dcsimg

Saiba tudo sobre estudar o curso de Enfermagem

Conheça mais sobre o curso de Enfermagem e descubra faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) para fazer sua graduação

Uma das formações mais procuradas da área da Saúde, os cursos de graduação em Enfermagem ganham cada vez mais espaço e relevância. Mais do que assistir o médico, o enfermeiro desempenha papel fundamental na recuperação do paciente.

Cabe ao profissional de Enfermagem assistir o paciente ao longo de todo o seu processo de recuperação. Por esse motivo, ele se torna peça-chave do mesmo, no sentido de que também deve contribuir para que o paciente não só receba os medicamentos e cuidados específicos conforme a orientação médica, mas que se sinta acolhido e motivado ao longo de sua recuperação.

As recentes mudanças na configuração da pirâmide demográfica do país, que tem cada vez maior número de idosos, também contribuem para um aumento relevante na oferta de serviços de cuidado para pessoas na terceira idade.

Os profissionais da Enfermagem podem trabalhar em hospitais, lar para idosos, escolas, clínicas de fisioterapia, mas também com atletas de alto desempenho, clubes esportivos, entre outras coisas.

Opções para quem deseja atuar em Enfermagem

A grande oferta de vagas no mercado de trabalho e a valorização da profissão levou a uma expansão no número de faculdades públicas e privadas que oferecem cursos de formação nessa área de diferentes tipos e em diversas modalidades, como presencial e a distância.

No momento, há no mercado três tipos de cursos para quem deseja realizar uma formação para atuar na área da Enfermagem. São eles o curso de formação para Técnico em Enfermagem, o de Auxiliar em Enfermagem e o de Bacharel. Entre essas três opções de cursos, é importante saber que apenas a graduação de bacharel em Enfermagem pode ser considerada de nível superior e garante ao estudante um diploma de graduação.

Saiba mais sobre o Técnico em Enfermagem

O Técnico em Enfermagem oferece apoio ao enfermeiro para planejar atividades da área na atuação do controle e prevenção de doenças ou no controle de infecção hospitalar, por exemplo. Trata-se de uma atuação de nível médio, mais limitado em relação ao enfermeiro.

Saiba mais sobre o Auxiliar de Enfermagem

A atuação do Auxiliar em Enfermagem é mais limitada. Ele atua com pacientes de casos considerados não graves, na aplicação de vacinas, fazendo curativos e higiene de pacientes, por exemplo.

Cabe ao Auxiliar em Enfermagem atividades como preparar o paciente para exames, colher amostras para exames, aplicar vacinas e oferecer cuidados antes e depois da realização de procedimentos cirúrgicos. O Auxiliar de Enfermagem também realiza procedimentos em caso de morte do paciente. Este curso tem duração de aproximadamente um ano e meio.

Saiba mais sobre o curso superior em Enfermagem

O curso superior de graduação em Enfermagem é o tipo com maior duração: cinco anos. Esta formação habilita o profissional a desenvolver atividades mais amplas e assumir cargos de gestão em instituições da área.

No curso superior de Enfermagem do Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), os estudantes encontram no currículo do curso disciplinas como Enfermagem do Trabalho, Microbiologia, Saúde Coletiva e Saúde da Família. Os alunos também precisam fazer estágios em hospitais e unidades de saúde para cumprir com todos os pontos do programa do curso.

Boas faculdades para estudar Enfermagem

Quem deseja cursar uma formação nessa área encontra à disposição boas opções de faculdades por todo o país. A seguir, confira uma lista com faculdades bem avaliadas pelo MEC.

Essas faculdades oferecem, além de infraestrutura completa para o estudante aprofundar seus conhecimentos, como laboratórios e bibliotecas, opções de programas de financiamento estudantil e bolsas de estudos, além de mensalidades bastante acessíveis.

Veja a lista:

Veja também:

Descubra quanto custa uma faculdade de Enfermagem

Ainda não sabe qual faculdade ou tipo de curso escolher? Então, conta pra gente nos comentários quais são as suas principais dúvidas e critérios de decisão!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin