dcsimg

Conheça 10 cursos para quem gosta de animais

Veja 10 cursos superiores que podem ser uma boa opção para quem gosta de animais. E descubra onde estudar para ter uma carreira de sucesso.

Algumas pessoas gostam tanto de animais que procuram uma profissão em que possam ter contato direto com eles e trabalhar pelo seu bem-estar. 

São pessoas que, geralmente, têm respeito pelo meio ambiente e curiosidade pela maneira como vivem outras espécies.

Preparamos uma lista com 10 cursos superiores para quem gosta de animais e deseja trabalhar perto deles. Veja abaixo.

1. Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária é o primeiro que vem à mente quando pensamos em trabalhar com animais. A faculdade é oferecida na modalidade presencial e dura cinco anos. 

O médico veterinário pode trabalhar com assistência clínica e cirúrgica voltada a animais domésticos e silvestres. 

Também é capacitado para prestar serviços de atenção à saúde animal em sistemas de criação e para dar apoio na reprodução e no melhoramento genético de espécies.

2. Ciências Biológicas

A faculdade de Ciências Biológicas está disponível nos graus de licenciatura (formação de professores) e bacharelado (para quem deseja atuar em outros setores). 

Os alunos estudam a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento de todas as formas de vida que habitam o planeta.

Quem se forma em Ciências Biológicas pode trabalhar em programas de preservação da flora e da fauna, além de projetos de pesquisa e outros setores.

3. Ecologia

O curso de graduação em Ecologia estuda as relações entre os organismos e seu ambiente, incluindo os impactos da atividade humana sobre os diferentes ecossistemas. 

O profissional formado na área é capacitado para avaliar e implementar projetos de proteção ambiental e conduzir pesquisas científicas. 

Também pode assumir diferentes funções em parques ecológicos, santuários e outras áreas de conservação. 

4. Oceanografia

No curso de Oceanografia, os alunos estudam as características de oceanos, mares, rios e das zonas costeiras. 

Quem se forma na área pode trabalhar nos setores de conservação ambiental, manejo de recursos marinhos e supervisão de criações de animais aquáticos. 

Também é possível se tornar pesquisador, a fim de seguir uma carreira acadêmica ou de docência na área.

5. Zootecnia

O profissional da Zootecnia trabalha para que os animais de criações vivam em boas condições, com atenção para a saúde e a alimentação dos rebanhos. 

O zootecnista também cuida da reprodução e do melhoramento genético dos animais.

Lembrando que existe bastante demanda por profissionais interessados em trabalhar pela redução do sofrimento animal em criações comerciais. 

6. Agronomia

O curso de Agronomia capacita profissionais para atuar em diferentes etapas de um agronegócio, incluindo propriedades com criação de animais. 

O objetivo do profissional é melhorar a produtividade de atividades agrícolas e agropecuárias, encontrando formas eficientes de lidar com recursos naturais, matérias-primas e novas tecnologias.

Assim como o zootecnista, profissionais da Agronomia podem atuar no planejamento de criações mais sustentáveis e que prezem pelo bem-estar animal.

7. Engenharia Ambiental

O principal objetivo do engenheiro ambiental é promover um desenvolvimento mais sustentável, elaborando ações para minimizar os impactos das ações humanas na natureza. 

Ele pode trabalhar, por exemplo, em projetos de redução de poluentes, gestão de saneamento e na recuperação de áreas degradadas, com atenção para as diferentes formas de vida que compõem os ecossistemas.

8. Gestão Ambiental

Enquanto o bacharelado em Engenharia Ambiental dura cinco anos, a graduação em Gestão Ambiental é oferecida na modalidade tecnológica (mais rápida e especializada), com duração de três anos.

O gestor ambiental planeja e executa atividades de diagnóstico ambiental, propõe medidas de recuperação de áreas degradadas, realiza monitoramento da qualidade ambiental, conduz perícias e fiscalizações, entre outras atividades. 

9. Farmácia

Uma das especializações possíveis para quem faz o curso de Farmácia é a área de desenvolvimento e manipulação de medicamentos veterinários. 

O curso de Farmácia dura entre 4 e 5 anos e prepara profissionais para pesquisar, desenvolver e fabricar produtos como remédios, cosméticos e artigos de higiene. A grade disciplinar combina tópicos de Saúde e Ciências Biológicas.

10. Empreendedorismo

A graduação tecnológica em Empreendedorismo, com duração de dois anos e opção de estudar a distância (EAD), pode ser uma ótima escolha para quem deseja abrir um negócio voltado ao mundo animal, como pet shops.

A faculdade de Empreendedorismo é composta por disciplinas das áreas de Administração, Marketing, Direito e Inovação. O objetivo é formar profissionais com uma visão ampla do setor de negócios.

Onde estudar

Ao escolher uma universidade, não se esqueça de verificar se ela é reconhecida e bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação). 

Apenas faculdades credenciadas emitem diplomas válidos, aceitos pelo mercado de trabalho (público e privado) e por cursos de pós-graduação.

Preparamos uma lista com universidades reconhecidas que oferecem várias das graduações que listamos acima, em diferentes turnos e modalidades. Confira:

Entre em contato com a universidade de seu interesse e saiba mais sobre os cursos, processos seletivos e sistemas de bolsas e descontos.

Leia mais:

Medicina Veterinária: carreira, curso e onde estudar

Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica?

Você gosta de animais? Que faculdade está pensando em fazer? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin