O que é neuromarketing? Saiba tudo sobre essa pós-graduação

Saiba tudo sobre a especialização em neuromarketing e compreenda este novo campo de estudo para atrair consumidores

“Comprar, comprar e comprar”. Normalmente, é este o lema que os empresários sonham que seja um mantra para os consumidores, e assim seus negócios cresçam e gerem um bom lucro.

Mas para conseguir “vender, vender e vender”, uma marca precisa de uma boa propaganda e estratégias assertivas para alcançar e convencer seus clientes. Em um mundo com tantas opções, quais estímulos são necessários para fisgar a mente de uma pessoa?

É por isso que os profissionais de marketing estão em busca de conhecimentos que vão além de sua área de conforto. Estão buscando na biologia, na psicologia, antropologia e neurociência os artifícios necessários para compreender a mente humana e sua necessidade de consumo.

E assim surgiu o neuromarketing! Já existem pós-graduações para quem está interessado em se aprofundar neste tema e trazer novas propostas para seus planejamentos de vendas.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o tema!

O que é neuromarketing?

O neuromarketing é um campo de estudo que mescla as neurociências e o marketing, que busca compreender os fatores que envolvem o poder de decisão de um consumidor na hora de realizar suas compras.

Com os conhecimentos do neuromarketing, empresas e publicitários podem aplicar alterações em suas estratégias de venda e desenvolvimentos de produtos que ativam um impacto no subconsciente e geram sensações como bem-estar e identificação junto ao consumidor.

Estas estratégias já estão em utilização há anos por grandes empresas como McDonald’s e Coca-Cola, e são importantes para gerar necessidade de compra, engajamento com a marca e maior possibilidade de conversão em vendas.

Os estudiosos do neuromarketing buscam demonstrar como os estímulos visuais, auditivos e sensoriais em geral são recebidos pelo cérebro humano e quais processos cognitivos são ativados a partir disso.

Como é uma pós-graduação em neuromarketing?

A pós-graduação, ou MBA, em neuromarketing é uma especialização lato sensu, com duração mínima de 360 horas. A duração do curso pode variar entre um semestre a um ano e meio, conforme a disponibilidade do aluno para participar das aulas.

Entenda melhor: O que é e as vantagens de um MBA

É possível encontrar especializações em neuromarketing no formato presencial e no ensino a distância (EaD). Além de cumprir as provas das disciplinas, o aluno precisará elaborar um trabalho de conclusão para apresentar ao final do curso.

Ao terminar a especialização e concluir todas as matérias, o profissional receberá o título de especialista em Neuromarketing.

Quais são as disciplinas de uma pós-graduação em neuromarketing?

O estudante da especialização em neuromarketing precisará compreender alguns dos principais fundamentos da neurociência, da psicologia, ética e ter ciência de como realizar aplicações de suas estratégias diante das questões modernas e tecnológicas do mercado de consumo atual e as implicações oriundas destas novas atividades.

Leia também: Qual o melhor momento de fazer uma pós-graduação?

Para exemplificar os temas citados acima, selecionamos a grade curricular de uma faculdade paulistana que oferece a especialização em neuromarketing:

  • Introdução ao Neuromarketing  e Gatilhos Mentais
  • Neuroestratégias
  • Neuromarketing no Universo On-Line 
  • Customer Experience  e Gestão de Canais (Omnichannel)
  • Marketing do Futuro, Mapeamento de Cenários e Tendências
  • Marketing Sensorial: Todos os Sentidos a Favor da Venda e Tomada de Decisões
  • Noções Básicas de Neuroanatomia e Neurofisiologia Aplicada ao Consumo
  • O Poder da Atenção, Memória, Motivação e Empatia
  • Psicologia do Consumo
  • Neurobranding
  • Antropologia do Consumo, Netnografia e Semiótica
  • Economia Comportamental
  • Ética Corporativa
  • Gamificação Aplicada ao Marketing 4.0
  • Estratégias Disruptiva para Transformação do Marketing
  • Neurométricas
  • Neurolab
  • Neuromarketing- Cases de Sucesso e Insucessos 

Não existe uma grade curricular obrigatória para esta especialização, portanto, você pode encontrar cursos com outras disciplinas e temas. Tal semelhança ou diferença com a grade acima não significa necessariamente que se trata de um curso melhor ou pior, mas é importante refletir sobre as disciplinas existentes para escolher um lugar que contemple seus interesses profissionais de forma adequada.

Quanto custa uma especialização em neuromarketing?

A pós-graduação é um importante passo para qualificação do currículo e atualização dos conhecimentos de um profissional. É um investimento importante e que pode resultar no crescimento na carreira e salários melhores.

Uma especialização presencial e realizada em faculdades mais conhecidas custa, em média, de R$5 mil a R$10 mil. O preço pode mudar conforme o prazo de pagamento escolhido pelo aluno, que normalmente é oferecido para pagamento à vista ou em 6, 12, 18 e 24 mensalidades.

Para quais profissionais a especialização de neuromarketing é indicada?

Na grande maioria das instituições de ensino, o único requisito exigido aos ingressantes para cursar uma pós-graduação é ter uma formação superior concluída. Se você possui interesse na área, mesmo que venha de uma totalmente diferente, poderá estudar sem problemas.

Está em busca de um curso superior? Conheça o curso tecnólogo em Marketing e veja onde estudar

neuromarketingCom isso em mente, é importante compreender que as faculdades trabalham com um público-alvo que já possui conhecimentos prévios básicos sobre o assunto. As disciplinas serão voltadas ao desenvolvimento profissional e intelectual nas áreas voltadas ao público de interesse.

Sendo assim, uma especialização em neuromarketing é geralmente recomendada para os seguintes profissionais:

  • Publicitários
  • Consultores e professores de Marketing
  • Trabalhadores do varejo
  • Gerentes e supervisores
  • Gestores e administradores
  • Pesquisadores de mercado e consumo
  • Empreendedores
  • Designers e desenvolvedores de sistemas

Para não “cair de paraquedas” no curso, a leitura prévia de alguns livros sobre o tema pode ajudar você a construir uma boa bagagem sobre o assunto e confirmar se o tema realmente te interessa. Veja quais são alguns dos mais vendidos:

  • Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores, por Darren Bridger.
  • Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade, por Philip Kotler.
  • As armas da persuasão 2.0, por Robert Cialdini.
  • Brandsense: Segredos Sensoriais por Trás das Coisas que Compramos, por Martin Lindstrom.

Onde posso fazer uma pós-graduação com desconto?

Se você está em busca de uma faculdade que ofereça graduação e pós-graduação com desconto, vale a pena ficar ligado se é um lugar que possui todas as exigências do Ministério da Educação (MEC) em dia.

Este é um assunto muito sério, pois do que adianta um certificado de um curso que não possui validade oficial e reconhecimento do mercado de trabalho? É jogar dinheiro fora e mergulhar em frustrações.

Pensando nisso, o Guia da Carreira selecionou algumas faculdades brasileiras reconhecidas pelo MEC e com uma ampla gama de cursos de graduação e especializações (pós-graduação) no formato presencial e EaD para você conferir e conhecer.

São instituições com polos e unidades em todos os estados do Brasil e que possuem mensalidades com descontos especiais para que você possa se aprimorar e qualificar o seu currículo sem deixar a qualidade de lado. Confira agora:

Leia também: Saiba tudo sobre a faculdade de Marketing e veja onde cursar

Qual a sua opinião sobre o neuromarketing? É a pós-graduação que você pretende fazer? Conte para a gente na caixa de comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin