dcsimg

Descubra quantos anos leva a faculdade de Arquitetura

Quanto tempo dura o curso de Arquitetura? O que se estuda e como é o mercado de trabalho? Tire todas as suas dúvidas neste artigo!

Quando você olha para um prédio ou espaço urbano bem projetado, consegue visualizar a pessoa por trás do trabalho? O arquiteto é o responsável por tornar nossos ambientes de convivência habitáveis, além de esteticamente agradáveis.

Se essa carreira está em sua lista de possibilidades, vamos ajudar você a descobrir os motivos pelos quais deve estudar Arquitetura.

A profissão é ideal para quem tem criatividade, senso estético e gosta de fazer a diferença na vida das pessoas. Isso porque o arquiteto é o profissional que se ocupa da área “humana” das construções — ou seja, ele atende às necessidades do cliente e garante qualidade de vida e conforto.  

Além do projeto da edificação, o arquiteto se preocupa com a melhor forma de aproveitar espaços e também com ideias de design de ambientes e paisagismo.

É uma área muito interessante, não acha? Que tal conhecer um pouco mais sobre a carreira de arquiteto, a faculdade, duração do curso e demais informações pertinentes?

Faculdade de Arquitetura: quantos anos dura o curso?

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração de cinco anos e dá a titulação de bacharel ao futuro profissional.

Nesse tempo, o aluno é apresentado a disciplinas de exatas e humanas. No início da graduação, ele se depara com muita teoria em disciplinas como História da Arquitetura e Antropologia.

Depois, começa a ter acesso a aulas práticas, introduzidas pelas matérias de Desenho Arquitetônico e Modelos e Maquetes. Na grade obrigatória do curso, estão incluídos o estágio e o trabalho de conclusão.

Ainda não há curso tecnológico em Arquitetura, mas se você busca uma formação mais específica, há o Design de Interiores, que normalmente faz parte dos núcleos de Arquitetura e Design das universidades.

Qual a diferença entre Arquitetura e Engenharia?

Essas duas áreas sempre confundem, pois ambas trabalham com construções e edificações. Mas como você descobre qual delas quer seguir? Conhecendo a diferença entre elas, certo?

Na forma legal, tanto os profissionais de Arquitetura quanto os de Engenharia podem ser responsáveis pela criação de projetos, sua execução e pela fiscalização do trabalho.

O que os diferencia é, basicamente, a sua formação acadêmica. Isso porque os cursos têm focos diferenciados.

O trabalho do engenheiro envolve mais a parte estrutural e técnicas de construção. Ele avalia, por exemplo, a capacidade de suporte do terreno, as cargas as quais ele estará sujeito, os tipos de fundação da obra e o que será utilizado para estruturá-la (pilares, vigas, estacas).

O arquiteto desenvolve a planta pensando na melhor maneira de divisão dos espaços e seu aproveitamento. Além disso, ele considera as condições do ambiente, como ventilação e iluminação natural. Também é seu trabalho definir os tipos de revestimentos de forros, paredes e pisos.

O que faz um arquiteto?

Ao longo do texto, já contamos um pouco sobre o trabalho desse profissional. Vamos complementar falando sobre suas atividades — afinal, você precisa saber o que a carreira lhe reserva, certo?

O que mais um arquiteto faz:

  • Analisa terrenos e sua situação climática
  • Desenha em detalhes a estrutura das obras
  • Cria projetos de paisagismos em áreas não construídas
  • Planeja e executa a decoração de interiores
  • Elabora projetos de planejamento urbano
  • Desenvolve e executa projetos de restauração de patrimônios

Além dessas atividades, o profissional também pode se especializar como designer de interiores, cenógrafo, desenhista de produto ou maquetista.

Como é o mercado de trabalho para arquitetos?

Embora o mercado seja amplo para o arquiteto, temos que considerar que o carro-chefe continua sendo a construção civil.

No setor privado, esse profissional pode atuar como contratado, celetista ou ter seu próprio escritório de Arquitetura e Urbanismo.

No setor público, entra como concursado ou por meio de concorrências públicas para revitalização de obras na cidade e demais projetos de urbanismo.

Onde estudar Arquitetura e Urbanismo

A seguintes universidades oferecem o curso de Arquitetura e Urbanismo. Todas elas são devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem preços acessíveis:

Você pode se interessar também:

Descubra se existe faculdade de Arquitetura a distância

Veja a nota de corte de Arquitetura no Enem

E então, já decidiu em qual das universidades vai passar os próximos cinco anos estudando Arquitetura? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin