Cursos de especialização mais procurados na área da saúde

Os cursos a distância na área da saúde ganharam mais atenção nos últimos anos. De acordo com dados divulgados pelo Censo da Educação Superior de 2020, o número de matrículas de graduação aumentou na pandemia.

O mercado de trabalho nessa área é grande, há muitas oportunidades, mas como você pode ver, a concorrência está aumentando. Uma das maneiras de se destacar profissionalmente é cursar uma pós-graduação e então se tornar um especialista.

Além disso, outro benefício de fazer uma especialização é o aumento do salário. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, profissionais com pós-graduação recebem uma remuneração de 150% a 255% a mais no mercado de trabalho.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Por isso, a pós-graduação é o caminho ideal para quem deseja conquistar bons empregos e melhorar de vida financeiramente. Para te ajudar a escolher uma de especialização, separamos uma lista com as áreas mais buscadas na área da saúde e cinco sugestões de cursos.

Essa lista é resultado da pesquisa Panorama da Pós-graduação 2020, desenvolvido pela Expertise Educação, e de informações coletadas do site de bolsas de estudo Quero Bolsa.

5 especializações mais buscadas na área da saúde

De acordo com o Panorama da Pós-graduação, as especializações mais buscadas pelos os alunos são, em ordem, Enfermagem, Psicologia, Estética, Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física.

Se você pretende se tornar um especialista, conheça as especializações mais procuradas, segundo a plataforma Quero Bolsa:

1. Enfermagem

especializações área da saúde

  • Enfermagem do Trabalho

O especialista atua juntamente com a equipe de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMIT). A função desse profissional é prestar atendimento a funcionários de empresas públicas ou privadas.

Em caso de acidente ou de qualquer outra enfermidade, o enfermeiro do trabalho é responsável por realizar os primeiros socorros, fazer curativos e encaminhar ao médico, se necessário.

  • Enfermagem Ginecológica e Obstétrica

Profissional que auxilia a gestante durante todo o período de gravidez até o parto. O enfermeiro dessa área atua juntamente com a equipe de ginecologia e obstetrícia, como o próprio nome diz, para garantir a saúde e o bem-estar tanto da mãe durante todo esse período.

  • Docência em Enfermagem

Essa especialização é destinada para quem deseja seguir a área acadêmica e se tornar professor. Ao longo do curso, o aluno terá contato com as disciplinas e conceitos da Enfermagem de forma básica e aprofundada e se tornará apto para atuar em cursos técnicos, de graduação e também na pós-graduação.

  • Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

Essa especialização possibilita que o profissional garanta os cuidados com as crianças desde o seu nascimento até o seu desenvolvimento. O especialista poderá atuar em hospitais junto à equipe médica responsável pela saúde de crianças.

  • Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma

O profissional especializado nessa área será capaz de fazer a classificação de risco de um paciente e garantir o acolhimento e tratamento humanizado em uma situação de emergência.

2. Psicologia

especializações área da saúde

  • Psicanálise

Durante a especialização, o estudante terá contato e irá estudar as teorias de Freud e também de Lacan. Os alunos são preparados para analisar casos clínicos e entender os transtornos psíquicos dos pacientes.

  • Psicologia Organizacional

Essa especialização é destinada para quem deseja aprofundar os conhecimentos sobre as relações dentro de empresas e outras organizações. Os estudantes são preparados para compreenderem as emoções em um ambiente de trabalho, além de garantir o bem-estar dos funcionários.

  • Neuropsicopedagogia

Especialização para quem deseja estudar e compreender o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do cérebro. O especialista poderá atuar em colégios, escolas de idiomas, clínicas particulares e em outros locais destinados à educação e ao ensino.

  • Psicomotricidade

A especialização capacita os profissionais para atuarem no desenvolvimento psicomotor e neurológico de seus pacientes. Especialização destinada a quem deseja estudar as relações do ser humano por meio do seu corpo e movimento.

  • Neuropsicologia

Essa especialização tem foco no estudo da influência do sistema nervoso nos comportamentos humanos. O especialista poderá trabalhar com crianças, adultos e também idosos. O atendimento pode ser feito em hospitais ou em clínicas.

3. Estética

O mercado de trabalho na área da estética também cresceu muito nos últimos anos. E com isso, é mais uma opção para os profissionais da saúde atuarem. Com as especializações abaixo, profissionais da enfermagem, biomedicina e da farmácia são capacitados para realizar um trabalho ético e aplicar procedimentos estéticos em seus pacientes.

Para aqueles que desejam ir além da aplicação dos procedimentos e querem aprofundar seus conhecimentos na área dos cosméticos, também existem algumas opções de especialização. Confira:

  • Enfermagem Estética
  • Biomedicina Estética
  • Farmácia Estética
  • Estética e Cosmetologia
  • Dermoestética e Cosmética Aplicada

4. Fisioterapia

especializações área da saúde

  • Fisioterapia Esportiva

A fisioterapia esportiva é a área responsável pelos cuidados de um atleta. Os especialistas podem trabalhar em centros de treinamento, podem prestar serviços exclusivos a um time ou clube e também fazer atendimentos personalizados e particulares.

  • Fisioterapia Dermato Funcional

Essa especialização possibilita que os profissionais atuem na recuperação de danos causados em seus pacientes, como queimaduras, envelhecimento da pele e até mesmo no cuidado pós-operatório.

  • Fisioterapia do Trabalho e/ou Ergonomia

Os especialistas são preparados para diminuir os danos e prevenir doenças relacionadas às atividades desenvolvidas por funcionários. Durante o curso, o estudante terá contato com conteúdos de ergonomia e biomecânica.

  • Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica

O profissional é preparado para atuar na prevenção e reabilitação de danos no sistema nervoso central e periférico de crianças. Durante a especialização, o estudante terá contato com disciplinas como Saúde da Criança e do Adolescente, Desenvolvimento Infantil e Patologias em Neuropediatria.

  • Fisioterapia em Terapia Intensiva

Especialização destinada a profissionais que querem aprofundar seus conhecimentos e habilidades para atuar em casos críticos e delicados. O fisioterapeuta vai atuar no tratamento e reabilitação de pacientes em casos como paralisia nos movimentos e limitação respiratória.

5. Educação Física

especializações área da saúdeAs cinco especializações mais buscadas na área de Educação Física possibilitam que os profissionais desenvolvam suas habilidades para atuarem com grupos específicos. Durante o curso, o aluno será preparado para entender as dificuldades e potenciais de cada pessoa e desenvolver um trabalho humanizado, personalizado e alinhado com as tendências da área.

Confira:

  • Atividade Física Adaptada

  • Personal Training – Metodologia do Treinamento Personalizado

  • Atividades Físicas para Grupos Especiais

  • Educação Física com Ênfase em Treinamento Desportivo

  • Basquetebol

Onde fazer uma pós-graduação?

São muitas opções para fazer uma especialização 

Leia mais: + Qual é a diferença entre pós-graduação e mestrado?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin