4 cursos gratuitos para quem quer escrever melhor

Escrever mais e melhor pode abrir muitas portas para o seu futuro. Confira nossa seleção de cursos gratuitos!

Seja para mandar bem nas redações de processos seletivos ou se comunicar melhor no ambiente profissional e na universidade, investir em um curso para escrever melhor é uma ótima maneira de se destacar dos demais e mostrar proficiência em sua língua nativa.

De acordo com um estudo de 2018 realizado pelo Sistema de Avaliação Básica, o SAEB, de cada 10 alunos que se formam no Ensino Médio, 7 têm defasagens em português. Isso representa 70,9% dos estudantes brasileiros. Um número alto e que pode ter aumentado bastante em 2021, por conta da evasão escolar decorrente da pandemia.

Por mais que estejamos enfrentando um momento de crise, aprimorar o português é a melhor alternativa para encontrar melhores oportunidades no futuro, sabia? Listamos alguns motivos para te incentivar a escrever melhor, além de cursos que podem te ajudar nessa trajetória. Confira!

Por que devo investir em cursos para escrever melhor?

Escrever bem está, sem dúvida alguma, entre as características que mais favorecem candidatos tanto no mercado de trabalho, quanto em processos seletivos. Veja alguns dos benefícios que um curso para escrever bem pode trazer a você:

Mandar bem nas redações de processos seletivos

Vestibulares, entrevistas de emprego, concursos públicos e militares, em suma, têm um mesmo objetivo: testar os conhecimentos dos candidatos e, principalmente, o domínio da língua portuguesa. Praticamente todos eles requerem uma redação, o que implica em conferir se o candidato possui a capacidade de se expressar, defender um ponto de vista, desenvolver argumentos, tudo sem deixar de lado as regras e normas do português.

Se comunicar melhor e de forma profissional com os colegas

Uma comunicação clara e objetiva é essencial para que qualquer relacionamento dê certo, principalmente dentro de uma empresa. Escrever melhor pode ajudar, e muito, na hora de redigir e-mails, elaborar apresentações, se comunicar com a equipe e, até mesmo, provar seu potencial para o chefe.

Encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho

Não são poucas as vagas no mercado de trabalho que exigem português excelente a aplicam provas de ortografia, gramática e interpretação de texto a fim de testar os conhecimentos dos candidatos. Apostar em um curso para escrever melhor, além de refrescar sua memória das regrinhas básicas do português, pode te colocar à frente dos demais concorrentes.

Caprichar nos textos acadêmicos na faculdade

Engana-se quem pensa que escrever bem só é útil na hora da redação para ingressar no Ensino Superior. A rotina de um universitário requer muito empenho e entregas constantes de trabalhos acadêmicos ao longo da graduação. E o mais temido deles, o TCC, precisa apresentar coerência, coesão e gramática impecáveis, além de uma defesa robusta de argumentos.

Quais os melhores cursos para escrever melhor?

Agora que você já sabe todos os benefícios que um curso para escrever melhor pode trazer, que tal dar início aos estudos de forma gratuita, prática e online? Confira nossa seleção de cursos para escrever melhor e comece a estudar agora mesmo:

Redação: Língua Portuguesa – Norma Culta

Se você está em busca de relembrar regrinhas básicas de gramática e novo acordo ortográfico, o curso ?Redação: Língua Portuguesa – Norma Culta?, oferecido pela iEstudar é uma ótima opção. Contando com carga horária de 80 horas, o curso é fundamental para quem deseja aprimorar seus conhecimentos sobre a norma culta e escrever melhor em documentos oficiais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, documento jurídicos, etc.

O iEstudar conta com apostilas em PDF que compreendem tópicos como classes gramaticais, ortografia, concordância e regência nominal e verbal, e muitos outros tópicos essenciais para quem deseja escrever bem. Além disso, o programa apresenta uma avaliação ao fim do curso, na qual o aluno deve tirar nota superior a 60 para ser aprovado.

Língua Portuguesa e Prática de Produção Textual

Oferecido pela UniEducar – instituição que atua nas áreas de treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial – o curso ?Língua Portuguesa e Prática de Produção Textual? tem duração de 4 horas e conta com vídeo aulas e PDFs de livros que são oferecidos ao aluno como material de estudo. As aulas abordam tópicos como linguagem e pensamento, concepção da linguagem e outros assuntos fundamentais para o aperfeiçoamento da escrita.

Ler para escrever melhor

Oferecido pela Cursos Grátis Online, o curso ?Ler para escrever melhor? parte do princípio que a leitura é uma das ferramentas essenciais para quem deseja ampliar o vocabulário e escrever bem. Dentro os tópicos abordados estão: a leitura como facilitadora da (boa) escrita, a importância da leitura para a produção de textos e como escrever melhor. Apesar de ser gratuito, o curso oferece certificado pago, caso seja do interesse do aluno adquiri-lo.

Comunicação Escrita e Revisão Gramatical

Um dos pontos principais para escrever melhor é a clareza. Por isso, além de treinar a escrita é importante ter o olhar de um bom revisor, para encontrar os próprios erros e corrigi-los de forma coerente. Esta é a premissa do curso Comunicação Escrita e Revisão Gramatical oferecido pelo Portal Idea, com carga horária de 08 a 280 horas. Nele, o aluno irá recordar princípios básicos da interpretação de textos, coerência e coesão, tipologia textual, dentre outros pontos essenciais para uma boa escrita.

E para quem já escreve bem, qual carreira seguir?

Sem dúvida alguma, escrever é uma habilidade que pode e deve ser potencializada. Mas se a escrita já é uma paixão, por que não seguir carreira na área?

Atualmente existem muitos profissionais no mercado que ganham a vida através da escrita. São publicitários, professores, tradutores, jornalistas, escritores, roteiristas, ux writers, cientistas sociais que escrevem desde textos para aplicativos até pesquisas acadêmicas no dia a dia de sua profissão.

Para quem já tem afinidade com a escrita, são muitas as possibilidades de curso para escolher na faculdade. Basta definir um enfoque, escolher uma boa instituição e correr atrás do sonho do Ensino Superior. Para te ajudar com essas escolhas, o Guia da Carreira preparou uma lista de ótimas universidades, certificadas pelo MEC, que possuem uma gama de cursos na área da escrita. Assim você já pode dar aquela olhadinha nas disciplinas de cada curso para se decidir com calma.

Veja também:

Saiba como virar escritor

5 cursos para quem gosta de escrever

Preparado para caprichar na escrita e impressionar a todos com os seus textos? Conte aqui nos comentários com qual fim você deseja começar um desses cursos para escrever melhor!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!