Dermatologia: saiba mais sobre essa carreira

O dermatologista é o médico especializado no estudo e tratamento das doenças e males da pele. Conheça mais sobre a carreira desse profissional!

saúde

A Carreira de Dermatologia

A Dermatologia é a especialidade da Medicina que cuida do tratamento e prevenção das doenças do maior órgão do corpo humano: a pele.

A Dermatologia cuida de todo tipo de doenças e infecções da pele, desde simples infecções e alergias até tumores.

Além das doenças de pele, a Dermatologia também estuda várias doenças relacionadas a apêndices cutâneos, tais como boca, cabelos, pelos, unhas e genitais, cuidando também de questões tais como queda de cabelos e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Por tratar de uma área muito ampla (desde a Idade Média, foram identificadas mais de 1.900 doenças de pele!), o médico dermatologista tem uma forte formação multidisciplinar.

Grade Básica da Especialização da Medicina de Dermatologia

  • Anatomia (principalmente pele e anexos cutâneos)
  • Fisiologia
  • Patologia Cutânea (estudo das doenças de pele)
  • Oncologia Básica
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Biologia
  • Microbiologia
  • Imunologia
  • Alergologia Básica
  • Infectologia

O que preciso estudar para ser Dermatologista

Para se especializar em Dermatologia, antes de mais nada, é necessário ter o diploma de Medicina. Aqui, não custa lembrar um detalhe super importante: o diploma de Medicina só terá validade se for emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Só escolha sua faculdade depois de verificar se ela tem esse selo de qualidade. Do contrário, seu esforço terá sido em vão.

Para ajudar você a entrar com o pé direito nessa profissão, selecionamos algumas das principais  instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC quer oferecem o curso de Medicina. Confira:

V0cê pode consultar todas as faculdades de Medicina reconhecidas pelo MEC no portal e-mec.

A especialização em dermatologia pode se iniciar logo após o termino do curso de Medicina, substituindo a residência médica. Após um período mínimo de especialização e treinamento de 2 anos em uma instituição reconhecida, o médico pode então prestar uma prova aplicada pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e obter o título de Dermatologista.

Especializações da Dermatologia

O dermatologista diplomado pode ainda escolher se especializar ainda mais, seguindo os estudos em áreas como:

  • Cosmetria (Dermatologia Cosmética): Especialização da Dermatologia que trata do estudo do desenvolvimento de novos cosméticos. O dermatologista desta especialização estuda os efeitos dos cosméticos sobre a pele e também efeitos colaterais.
  • Hanseologia: Especialização na qual o dermatologista estuda e trata da doença hanseníase e todas as suas complicações.
  • Cirurgia Dermatológica: O cirurgião dermatológico atua realizando cirurgias na pele.

Como fazer uma pós-graduação em Dermatologia?

A mensalidade de uma especialização pode variar bastante dependendo da instituição de ensino que está oferecendo o curso. Em média, os preços das mensalidades giram em torno de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais), sendo a duração média dos cursos 12 meses

Porém, é possível encontrar cursos de especialização em faculdades de ótima qualidade e que oferecem uma bolsa de estudo. No Quero Bolsa você encontra centenas de oportunidades em diversas áreas de pós-graduação, tanto lato sensu, quanto stricto sensu. A melhor parte é que, garantindo a sua bolsa, você tem descontos de até 80% em todas as mensalidades do curso escolhido.

Clique aqui para ver quais são as bolsas de pós-graduação em Dermatologia no Quero Bolsa.

Onde encontrar uma pós-graduação em Dermatologia?

Existem diversas opções de instituições de ensino que oferecem cursos de pós-graduação em Dermatologia. Separamos abaixo quais são as faculdades mais procuradas que oferecem vagas com bolsas no Quero Bolsa. Veja:

Mercado para Dermatologistas

O mercado de dermatologia no Brasil está bem favorável. Ainda não há profissionais suficientes para suprir todas as vagas do sistema público de saúde, também sendo necessários muitos dermatologistas no sistema particular. Há boas oportunidades na pesquisa de doenças de pele, principalmente câncer de pele.

Veja também:

Quanto ganha um médico?

Você pretende seguir carreira em Dermatologia? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin