dcsimg

Conheça os melhores cursos para quem gosta de esportes

Veja quais são os 10 melhores cursos para quem gosta de esportes. Descubra qual carreira tem mais a ver com você e saiba onde estudar!

Diferente do que muitas pessoas pensam, o curso de Educação Física não é o único voltado para quem é fã de esportes. 

O mercado de trabalho na área esportiva é amplo e mesmo quem, por algum motivo, não pode ser atleta, encontra chances de trabalhar no setor. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com os 10 melhores cursos para quem gosta de esportes: há opções na área de Educação, Saúde e Comunicação, para que você possa descobrir a carreira com a qual tem mais afinidade e realizar o seu sonho de trabalhar no mercado esportivo. 

Além disso, selecionamos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem os cursos listados. Confira:

Cursos para quem gosta de esportes: conheça os 10 melhores

Confira os melhores cursos para quem sonha em trabalhar na área esportiva:

Educação Física

Principal opção quando se pensa em esportes, a Educação Física é uma graduação que visa promover o bem-estar e a prevenção de enfermidades por meio das atividades corporais. 

O curso é oferecido em grau de licenciatura, para quem tem o objetivo de lecionar em escolas de ensino fundamental e médio, e bacharelado.

Quem opta pelo curso de Educação Física encontra várias opções de atuação: além de trabalhar em escolas, o licenciado pode encontrar vagas em clubes, academias, hospitais e clínicas e também atuar de forma autônoma como personal trainer. 

Na área esportiva, o graduado em Educação Física pode compor a equipe técnica de clubes e trabalhar como instrutor ou técnico.

Já quem prefere seguir carreira acadêmica, pode atuar no campo da pesquisa científica ligada aos esportes.

Fisioterapia

O fisioterapeuta é o profissional que trabalha diretamente no tratamento de lesões e na recuperação de distúrbios e doenças. 

Assim, quem gosta de esportes pode atuar no ramo da Fisioterapia Esportiva, voltada para a reabilitação de lesões causadas pela intensa atividade física dos atletas.

Peça-chave em equipes esportivas, o fisioterapeuta pode integrar a equipe técnica de times, clubes e associações atléticas. 

Outras áreas de atuação incluem clínicas especializadas, hospitais e academias, além da possibilidade de trabalhar como autônomo, no atendimento individual de pacientes.

Nutrição

Uma boa opção de curso para quem se interessa por esportes é Nutrição. 

O nutricionista especializado em Nutrição Esportiva é o profissional responsável por  aplicar seus conhecimentos de segurança alimentar, Nutrição, Bioquímica e Fisiologia à prática de atividade física, para preservar e manter a saúde dos atletas. 

Além disso, também é sua responsabilidade otimizar a recuperação dos esportistas antes, durante e após treinos e competições, com o objetivo de ajudá-los a alcançar o melhor desempenho possível.

Medicina

Dentro da Medicina, é possível especializar-se em Medicina Esportiva, área que estuda a influência das atividades físicas sobre o corpo humano, tendo como objetivo a prevenção, o tratamento e a reabilitação de distúrbios originados pela prática esportiva. 

O médico esportivo atua na orientação médica dos atletas e no acompanhamento de times e equipes esportivas. Além disso, ele pode ainda fazer outras especializações, como a Cardiologia da Medicina Esportiva ou a Traumato-Ortopedia Desportiva.

Psicologia

Uma área recente da Psicologia que tem ganhado força é a Psicologia Esportiva. 

Com a constante pressão e estresse sofridos por atletas, que devem lidar com desafios como as grandes competições, a imprensa, os torcedores e o mercado esportivo em geral, o psicólogo esportivo é convocado para ajudar no equilíbrio emocional dos esportistas.

Jornalismo

Profissionais da área de Comunicação apaixonados por esportes encontram diversas oportunidades de exercer a função no mercado esportivo. 

No Jornalismo, por exemplo, o profissional pode atuar na assessoria de comunicação de atletas, clubes, times esportivos e eventos como ligas e campeonatos.

Outra opção é o Jornalismo Esportivo, trabalhando na cobertura de eventos, realização de análises e entrevistas, apresentação de programas de rádio e TV e até mesmo como locutor ou comentarista. 

Jornalistas que, além de entenderem de esportes, sabem manusear profissionalmente uma câmera fotográfica podem optar pelo Fotojornalismo e fazer a cobertura fotográfica de partidas e jogos.

Publicidade e Propaganda

Outra área da Comunicação Social proveitosa para quem gosta de esportes é a Publicidade. Quem se forma no curso, pode optar por trabalhar em campanhas esportivas de eventos e marcas de produtos desportivos.

Relações Públicas

A área de Relações Públicas também está ligada à Comunicação. O RP, como é chamado o profissional desta área, é o responsável por traçar planos estratégicos para criar ou manter a boa imagem de uma marca, produto ou personalidade perante a mídia e o público. 

Na área esportiva, o RP pode trabalhar na coordenação de eventos e gerenciamento de crises, por exemplo.

Marketing

Quem se interessa por Marketing e esportes pode se especializar na área de Marketing Esportivo, que tem como objetivo buscar e negociar patrocínio para atletas e times, organizar e promover eventos e atuar na construção da imagem de clubes, equipes e esportistas. 

Direito

Embora muitas pessoas que gostam de esportes não pensem em Direito como primeira opção de graduação, há um ramo da área voltado para isso: o Direito Desportivo. 

Quem se especializa em Direito Desportivo trata das relações jurídicas relacionadas às atividades desportivas. Além disso, o bacharel em Direito pode ainda atuar na defesa dos interesses de atletas, clubes e equipes e na preparação de contratos.

Faculdades que oferecem cursos para quem gosta de esporte

Se você se interessou por alguma das carreiras mencionadas neste artigo e pensa em onde fazer uma dessas graduações, não se preocupe: listamos boas faculdades, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que oferecem cursos para quem gosta de esportes a mensalidades acessíveis. Conheça:

Todas as faculdades listadas acima apresentam benefícios como descontos na mensalidade, convênios, bolsas de estudos e financiamentos, que facilitam a realização do sonho de conseguir um diploma de ensino superior. Visite o site da instituição desejada e inscreva-se!

Veja também:

Descubra como ganhar bolsa na Cruzeiro do Sul

Profissões: conheça os 10 trabalhos mais divertidos

Agora que já sabe quais são os melhores cursos para quem gosta de esportes, conta para a gente: qual deles você gostou mais? Responda nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin