber se o curso EAD é reconhecido pelo MEC?

Ao se matricular em um curso EAD, é preciso, sim, ter mais cautela. Isso porque a maioria das questões administrativas e pedagógicas em relação à sua faculdade terá que ser resolvida por meio da internet, sem aquela segurança de estar lidando pessoalmente com alguém para tratar de um problema.  

Por isso, a aprovação do MEC é a garantia de que sua formação e seu diploma serão reconhecidos oficialmente em todo o Brasil, o que fará com que você seja bem aceito no mercado de trabalho.

Ter um diploma reconhecido garantirá a você alguns direitos de classe, como fazer o registro no Conselho Regional da sua profissão (essa filiação é condição legal obrigatória para o exercício de algumas atividades, como Medicina, Farmácia, Engenharia e Enfermagem) ou se filiar a sindicatos.

Além disso, em qualquer concurso público de nível superior o diploma é exigido para comprovar sua capacidade de ocupar o cargo.

Avaliação das faculdades a distância pelo MEC: como funciona?

Para escolher uma boa faculdade a distância, é preciso saber que existem notas atribuídas pelo MEC a cada uma das universidades brasileiras para averiguar como está a qualidade da instituição.

Os dois principais índices de avaliação de faculdades no Brasil são o IGC (Índice Geral de Cursos) e o CI (Conceito Institucional). O IGC é uma nota que reflete a avaliação dos cursos que uma faculdade tem, e o CI baseia-se em uma inspeção realizada por representantes do MEC na universidade.

O determinante é saber que esses índices representam uma variação que pode ir de 1 a 5. Dentro dela, as notas 1 e 2 representam faculdades que não têm uma garantia quanto à sua qualidade geral, e por esse motivo não são recomendadas para alunos minimamente exigentes.

A partir da nota 3, já temos a certeza de que a faculdade tem boa qualidade e é comprometida com diversos padrões que garantem a eficiência dos seus cursos e de sua infraestrutura geral.

Faculdades EAD reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC

Veja uma lista com ótimas faculdades que oferecem diversos cursos a distância e apresentam boa avaliação por parte do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), órgão diretamente ligado ao MEC:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
CI: 3 (média das diversas unidades)
IGC: 3 (média das diversas unidades)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
CI: 5
IGC: 3

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
CI: 3
IGC: 3

Universidade de Franca (UNIFRAN)
CI: 4
IGC: 3

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
CI: 3
IGC: 3

Veja também:

Guia das profissões

Como funciona o EAD

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cursos online reconhecidos pelo MEC, já tem uma ideia de qual faculdade deseja fazer? Compartilhe conosco deixando um comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin