dcsimg

Interessado em fazer Engenharia Civil EAD? Veja onde cursar

Quer saber tudo sobre o curso de Engenharia Civil EAD, carreira, mercado de trabalho e onde estudar? Veio ao lugar certo!

Engenharia Civil é um dos cursos mais concorridos nas universidades. Essa graduação forma profissionais aptos a projetar, gerenciar e executar obras e qualquer tipo de infraestrutura – reformas e construções de casas, estradas, edifícios, barragens, pontes, ferrovias, túneis e usinas, por exemplo.

O objetivo geral do curso é formar engenheiros preparados para trabalhar em qualquer aspecto da Engenharia Civil, como nos projetos de fundações necessárias à construção, segurança e qualidade da obra, seleção de materiais etc.

Quer saber duas coisas interessantes sobre a Engenharia Civil?

A primeira é sobre o nome, dado pelo inglês John Smeaton, ao nomear-se “engenheiro civil”. Ele fez isso para que houvesse diferença dos engenheiros militares e grandes construtores da época (1786).

A segunda é que você já pode cursar Engenharia Civil EAD. Isso mesmo, a Engenharia já faz parte do portfólio dos cursos a distância de várias instituições de ensino.

Que tal saber mais sobre a graduação em Engenharia Civil EAD? Sobre o curso, áreas de atuação, mercado de trabalho e, principalmente, onde cursar. Vamos lá?

Engenharia Civil EAD: como é o curso

A graduação em Engenharia Civil EAD tem duração de 5 anos e dá o título de bacharel. Nesse tempo estão incluídos o estágio e o trabalho de conclusão de curso, que são obrigatórios.

Conheça algumas das disciplinas estudadas no curso:

  • Desenho de construção Civil
  • Computação aplicada à Engenharia Civil
  • Cinemática dos sólidos
  • Engenharia Civil integrada
  • Teoria das estruturas
  • Arquitetura e urbanismo
  • Mecânica das estruturas
  • Sistemas de esgotos
  • Introdução à sociologia urbana, entre outras.

A matriz curricular tem variações de acordo com a universidade. Além de disciplinas voltadas à área, a grade curricular inclui também Língua Portuguesa e disciplinas das áreas de Administração e Economia.

Áreas de especialização da Engenharia Civil

O futuro profissional de Engenharia Civil tem diversas opções para se especializar. Veja algumas:

Construção: sobre essa área já falamos um pouco no início do texto, é a formação mais generalista do engenheiro, e envolve atividades como concretagem, acabamento, fundações, e o cumprimento dos aspectos legais de uma construção.

Estruturas: essa área utiliza bastante os princípios da Física, as características dos materiais e as ferramentas de computação que dimensionam e ajudam a escolha dos melhores materiais. Com isso, o profissional projeta estruturas de aço, madeira ou concreto, utilizadas como apoio nas construções.

Recursos hídricos: forma um profissional especialista na aplicação de conhecimentos e metodologias em processos hidráulicos e hidrológicos, a fim de planejar estruturas que forneçam água, geração de energia ou que previnam enchentes, por exemplo.

Transportes: o engenheiro de transportes tem como função planejar e cuidar da manutenção de ferrovias, sistemas hidroviários, rodovias e aerovias.

Geotécnica: este profissional trabalha com os elementos da superfície da Terra, como as rochas e o solo, analisando variáveis que apontam a capacidade dos locais para receber a fundação e a infraestrutura de uma obra.

Saneamento: nesta área o profissional desenvolve projetos de saneamento básico, como estações de tratamento de esgoto e redes de distribuição de água.

Infraestrutura: é a área na qual o engenheiro projeta e constrói pontes, metrôs, túneis, viadutos, portos e ferrovias.

O mercado de trabalho e áreas de atuação para o engenheiro civil

O engenheiro civil pode trabalhar com projetos, fiscalização de obras, construção, perícia e planejamento nos seguintes campos de atuação:

  • Indústrias
  • Escritórios de construção civil
  • Construtoras
  • Serviços públicos

O profissional pode ter vínculo empregatício – no serviço público o acesso é via concurso público -, ou atuar como profissional liberal, fazendo projetos, prestando consultoria ou assessoria em obras.

Por que optar pelo curso de Engenharia Civil EAD

A opção pela modalidade de graduação a distância contempla a necessidade de quem quer estudar, mas precisa conciliar com o trabalho. Essa é uma das vantagens de uma faculdade a distância.

As outras são:

  • Total autonomia sobre o aprendizado: poder adaptar os estudos à disponibilidade de horário é o grande trunfo dos cursos de graduação a distância. Melhor ainda: poder estudar de qualquer lugar.
  • Conteúdo à disposição para consulta: imagina poder rever a explicação do professor quantas vezes for preciso. Em um curso a distância isso é possível. Ou seja, dá para reforçar o conteúdo aprendido a qualquer momento.
  • Graduação mais barata: os cursos superiores a distância são mais baratos que os cursos presenciais, e além dessa economia, o aluno também não tem gastos de locomoção e alimentação. Há ainda a possibilidade de conseguir descontos, financiamentos e bolsas de estudo.

Onde fazer o curso de Engenharia Civil EAD

Conheça algumas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC, que oferecem o curso de Engenharia Civil EAD a preços acessíveis:

Outras oferecem o curso de Engenharia Civil parte EAD e parte presencial, a modalidade conhecida como semipresencial, onde o aluno terá que comparecer em média 2 vezes por semana na faculdade:

Você também pode se interessar por:

Saiba tudo sobre os cursos de Engenharia EAD

Conheça algumas faculdades que são reconhecidas pelo MEC

Antes de ir embora, conte-nos as suas impressões sobre o cursar Engenharia EAD. É o que você pretende fazer? Já escolheu em qual universidade vai estudar?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin