dcsimg

Descubra tudo sobre a faculdade de Ciência da Computação

A faculdade de Ciência da Computação é sua meta de graduação? Saiba onde estudar, quais são as áreas de atuação e como é o mercado profissional

Fazer uma faculdade de Ciência da Computação capacita você a atuar em diversas áreas dentro do campo do desenvolvimento de sistemas, redes e softwares.

As carreiras de quem tem essa formação estão em alta e o mercado cada vez mais aquecido, devido aos rápidos avanços tecnológicos!

Lembrando que estamos no início da Quarta Revolução Industrial, que abrirá novos campos e promoverá o surgimento de novas funções para profissionais com habilidades e competências nos campos da computação, robótica, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outros.

Portanto, é hora de você conhecer tudo sobre esse curso, que deixará você apto a ocupar cargos nas profissões do futuro. Continue lendo e conheça algumas boas instituições onde você pode fazer essa graduação, como a Unifran. Confira!

Tudo que você precisa saber sobre a faculdade de Ciência da Computação

Ciência da Computação é um curso de bacharelado, com duração de 4 anos. A graduação pode ser feita nas modalidades presencial ou a distância e sua grade curricular inclui disciplinas como:

  • Algoritmos e Estrutura de Dados
  • Algoritmos e Técnicas de Programação
  • Análise de Computabilidade e Complexidade
  • Circuitos Digitais
  • Compiladores
  • Engenharia de Software
  • Fundamentos de Redes de Computadores
  • Geometria Analítica e Álgebra Vetorial
  • Inteligência Artificial e Computacional
  • Lógica e Matemática Computacional
  • Modelagem de Dados
  • Segurança da Informação e de Redes
  • Sistemas de Computação e de Informação
  • Sistemas Operacionais

Além de outras disciplinas técnicas que se somam a essa lista, há as disciplinas de formação geral, como Língua Portuguesa, e as optativas, como Inglês ou Libras.

As disciplinas citadas acima são parte da grade curricular do curso de Ciência da Computação da Anhanguera. Elas podem variar de uma faculdade para outra, mas normalmente é só a nomenclatura que muda. As disciplinas relacionadas a algoritmos, por exemplo, na Cruzeiro do Sul, levam o nome de Técnicas de Desenvolvimento de Algoritmos.

Áreas de atuação para quem faz Ciência da Computação

O bacharel em Ciência da Computação pode trabalhar em campos bem diversos, desde o desenvolvimento de novas tecnologias até a venda de produtos e softwares.

Além disso, o profissional pode também desempenhar funções com:

  • Automação: desenvolvendo e administrando sistemas de informação para robótica a automação industrial.
  • Consultoria em TI: auxiliando empresas em seus processos relacionados à área de TI ou atuando junto a prestadoras de serviços.
  • Engenharia de software: trabalhando com o planejamento, desenvolvimento, modelagem e implementação de sistemas de informação.
  • Banco de dados: desenvolvendo, implementando e documentando sistemas de banco de dados.
  • Professor ou pesquisador: dando aulas ou desenvolvendo pesquisas científicas no campo computacional.

Além desses, há muitas outras ocupações que podem absorver os profissionais de Ciência da Computação. A criação de aplicativos é um exemplo de campo a ser explorado, assim como o desenvolvimento de softwares e criação de jogos.

Perfil do profissional de Ciência da Computação

Gostar de matemática, ter raciocínio lógico e habilidade para lidar com dispositivos tecnológicos são características essenciais para esse profissional.

No entanto, o que vai destacá-lo no mundo do trabalho é o seu empenho no aprendizado contínuo, considerando, principalmente, que essa é uma área na qual todos os dias surge um elemento novo, uma descoberta, um upgrade de um componente, etc.

O mercado de trabalho para o cientista da computação

Conforme dissemos anteriormente, o mercado é amplo para esse profissional. Isso porque qualquer empresa, independentemente do segmento e do porte, precisa de alguém que a auxilie na área de TI.

Inclusive, em empresas de grande porte, costuma-se ter um setor somente para isso, o qual é responsável por cuidar para que tudo funcione de forma eficaz e com o mínimo de falhas.

Onde estudar Ciência da Computação

Para ajudar você a trilhar esse caminho de sucesso, selecionamos algumas universidades bem avaliadas e reconhecidas pelo MEC.

Ao visitar o site de cada uma delas, você tem todas as informações que precisa sobre matriz curricular, formas de ingresso, como conseguir descontos, bolsas de estudos ou financiamentos e tudo mais que precisa saber para fazer a sua escolha.

Veja as opções:

Estes artigos podem ser de seu interesse:

Conheça as faculdades que usam o Enem como vestibular

Saiba como ingressar em cursos EAD utilizando a nota do Enem 2019

Como estão suas expectativas com relação à faculdade de Ciência da Computação? Já escolheu em qual universidade vai estudar? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin