dcsimg

Saiba tudo sobre cursos profissionalizantes e onde estudar

Deseja saber mais sobre cursos profissionalizantes? Conheça os cursos superiores tecnólogos e saiba onde estudar!

Já notou como diversas vezes há notícias sobre desemprego que, ao mesmo tempo, indicam que faltam pessoas capacitadas para ocupar as vagas disponíveis?

Pois bem, isso ocorre porque, muitas vezes, as vagas de trabalho existem – e as empresas as oferecem em grande número -, porém não encontram profissionais com currículo adequado para exercê-los.

Dessa forma, se você fizer uma rápida pesquisa na internet com as palavras “vagas de nível técnico e tecnólogo”, irá perceber que existem muitas oportunidades de trabalho que, muitas vezes, não são nem mesmo conhecidas.

Por isso, fazer uma faculdade profissionalizante, por meio do Curso de Tecnologia – que também é chamado de Curso Tecnólogo, pode te possibilitar um rápido crescimento no mercado de trabalho, aumentando suas possibilidades de conseguir um bom emprego.

O que são Cursos Profissionalizantes?

Os cursos profissionalizantes se caracterizam por serem bastantes especializados, ou seja, enfatizarem uma área específica, e por darem foco direto ao mercado de trabalho, formando o profissional para setores e atividades que estão em alta e que precisam de mais profissionais qualificados.

Por isso, de maneira simples, podemos entender que curso profissionalizante é aquele que prepara o aluno para o exercício de uma profissão.

Por esse motivo, nesses cursos, a teoria está sempre atrelada à prática, sendo todas as matérias estudadas essenciais para o exercício da profissão após o fim do curso. Podemos dizer, então, que os cursos profissionalizantes também trazem a vantagem de “ir direto ao ponto” e evitar estudos puramente teóricos e sem nenhuma aplicabilidade.

Tipos de Cursos Profissionalizantes

Entre os cursos profissionalizantes, podemos destacar:

  • Cursos Livres

Os Cursos Livres normalmente têm uma pequena duração e independem da escolaridade de quem queira cursá-los. Eles normalmente são buscados por pessoas que querem se aperfeiçoar na carreira que já tem ou quer dar um direcionamento para a carreira que pretende seguir.

  • Cursos Técnicos

Os Cursos Técnicos são aqueles que, normalmente, estão atrelados à conclusão do Ensino Médio. Assim, para cursá-lo, você precisa desse nível de escolaridade para que, ao se formar, receba o diploma de Ensino Médio e Ensino Técnico. As atividades são feitas de modo concomitante, normalmente exigindo que o aluno frequente o curso na modalidade integral (manhã e tarde).

  • Cursos Tecnólogos

Os Cursos Tecnólogos são voltados para formação de Ensino Superior. Sendo assim, eles equivalem a uma faculdade tradicional, sendo considerados cursos de graduação. Para fazer um curso tecnólogo, portanto, o aluno precisa já ter concluído o Ensino Médio.

Benefícios dos Cursos Tecnólogos

Se você está entre aqueles que já concluíram o Ensino Médio e busca por profissionalização, o Curso Tecnólogo com certeza é o mais indicado para você. Por meio dele, você terá o diploma de Ensino Superior e sairá da faculdade já preparado a exercer sua profissão, com o benefício de ter um mercado com mais opções de emprego e oportunidades.

Conheça 6 vantagens de fazer um Curso Tecnólogo:

  • Grande variedade de opções de cursos e áreas

Há mais de 100 opções de Cursos Superiores de Tecnologia, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação.

  • Formação Profissionalizante

Ao optar por um Curso Superior Tecnólogo, você estudará principalmente matérias e conteúdos voltados para a prática da sua profissão, sem o intenso estudo teórico que, muitas vezes, desmotiva os alunos.

  • Duração média de 2 anos

O Curso Tecnólogo tem duração de 2 a 3 anos, sendo mais sintético que outros cursos de graduação tradicionais (bacharel ou licenciatura)

  • Preço mais acessível

Se você também tem uma restrição de orçamento e não tem condições de, no momento, arcar com as mensalidades de uma faculdade tradicional, o Curso Tecnólogo também é uma ótima opção e alternativa para você.

  • Ofertado em Faculdades Públicas e Privadas

Existem hoje no Brasil diversas faculdades e universidades que oferecem cursos tecnólogos. Por isso, você pode optar por uma instituição pública ou privada e avaliar qual delas se enquadra melhor em seus planos de renda, localização e formação.

  • Ofertado na modalidade a distância e presencial

Uma outra vantagem bastante atrativa é o fato de os Cursos Tecnólogos serem oferecidos também na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Com essa possibilidade, você pode estudar em horários mais flexíveis e adaptados à sua rotina.

Onde fazer Curso Tecnólogo

É preciso que você se atente ao fato de que, se deseja fazer um Curso Tecnólogo, optando por uma formação profissionalizante, também precisa considerar a seriedade da instituição escolhida.

Por isso, é importante que você certifique-se de que a faculdade é reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Conheça algumas das faculdades particulares que atendem a esses critérios e oferecem Cursos Tecnólogos:

Veja também:

Técnico ou tecnólogo: qual a melhor opção?

Confira quais são os cursos tecnólogos disponíveis em EAD

E então? Gostou de saber um pouco mais sobre cursos profissionalizantes e o Curso Tecnólogo?

Está em busca desse tipo de formação? Conte para nós os seus planos deixando um comentário aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin