dcsimg

Conheça os melhores cursos pra quem quer ter negócio próprio

Descubra alguns cursos que vão desenvolver a sua veia empreendedora!

Embora muita gente sonhe em ter um negócio próprio, poucas conseguem realizar essa façanha.

É que empreender exige muita garra, determinação e, principalmente, conhecimento.

Sem uma boa base prática e teórica, é difícil chegar muito longe no mundo dos negócios. A concorrência é feroz e a necessidade de inovação é constante.

Não é por acaso que mais e mais pessoas estão recorrendo aos cursos superiores como primeiro passo na realização desse sonho.

Você também está nessa? Então conheça a seguir os melhores cursos para quem quer ter um negócio próprio!

Os melhores cursos para quem quer ter negócio próprio

Os melhores cursos para quem quer ter um negócio próprio são aqueles que reúnem os temas fundamentais do bom empreendedorismo: gestão, comunicação, finanças e visão de mercado.

Alguns são mais genéricos e outros têm um apelo mais específicos, como você vai ver mais adiante.

Por sorte, as faculdades brasileiras oferecem diversas opções para quem quer ter um negócio próprio em diversos ramos.

A gente escolheu alguns dos principais para você conhecer:

Administração

O curso de Administração é o básico do básico para quem quer ter um negócio próprio. Ao longo de quatro anos, os alunos vão desenvolver uma visão geral de todos os componentes necessários para se dar bem no mercado de trabalho.

São abordados aspectos como economia, marketing, gestão de pessoas, gestão de negócios, finanças e empreendedorismo.

Os administradores têm caminho aberto para empreender em qualquer ramo do mercado de trabalho.

Administração, acima de tudo, é um dos cursos mais conhecidos do Brasil, com quase 700 mil matriculados e presença em mais de 1.500 faculdades. Tem alta disponibilidade também no formato a distância.

Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção é interessante porque mistura conhecimentos técnicos da engenharia com as habilidades de administração: tudo que o mercado precisa!

A longo da graduação, que dura cinco anos, os estudantes vão aprender a gerir processos de forma mais eficiente, entender os principais trâmites logísticos, desenvolver e acompanhar projetos, se comunicar bem com pessoas e por aí vai.

A graduação é bastante popular por aqui e pode ser encontrada em um bom número de faculdades, inclusive no formato a distância.

Cursos específicos de Gestão

Os cursos específicos da área de Gestão são ideais para quem te pressa de abrir um negócio próprio. São formações rápidas, de nível superior em tecnologia (tecnólogos) e focadas em determinadas áreas de atuação.

Todas oferecem as bases para empreender na área escolhida.

Destacamos:

  • Gestão Comercial
  • Gestão de Micro e Pequenas Empresas
  • Gestão Financeira
  • Negócios Imobiliários
  • Gestão de Cooperativas
  • Gestão de Recursos Humanos

Ciências Contábeis

Hoje em dia, escritórios de contabilidade estão com todo no mercado – e os contadores estão rindo à toa.

Há uma grande demanda por serviços de gestão financeira, auditoria contábil, tesouraria, tributação e muito mais. Os profissionais são especialmente requisitados em épocas em que a economia está instável, como agora. Para quem quer empreender na área, é um prato cheio, já que o curso oferece todas as bases necessárias!

Ciências Contábeis é um bacharelado com quatro anos de duração e alta disponibilidade nas faculdades brasileiras.

Marketing

A principal função do profissional de Marketing é ter uma visão ampla do mercado de trabalho, com suas tendências atuais e futuras de consumo. Isso, por si só, já é um ingrediente importantíssimo para quem gosta da ideia de abrir um negócio próprio.

O curso é fácil de encontrar nas principais faculdades brasileiras (especialmente nas particulares), com possibilidade de estudar a distância.

Empreendedorismo

O curso superior de Empreendedorismo dá o caminho das pedras para quem quer ter um negócio próprio, com conhecimentos sobre gestão de pequenas empresas, desenvolvimento de plano de negócios, oportunidades e planejamento.

São apenas dois anos de estudo e a possibilidade real de se dar bem no mercado de trabalho atual.

Estética e Cosmética

Quem quer empreender na área de beleza não pode deixar de fazer o curso de Estética e Cosmética.

A graduação, de nível superior e três anos de duração, ensina os principais procedimentos na área e como gerir negócios neste campo tão competitivo — e que, curiosamente, também resiste bem a períodos de crise.

O curso está disponível em um bom número de faculdades brasileiras (a maioria na rede particular) e em algumas delas inclusive dá para ser feito a distância.

Turismo

Quem sonha em abrir um hotel, uma pousada ou uma agência de turismo não pode abrir mão do curso, que é voltado especificamente a esta atividade econômica.

Os estudantes aprendem todas as particularidades da área de Turismo – da emissão de passagens à gestão de um empreendimento de grande porte.

Há opções de bacharelado, com quatro anos de duração, e tecnólogos, com dois.

Gastronomia

Se você sonha em abrir um restaurante, uma lanchonete, uma confeitaria, uma fornecedora de marmitas ou até um foodtruck, o curso de gastronomia é a melhor opção.

Além de aprender as principais técnicas culinárias das cozinhas brasileira e internacional, os alunos também conhecem todo o processo de gestão envolvido em um empreendimento do setor.

Muitas das graduações de Gastronomia disponíveis hoje no Brasil são de nível tecnológico, com dois ou três anos de duração. Algumas faculdades oferecem também o bacharelado, que dura quatro anos.

Onde encontrar faculdades que oferecem cursos para quem quer abrir um negócio próprio

A grande maioria dos cursos que listamos acima pode ser encontrada em universidades públicas e faculdades particulares por todo o Brasil.

Se você está pensando em estudar em instituição privada, presencial ou a distância, lembre-se sempre de observar, antes fazer a matrícula, se a faculdade é reconhecida formalmente pelo MEC e se tem uma boa avaliação geral.

Isso garante que seu diploma terá reconhecimento no mercado e irá abrir as portas para seu crescimento como empresário no futuro.

Lembre-se também que abrir um negócio próprio exige olho na concorrência e atualização constante. Portanto, não deixe de considerar a ideia de fazer cursos extras, incluindo especializações.

Abaixo, a gente selecionou algumas faculdades bem avaliadas para você começar sua pesquisa. Clique e conheça:

Veja também:

7 faculdades para quem quer trabalhar no exterior

Está pensando em empreender? Em qual área? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin