dcsimg

Veja como é Engenharia Mecânica EAD e onde fazer

A Engenharia é uma das formações mais prestigiadas do mercado. Saiba mais sobre o curso de Engenharia Mecânica EAD e veja boas faculdades para estudar.

Diferente do que muitos podem pensar, a engenharia é uma formação que oferece ao estudante diplomado múltiplas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Isso porque há diversos tipos de Engenharia e cursos específicos para cada um deles.

Muito além da construção de prédios e pontes, e todos os cálculos necessários para tal, o engenheiro, de acordo com sua formação, também pode atuar no desenvolvimento de sistemas de computação em empresas que atuam no mercado financeiro ou com gestão de processos industriais, só para citar alguns exemplos.

O que é Engenharia Mecânica?

A Engenharia Mecânica é a área da Engenharia focada em projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos, ou seja, toda e qualquer máquina. Dessa forma, o estudante formado como engenheiro mecânico finaliza seu curso capacitado para projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para diferentes tipos de atividade industrial.

Mas os campos de atuação desse profissional não param por aí. Além de projeto, instalação, otimização, operação e manutenção de sistemas mecânicos, o profissional formado em Engenharia Mecânica pode trabalhar, por exemplo, com pesquisa de tecnologias de ponta, controle de qualidade e projeto de usinas e fábricas.

Para que um estudante formado em Engenharia possa, de fato, atuar como engenheiro, é preciso que o diploma emitido por sua faculdade seja validado pelo MEC, ou seja, que a instituição tenha passado por uma avaliação feita pelo órgão e tenha sido aprovada. Além disso, após formado, ele precisa obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua.

Como funciona o curso de Engenharia Mecânica a distância

Uma demanda crescente do mercado, a oferta de cursos a distância é cada vez maior e há muitas opções de boas faculdades, bem avaliadas pelo MEC, que oferecem formações nessas modalidades.

Um curso a distância pode ser o caminho ideal para estudantes com pouco tempo disponível e que buscam maior autonomia na gestão de seus estudos. Nesse formato de curso, todas as aulas são gravadas previamente pelos professores e disponibilizadas online.

Assim, o estudante pode definir com mais liberdade quando e onde fará suas aulas, e também aproveitar o tempo, que seria gasto com deslocamentos, em outras atividades.

Além das aulas online, o curso de Engenharia Mecânica a distância também oferece chats de discussão para que o estudante tire suas dúvidas com seus professores e debata com os colegas de turma, além de sugestões de leitura e materiais complementares.

Em geral, outro motivo que leva muitas pessoas a optarem por curso a distância é o fato dessa modalidade possuir preços e opções de pagamento mais acessíveis a todos os tamanhos de orçamento.  

Boas faculdades para estudar Engenharia Mecânica a distância

Atualmente, há boas opções de faculdades credenciadas pelo MEC que têm cursos de bacharelado em Engenharia a distância.

Uma delas é o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), que também disponibiliza cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.

A outra opção é a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais, que tem uma modalidade híbrida entre o curso presencial e aquele a distância tradicional, conhecida como semipresencial, com 44% das aulas a distância e 56% presenciais. Além de Engenharia Mecânica, a faculdade também oferece cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.

Saiba mais sobre outros tipos de Engenharia

Como já foi dito anteriormente, há diferentes opções de formações possíveis para um engenheiro, além da Engenharia Mecânica.

A seguir saiba mais outras áreas da Engenharia:

  • Engenharia Civil: os profissionais desta área desenvolvem projetos de obras de construção civil, como construções de prédios e pontes.
  • Engenharia da Computação: o profissional formado em Engenharia da Computação é capacitado a desenvolver, adaptar, implementar, industrializar e instalar sistemas computacionais.
  • Engenharia de Controle e Automação: essa área forma profissionais para atuarem no controle de processos industriais, com planejamento, fabricação e manutenção de máquinas e de outros sistemas de automação utilizados na indústria.
  • Engenharia de Produção: o engenheiro de produção atua na otimização de processos de produção em fábricas. É seu papel garantir a eficiência dos mesmos.
  • Engenharia Elétrica: este curso capacita profissionais a atuarem com projetos, acompanhamento e execução de obras em geração, distribuição e transmissão de energia elétrica e de fontes renováveis de energia, como a eólica e solar.
  • Engenharia Ambiental: o engenheiro ambiental é responsável pelo estudo dos sistemas de produção com a finalidade de reduzir os impactos ambientais e conservar os recursos naturais.

Boas faculdades para estudar outros cursos de Engenharia

Além do Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) e da Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais, outras faculdades, bem avaliadas pelo MEC, também oferecem opções de cursos a distância na área da Engenharia.

Conheça algumas delas:

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para passar em Engenharia

É possível conseguir uma bolsa de estudos para EAD?

Agora você já sabe mais sobre o curso de Engenharia Mecânica a distância e os outros tipos de Engenharia. Então, queremos saber: que opção vai escolher? Escreva nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin