Curso de Direito na Estácio é bom?

O curso superior em Direito é um dos mais buscados no Brasil, formando cerca de 89 mil novos profissionais por ano. Com tanta concorrência assim, e com a baixa taxa de aprovação no exame da OAB, escolher uma boa universidade fará toda a diferença para quem quer seguir essa carreira.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste texto, você irá saber mais sobre a Universidade Estácio de Sá e se compensa fazer o curso de Direito dessa instituição.

Conheça a Estácio de Sá

A Universidade Estácio de Sá – ou simplesmente Estácio – é uma instituição privada de ensino superior. Foi fundada em 1970 como uma faculdade de Direito, mas atualmente é uma das maiores instituições de ensino do país e oferece uma diversidade de cursos.

A sede da Estácio está localizada na cidade do Rio de Janeiro, mas a instituição possui unidades espalhadas por todo o país. Além da grande quantidade de unidades, a oferta de cursos na modalidade à distância faz com que a universidade chegue a todas as cidades brasileiras.

Atualmente, a Estácio oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e cursos livres, tanto na modalidade presencial quanto EaD.

Alguns dados sobre a Estácio:

  • mais de 712.000 alunos matriculados
  • mais de 5.000 docentes
  • 96 cursos de graduação
  • 924 de pós-graduação
  • 2373 unidades

Quais são as modalidades de ensino da Estácio?

A Estácio possui cinco diferentes modalidades de ensino para seus cursos de graduação. Eles variam entre o totalmente presencial e o totalmente a distância.

  • Presencial: esta é a modalidade convencional de ensino. São aulas presenciais com professores na sala de aula, além do acesso a laboratórios, bibliotecas e convivência com os colegas de turma no campus.
  • Semipresencial: para quem precisa de flexibilidade mas não quer ou não pode abrir mão totalmente das aulas presenciais, o formato semipresencial é o mais indicado. Alguns cursos que exigem certas atividades presenciais funcionam bem nesse modelo. Os alunos têm atividades online mas precisam ir presencialmente até a unidade de ensino durante dois dias na semana, no máximo.
  • Flex: as aulas práticas e teóricas deste modelo acontecem totalmente a distância, incluindo as atividades em laboratórios. Contudo, os alunos podem agendar atividades práticas presenciais, na unidade de ensino, e serem acompanhados por tutores da Estácio.
  • Ao Vivo: neste formato, o curso é totalmente digital, porém conta com uma turma específica que emula uma sala de aula convencional. Há interação com professores e colegas durante as aulas, por meio da plataforma virtual. Caso o aluno não possa comparecer à aula, ele poderá assistir à gravação.
  • Digital: este é o formato virtual mais clássico. Todas as atividades são a distância e os alunos contam com uma plataforma dedicada, onde também podem encontrar conteúdos desenvolvidos especificamente para o estudo remoto, como materiais de apoio e exercícios. O conteúdo pode ser acessado quando e onde o aluno quiser, de forma online ou offline.

Plataforma virtual de EaD da Estácio

A plataforma virtual de acesso ao curso e conteúdos EaD da Estácio é conhecida como Sistema de Informações Acadêmicas (SIA).

Por meio desta plataforma, o estudante pode acessar as aulas e todos os materiais e conteúdos das disciplinas do curso no qual está matriculado.

O SIA ainda oferece diversos tipos de serviços aos alunos, como acesso à biblioteca e também solicitações administrativas, como de secretaria e tesouraria, facilitando o relacionamento entre o aluno e a instituição. Pela plataforma, o aluno também fica informado sobre estágios e assuntos e notícias referentes à Estácio.

O aluno tem acesso ao SIA desde o início de sua jornada na Estácio. Logo após a matrícula ele já é liberado para acessar a plataforma. Para acessá-la, basta entrar no site da Estácio e clicar em “Minha Estácio”, botão localizado no canto superior direito da tela.

Pela SIA, os alunos da Estácio tem acesso a:

  • Videoaulas e todos os conteúdos do curso
  • Calendário acadêmico;
  • Inscrição e acesso às Atividades Acadêmicas Complementares (AAC);
  • Biblioteca virtual;
  • Agendamento de horários para atendimento na instituição;
  • Dados cadastrais e informações acadêmicas;
  • Status da matrícula e pedido de renovação;
  • Histórico escolar, notas de provas e médias finais das disciplinas;
  • Solicitação de alteração da grade de disciplinas;
  • Solicitação de serviços acadêmicos e informações importantes;
  • Serviços de secretaria e tesouraria, como geração de boleto e sua segunda via, mudança da forma de pagamento e outras atividades financeiras;
  • Contato com Estácio Carreiras e outros Benefícios da instituição.

Todos os conteúdos do SIA também podem ser acessados pelo Estácio Mobile, o aplicativo da Estácio para dispositivos móveis. O app está disponível para aparelhos com sistema Android e iOS.

Além de ajudar os alunos a acessarem o conteúdo do curso e da instituição de onde estiverem, o aplicativo Estácio Mobile pode ser utilizado, ainda, como carteirinha virtual de estudante.

Veja, no vídeo abaixo, mais informações sobre o SIA, plataforma de EaD da Estácio:

Quais cursos EaD a Estácio possui?

Confira, a seguir, uma lista com os cursos oferecidos pela Estácio na modalidade Digital, ou seja, totalmente online. Caso o curso que você procura não esteja na lista, é possível que ele seja oferecido em outros formatos EaD, como o semipresencial.

Sobre o curso de Direito na Estácio

O curso de Direito é a faculdade mais tradicional da Estácio. Afinal, foi o primeiro curso da universidade e o que originou a Estácio. Assim sendo, o curso de Direito da Estácio é um dos mais procurados pelos estudantes.

Durante o curso, os alunos são apresentados a disciplinas essenciais para o bom desenvolvimento profissional no mercado de trabalho, além de conhecerem as mais diversas áreas da advocacia, como Direito Civil, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Penal, Direito Trabalhista, entre outras.

Os estudantes da Estácio contam com atividades práticas durante o curso, com foco em situações reais do cotidiano do profissional. Simulações também são usadas para um melhor entendimento da prática.

Em todas as unidades da Estácio que oferecem o curso de Direito, os alunos contam com o Núcleo de Práticas Jurídicas. Com ele, os futuros profissionais podem realizar atendimento supervisionado ao público, aumentando assim a sua experiência prática e se preparando para se tornar um profissional com qualidade.

O curso de Direito na Estácio tem duração de 5 anos – ou 10 semestres.

Avaliação do curso de Direito da Estácio

Buscando manter a qualidade de ensino, os cursos da Estácio passam por constante avaliação do Ministério da Educação (MEC). São analisados aspectos físicos da instituição, como a estrutura física das salas de aulas, e também recursos tecnológicos, bibliotecas e laboratórios de informática.

O currículo do corpo docente também é avaliado, bem como a pontuação dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), processo governamental que avalia o conhecimento adquirido pelos alunos.

Após a análise de todos esses critérios, o MEC concluiu que, em âmbito nacional, a nota para o curso de Direito da Estácio está entre 4 e 5. Sendo que 5 é a nota máxima. Ou seja, o curso de Direito da Estácio é considerado como um dos mais bem avaliados do Brasil. 

Saiba mais sobre o curso de Direito da Estácio de Sá:

Existe curso de Direito na modalidade EaD?

O MEC ainda não aprovou que a graduação em Direito seja oferecida na modalidade EaD, apesar da grande demanda e da realidade cada vez maior dos cursos a distância no Brasil.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que representa a classe, também não aprova a abertura de cursos de Direito EaD. A instituição justifica que há muitos profissionais graduados que não conseguem passar no exame da OAB para se tornarem aptos a exercerem a profissão, e que a abertura de novos cursos, na modalidade EaD, não irá ajudar na questão.

Portanto, ainda não existe, no Brasil, oferta de cursos de graduação em Direito na modalidade a distância.

Contudo, essa realidade está perto de mudar. Em 2021, o MEC autorizou algumas das solicitações de implantação do curso de Direito no formato EaD. Agora, falta apenas a publicação de portarias para o aval final, para que o curso possa ser oficialmente ofertado.

A Estácio foi uma das instituições que tiveram seus projetos analisados e aprovados.  O projeto apresentado pela Estácio foi avaliado pela comissão do MEC e recebeu a nota 4,42 na escala que tem 5,00 como nota máxima.

Isso significa que, em breve, o curso superior em Direito na modalidade a distância será uma realidade.

Leia também: Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Direito?

Onde fazer o curso de Direito?

Apesar de ainda não existirem cursos de Direito na modalidade a distância, que sejam reconhecidos pelo MEC, há instituições muito bem avaliadas e que oferecem o curso de Direito no formato presencial, além de diversos outros cursos no formato EaD. Confira:

E você? Decidiu por fazer o curso de Direito mesmo no formato presencial ou optou por outro curso que exista na modalidade a distância? Conte pra gente aqui nos comentários!

Leia mais:

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin