dcsimg

Conheça os melhores cursos para quem gosta de pesquisar

Pensando em seguir uma carreira relacionada à área de pesquisa, mas não sabe qual graduação escolher? Confira nosso artigo e veja quais os melhores cursos para quem gosta de pesquisar!

Se você é uma daquelas pessoas curiosas e que gosta de saber o porquê das coisas, certamente uma graduação com forte afinidade com a área de pesquisa pode ser uma boa opção para você.

Nesse caso, a maior parte das escolhas tende a ficar na área de biológicas e de exatas, onde a necessidade por pesquisas e soluções inovadoras se fazem necessárias a todo momento.

Mas isso não quer dizer que os cursos para quem gosta de pesquisar se limitam apenas à essas áreas. No artigo de hoje você vai conhecer algumas graduações ideais para essas pessoas curiosas que gostam de pesquisar. Confira!

5 cursos para quem gosta de pesquisar

1. Ciências Sociais

Mesmo não sendo da área de exatas ou de biológicas, a graduação em Ciências Sociais é uma boa opção para aqueles que gostam de pesquisar e entender as pessoas.

O campo de trabalho do cientista social é vasto: há vagas em instituições de ensino, de pesquisa, empresas privadas e órgãos públicos em todo o País.

Os alunos estudam a fundo muitas disciplinas teóricas como Filosofia, Ciência Política, História, Economia e participam de grupos de pesquisa com frequência. 

Também precisam acompanhar constantemente as transformações políticas, sociais, culturais e econômicas da atualidade.

Saiba mais: Ciências Sociais

2. Química

Os profissionais formados em Química lidam com a transformação da matéria e estudam suas reações quando sofrem alterações de temperatura, pressão ou quando reagem com elementos químicos.

Um dos caminhos mais comuns para profissionais da área de Química é a carreira acadêmica. 

Portanto, é de se esperar que o profissional demonstre bastante interesse em realizar pesquisas e experimentos dos mais diversos tipos, já que isso será algo bastante recorrente em sua rotina.

Saiba mais: Química

3. Biotecnologia

Dentre os segmentos que podem se beneficiar do uso da tecnologia para otimização de desempenho e processos, estão as áreas de saúde, agronegócios, alimentícia e farmacêutica.

Isso garante que o profissional de biotecnologia seja bastante disputado no mercado de trabalho, graças a sua extrema versatilidade. Sejam processos de produção de alimentos, bebidas, vacinas ou medicamentos, um profissional da área sempre será requisitado.

Grande parte das descobertas feitas nas áreas citadas acima são resultados das pesquisas feitas por esses profissionais.

Saiba mais: Biotecnologia

4. Engenharia Aeroespacial

Se você gostava de brincar com foguetes e helicópteros quando era pequeno, então uma formação em Engenharia Aeroespacial pode ser algo a se cogitar. 

Os graduados nessa área são responsáveis ​​por pesquisar, projetar, construir e manter todos os sistemas de aeronaves / espaçonaves. 

Assim como a maioria das engenharias, as principais disciplinas da faculdade se concentram em ciências e matemática. 

No caso das matérias específicas, estão algumas como desempenho, estabilidade e controle da aeronave; estruturas aeronáuticas; teste de voo; ou projeto de sistemas espaciais.

Saiba mais: Engenharia Aeroespacial

5. Física

Um bom profissional da Física deve ter curiosidade para saber como os fenômenos acontecem e interesse por estudar as características e propriedades da matéria.

Como pesquisador, este profissional aplica as leis da Física na pesquisa pura e aplicada, solucionando questões práticas do cotidiano.

Esta é uma profissão que envolve muita pesquisa, então organização, disciplina e poder de concentração são características fundamentais para um físico.

Saiba mais: Física

Onde estudar

Agora que você já sabe quais são os melhores cursos para quem gosta de pesquisar, tudo o que você precisa fazer é dar o primeiro passo e começar seus estudos. E nesse caso, não há nada melhor do que escolher uma instituição em que você pode confiar.

Então saiba que temos algumas indicações de faculdades que contam essas formações e possuem qualidade assegurada no ensino.

Você também já pode aproveitar o momento e fazer a sua inscrição. A maioria destas instituições oferecem opções de bolsas de estudo e até 70% de desconto nos valores das mensalidades. É possível até mesmo utilizar sua nota do Enem para conquistar a sua tão sonhada vaga.

Por fim, vale lembrar que todas as nossas sugestões são credenciadas e verificadas pelo próprio MEC. Portanto, seu diploma terá validade em todo território nacional.

Agora você pode dar o primeiro passo para se transformar num pesquisador bem-sucedido!

Veja também:

Quanto ganha um físico?

Curso de Serviço Social

Em qual dos cursos apresentados você gostaria de realizar suas pesquisas? Compartilhe conosco nos comentários

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin