dcsimg

Conheça opções de faculdades de administração a distância

Todos os caminhos direcionam você à Administração? Então é hora de conhecer as opções de faculdades de Administração a distância e fazer a sua opção.

A faculdade de Administração a distância é uma possível opção para sua graduação superior, mas você ainda tem dúvidas por não conhecer muito bem a carreira? Então é hora de você conhecer todos os aspectos sobre esse curso e as possibilidades de atuação de um administrador.

Há um pensamento difundido – e errado – sobre estudar Administração, de que é o curso para quem não sabe o que quer. As últimas três décadas têm mostrado bem o contrário: que quem opta por Administração sabe exatamente onde quer chegar.

Mas mesmo que seja esse o cenário, de não saber o que fazer, é bom saber que isso acontece com relação a qualquer outro curso.

No entanto, a Administração pode apontar outros caminhos e ser o primeiro passo para a carreira em áreas como Finanças, Marketing, Comércio Exterior, Contabilidade, Recursos Humanos, Relações Internacionais, Negócios Internacionais e outras.

Quer saber mais? Continue aí e não perca um tópico deste artigo.

Faculdade de Administração a distância: guia completo sobre curso e carreira

Nossa missão a partir de agora é dar a você um panorama completo sobre a graduação em Administração, as alternativas de atuação na área, o perfil do administrador contemporâneo e o mercado de trabalho. Começando agora!

O que esperar do curso superior de Administração

Um curso de Administração prepara profissionais para atuar em várias frentes nas organizações, como administrador geral ou funcional. Como administrador de empresas, por exemplo (geral) ou como gestor de projetos, gestor de pessoas etc. (funcional).

O curso é generalista, ou seja, proporciona ao estudante o conhecimento sobre um pouco de tudo: contabilidade e finanças, economia, marketing, direito administrativo, empreendedorismo, logística, contabilidade tributária, comércio exterior, tecnologia da informação e da comunicação aplicada aos negócios, entre outros.

Uma especialização direciona a carreira a qualquer um desses segmentos – uma pós-graduação ou MBA, por exemplo.

Durante o curso, os estudantes têm ambientes simulados de negócios, a fim de colocar em prática o que aprenderam na teoria – essas atividades são os jogos empresariais.

Os jogos podem ser sistêmicos (englobam a empresa como um todo) ou direcionados:

  • Jogos funcionais: o foco vai para as áreas mais importantes das organizações (RH, produção, operações, contabilidade, marketing)
  • Jogos de mercado: reproduzem a relação entre a organização e seus fornecedores, concorrência e pesquisa de mercado.
  • Jogos comportamentais: focam nas habilidades comportamentais dos envolvidos e sua capacidade de trabalho em grupo, cooperação, flexibilidade e outros.
  • Jogos de processos: focam no desenvolvimento das habilidades técnicas em processos como liderança de grupos, gestão de finanças e negociações.

Áreas de atuação e mercado de trabalho para quem estuda Administração

O mercado de trabalho para profissionais de Administração está sempre aquecido, seja para cargos de administrador de empresas seja para outros cargos de gestão.

Há um amplo campo de atuação no meio corporativo, na administração pública direta ou indireta ou no Terceiro Setor.

Quem tem essa formação pode atuar na área de serviços em geral, com auditoria e consultoria empresarial, em instituições financeiras, na indústria, comércio varejista, em organizações não governamentais, no setor de agronegócios, comércio exterior, educação, cooperativas ou fundações – citando apenas algumas opções.

O administrador também pode direcionar sua carreira para o ensino, e se tornar professor de cursos técnicos e superiores.

Não podemos esquecer dos empreendedores – muitos profissionais querem investir em suas ideias e ser donos do próprio negócio.

Por que escolher uma faculdade de Administração a distância?

Há vários motivos para que você escolha fazer uma faculdade de Administração a distância. Aprender online tem vantagens como:

  • Poder conciliar estudos e trabalho: os jovens estão ingressando no mercado de trabalho cada vez mais cedo. Muitos até mesmo antes de concluir o ensino médio, por meio de programas como o Menor Aprendiz. Isso faz com que queiram seguir esse ritmo e uma faculdade a distância é a opção perfeita.
  • Poder estudar de acordo com a disponibilidade de tempo e de qualquer lugar: a grande vantagem dos cursos a distância é a de se moldarem ao tempo disponível dos alunos. Da mesma forma, tendo acesso à internet, o aluno pode estudar de qualquer lugar, inclusive, nos trajetos de casa para o trabalho e vice-versa.
  • Investimento menor: cursos de graduação a distância são mais baratos que os presenciais, o que garante a todos o acesso mais fácil aos bancos acadêmicos. Melhor ainda: existe a possibilidade de descontos, bolsas parciais e financiamentos.
  • Ter a mesma certificação que os cursos superiores presenciais: uma das grandes preocupações de quem vai fazer um curso de graduação online – inclusive por falta dessa informação – é sobre o diploma. Por isso, vamos esclarecer: o diploma de uma faculdade a distância é exatamente o mesmo que de uma faculdade presencial. É importante salientar que o diploma da graduação online passa pelos mesmos critérios de avaliação do MEC para que seja reconhecido.

Onde cursar uma faculdade de Administração a distância

As seguintes instituições de ensino superior oferecem cursos de graduação em Administração, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância:

Como diferenciais, essas instituições concedem bolsas, descontos, convênios e financiamentos. Após escolher a sua faculdade e o seu curso, você optará pela forma de ingresso e poderá verificar junto à instituição qual opção em desconto pode conseguir.

Para complementar sua leitura:

O curso de Administração a distância

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para passar em Administração

Você gostou deste artigo sobre o curso de Administração a distância? Aproveite e conte-nos por que essa é a sua opção e em qual das faculdades tem interesse em estudar.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin