dcsimg

Conheça 8 cursos para quem gosta de moda

Pesquisamos 8 cursos para quem gosta de moda e deseja seguir carreira na área. Confira nossa lista e veja qual das opções combina mais com você!

Se você se interessa pelo mundo da moda, sabe que roupas, calçados e acessórios são muito mais do que simples objetos de consumo: os tecidos e as peças que vestimos são ferramentas de arte e expressão. 

A moda também diz muito sobre os diferentes momentos históricos e nossos valores: beleza, harmonia, conforto, praticidade. Não é à toa que existem vários cursos dedicados a essa área.

Apresentamos, abaixo, 8 cursos de graduação para quem gosta de moda. Há opções para vários perfis: para quem é mais voltado ao desenho e à criação, para quem prefere trabalhar nos processos de fabricação, para quem pensa em abrir um negócio. Confira!

1. Design de Moda

A graduação em Design de Moda forma profissionais capazes de analisar tendências, desenvolver novos produtos, planejar coleções, aplicar processos de fabricação, elaborar modelos e fichas técnicas, entre outras atribuições.

O curso é oferecido em grau tecnológico (mais rápido e especializado), com duração de quatro semestres. Há várias disciplinas práticas, voltadas a atividades como desenho, modelagem e corte e costura.

2. Bacharelado em Moda

Com duração de quatro anos na modalidade presencial, o Bacharelado em Moda combina disciplinas de Estética, Ilustração, Tecnologia, Artes e Gestão.

O objetivo é capacitar profissionais com amplo conhecimento sobre as várias etapas que compõem a indústria da moda: pesquisa, planejamento, criação, fabricação, divulgação, controle de estoques e vendas.

3. Engenharia Têxtil

O curso de Engenharia Têxtil é o ideal para quem combina o interesse em moda com habilidades nas Exatas. Nele, os alunos aprendem sobre o processo de fabricação de tecidos, da transformação das fibras até os acabamentos.

Além de poder trabalhar no setor de moda, o engenheiro têxtil encontra espaço nas indústrias de automóveis, de alimentos, de construção e de produtos de saúde.

A graduação é do tipo bacharelado e dura cinco anos. Assim como em outras engenharias, há disciplinas de Matemática, Física e Química. Grande parte da carga horária é dedicada a atividades práticas e experimentais em laboratórios.

4. Têxtil e Moda

O curso de graduação em Têxtil e Moda, com duração de oito semestres, combina disciplinas das três grandes áreas do setor: design e moda, tecnologia e gestão. 

O objetivo, bem semelhante ao do Bacharelado em Moda, é qualificar profissionais com uma visão abrangente em termos práticos e teóricos, do processamento de matérias-primas ao lançamento de coleções.

5. Design de Produto

O designer de produto é especialista em traduzir necessidades em objetos, sempre pensando em funcionalidade, beleza, ergonomia, custos e sustentabilidade. É um curso de graduação que mescla técnica, arte e tecnologia.

O profissional pode trabalhar em departamentos de criação, escritórios de design e setores de gestão de projetos. Entre as diversas áreas com demanda por designers de produtos estão justamente os setores de vestuário, calçados e joalheria.

O curso é oferecido no grau tecnológico, com duração de quatro semestres e muitas aulas práticas.

6. Fotografia

A fotografia aparece em diversos processos que compõem a indústria da moda: no registro de materiais, protótipos e projetos, em etapas de pesquisa e levantamento de referências, nas campanhas de divulgação, na produção de publicações especializadas no setor.

A graduação tecnológica em Fotografia dura quatro semestres e forma profissionais com pleno domínio das técnicas fotográficas (foco, exposição, iluminação, enquadramento), dos equipamentos (máquinas, lentes, filmes, mídias digitais) e dos processos de revelação e tratamento.

7. Marketing

A graduação em Marketing é uma ótima opção para quem deseja trabalhar nas etapas de divulgação, promoção e vendas no setor de moda e vestuário. 

Em termos gerais, a área de Marketing procura entender e atender o consumidor. Para isso, é preciso ter conhecimentos em comunicação, gestão, economia, sociologia e novas tecnologias.

A graduação pode ser encontrada tanto no grau bacharelado quanto no tecnológico, com duração de 2 a 4 anos, nas modalidades presencial ou a distância (EAD).

8. Administração

Se você gosta de atividades de gestão, quer trabalhar com moda e deseja se tornar um profissional versátil, o curso de Administração pode ser uma ótima opção. 

Trata-se de uma graduação do tipo bacharelado, com duração de 4 ou 5 anos, que forma um profissional com conhecimento generalista em Recursos Humanos, Finanças, Produção e Marketing. Assim, é possível encontrar espaço em diferentes departamentos de empresas no setor de moda.

O curso de Administração também é perfeito para quem deseja abrir e gerenciar o próprio negócio. Mas, se você está em busca de uma formação mais rápida e especializada, vale também dar uma olhada em cursos de grau tecnológico ligados à Administração, como Empreendedorismo e Gestão Comercial.

Onde fazer cursos para trabalhar com moda

Os cursos que apresentamos aqui podem ser encontrados em universidades públicas e particulares por todo o Brasil.

Ao pesquisar instituições de ensino superior, verifique sempre se elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Só universidades credenciadas emitem diplomas válidos e aceitos por organizações dos setores público e privado.

Veja algumas ótimas universidades que cumprem esses requisitos e oferecem cursos de diferentes modalidades para quem deseja trabalhar com moda:

Além de cobrarem mensalidades bem em conta, as faculdades acima têm sistemas próprios de bolsas e descontos. Entre em contato para obter mais informações.

Leia mais:

Saiba tudo sobre a faculdade de Design de Interiores

Conheça as disciplinas da graduação em Engenharia Têxtil

Você gosta de moda e pretende seguir carreira na área? Que curso pensa em fazer? Fale um pouco sobre seus planos nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin