dcsimg

Saiba quais são so melhores cursos para quem gosta de falar

Veja quais são as melhores opções de cursos para pessoas comunicativas e confira qual a carreira que mais combina com você!

Pessoas extrovertidas e comunicativas, que gostam de falar e lidar com o público, podem aproveitar estas qualidades em carreiras que exigem boa oratória. 

Afinal, conciliar a atividade profissional a um talento natural é uma das chaves para o sucesso.

Se este é o seu caso, saiba que há inúmeros cursos para quem gosta de falar: neste artigo, listamos as 8 melhores graduações para quem possui este perfil e procura a carreira ideal. 

Além disso, também selecionamos boas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar e conseguir o seu diploma de ensino superior. Confira abaixo!

8 cursos para quem gosta de falar

Conheça os melhores cursos para quem gosta de falar e veja qual carreira mais combina com você:

01. Direito

Sem dúvida, um dos principais cursos para quem gosta de falar é Direito. Afinal, o advogado precisa contar com boa capacidade de comunicação para defender os interesses de seus clientes.

Atuando com uma rotatividade de causas em escritórios, fóruns e tribunais, a boa oratória é essencial a este profissional, principalmente quando precisa defender pessoas e empresas em brigas judiciais.

02. Jornalismo

O jornalista é o profissional responsável por buscar, investigar, apurar e transmitir informações de interesse público através dos meios de comunicação. Logo, possuir uma boa capacidade de se expressar é fundamental a este profissional, que precisa conversar com fontes, assessores, personalidades e outras pessoas envolvidas na produção de suas matérias.

Além disso, quem estuda Jornalismo pode se especializar em Rádio e TV, trabalhando como repórter de rua, na apresentação de programas e telejornais e com locução de rádio — profissões ideais para quem é desinibido e gosta de falar.

03. Marketing

O profissional de Marketing é aquele que busca conhecer o perfil e as necessidades do consumidor, atuando na construção da imagem da marca no imaginário do público, através de ações que tenham o aumento de vendas como resultado.

Para isso, comunicar-se de forma habilidosa e convincente é uma característica essencial a este profissional, que terá que lidar com parceiros comerciais, meios de comunicação, eventos promocionais e gerenciamento de crises.

04. Relações Públicas 

Relações Públicas é um segmento da Comunicação Social que capacita profissionais a atuarem como porta-vozes de empresas. 

Conhecido como RP, este profissional é o responsável por que transmitir à imprensa e ao público em geral (clientes, funcionários, fornecedores, investidores, etc.) as ações, decisões e posições de uma organização ou marca, visando preservar sua boa imagem.

Além disso, também é função do RP orientar seus clientes sobre regras de etiqueta e comportamento em determinado evento ou aparição pública, auxiliar na organização de eventos que promovam a imagem da empresa e desenvolver programas de integração com a comunidade. 

Por isso, quem é dotado de boa capacidade de comunicação e gosta do ambiente corporativo pode ser muito bem-sucedido nesta profissão.

05. Artes Cênicas

Pessoas que gostam de arte e cultura e possuem boa capacidade para falar em público vão encontrar nas Artes Cênicas boas opções de carreira.

Seja trabalhando na atuação, direção ou produção, os profissionais ligados à dramaturgia precisam estar sempre em contato com o público, utilizando sua habilidade expressiva para convencê-lo e encantá-lo.

06. Serviço Social

Serviço Social é o curso que prepara profissionais a atuarem no planejamento e execução de políticas públicas e serviços sociais junto a pessoas em situação de exclusão, risco ou envolvidas em conflitos.

Assim, o assistente social precisa gostar de conversar e possuir uma comunicação habilidosa, sabendo lidar com pessoas em circunstâncias delicadas, como relações conflituosas, transtornos psicológicos, vícios, abandonos, maus tratos e doenças.

07. Gestão de Recursos Humanos

O gestor de recursos humanos, conhecido como RH, se ocupa de gerenciar os funcionários de uma empresa. 

Sua função é administrar processos legais como admissão, férias, rescisões, etc., bem como acompanhar processos de recrutamento e seleção, planejar treinamentos e até mediar conflitos.

Como a rotina do RH envolve estar em contato frequente com as pessoas, ser sociável e gostar de se comunicar são qualidades que garantem a boa atuação profissional.

08. Licenciaturas

Uma das profissões mais indicadas para pessoas comunicativas é a de professor. Para isso, é necessário ingressar em um curso de licenciatura, que permite com que o profissional possa atuar ministrando aulas no ensino fundamental, ensino médio, cursos técnicos, preparatórios e profissionalizantes.

Há várias possibilidades de curso para quem gosta de falar, e você pode aliar esta habilidade à área de seu interesse. Dentre as opções de licenciatura, destacamos:

  • Ciências Biológicas
  • Educação Especial
  • Educação Física
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Letras
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Química

Cursos para quem gosta de falar: onde estudar

Se você se interessou por algum dos cursos mostrados neste artigo e está se perguntando onde estudar, organizamos uma lista de instituições de qualidade, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que oferecem cursos para quem gosta de falar e com mensalidades acessíveis. Confira:

Além de valores acessíveis, as faculdades listadas acima também contam com benefícios como bolsas de estudo, descontos na mensalidade, convênios e financiamentos, que facilitam os seus estudos. Visite o site da instituição desejada para saber como se inscrever!

Veja também:

Profissões para pessoas extrovertidas

Saiba como entrar na faculdade pelo Enem

Você se considera uma pessoa que gosta de falar? Conte para a gente que profissão gostaria de exercer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin