dcsimg

Veja se existe faculdade de Direito a distância

Pensando em fazer uma faculdade de Direito a distância? Saiba agora mesmo se existe essa opção!

O curso de Direito é o campeão em procura dentro das universidades e faculdades brasileiras. Isso é o que aponta o último Censo da Educação Superior, que registrou um crescimento de 35% entre os anos de 2012 e 2017.

As razões para a procura pela área jurídica são diversas e vão desde a tradição da carreira de advogado e o aumento da oferta do curso até a espetacularização feita pela mídia de operações como a Lava Jato, que deixa em evidência o trabalho de advogados, juízes, procuradores e promotores.

Mas será que existe a faculdade de Direito a distância? Com tanta oferta de cursos de humanas nessa modalidade, é normal que estudantes tenham essa dúvida. Neste post, vamos responder a esse questionamento e citar outras informações importantes sobre a carreira de advogado, como mercado de trabalho e possíveis áreas de atuação. Acompanhe!

Existe a opção de fazer faculdade de Direito a distância?

A resposta é não. Nem o Ministério da Educação (MEC) e nem a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) autoriza a oferta do curso de Direito EAD. Então, caso você veja alguma faculdade afirmando que tem essa graduação na modalidade a distância ou semipresencial, saiba que é propaganda enganosa.

Nenhuma instituição séria divulgaria um curso que não fosse aprovado pelo MEC. Vale lembrar que, para exercer a profissão, é necessário que o diploma seja válido, ou seja, o MEC precisa autorizar e reconhecer o curso em questão.

Claro que, futuramente, o curso de Direito poderá ser oferecido a distância, mas por enquanto você ainda terá que encarar uma faculdade presencial caso queira seguir carreira jurídica.

Como funciona a faculdade de Direito presencial?

A faculdade de Direito tem duração média de 5 anos ou 10 semestres. As aulas são 100% presenciais e acontecem durante a semana. O curso é oferecido em diversos períodos, desde o matutino até o noturno.

Você pode encontrar a graduação tanto em instituições públicas quanto privadas de todos os estados brasileiros. Além das matérias básicas, o aluno ainda precisa fazer estágio supervisionado e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar.

Mas isso não é o suficiente para atuar na área, pois só pode exercer a função de advogado o profissional que é aprovado no Exame da OAB.

Como é o mercado de trabalho para quem faz faculdade de Direito?

O mercado de trabalho é amplo e oferece oportunidades em diversas áreas. O advogado pode abrir seu próprio consultório, trabalhar em empresas privadas ou no setor público. Para quem pensa em seguir carreira pública, sempre há concursos para cargos de juiz, oficial e promotor de Justiça, procurador, defensor público, delegado e diversos outros.

A grande vantagem para os formados nessa área é que há também grande demanda para profissionais concursados em tribunais que, mesmo que a formação em Direito não seja exigida, o conhecimento no sistema jurídico já deixa o candidato muito à frente de quem é graduado em outras áreas.

A remuneração para concursados nos setores jurídicos é bastante atraente. O melhor de tudo é que a carreira pública oferece estabilidade.

Além disso, com o avanço tecnológico e as mudanças no mercado, há novas áreas que podem ser interessantes para futuros advogados, como Direito Imobiliário e Direito Digital.

Embora não haja a faculdade de Direito a distância, existem diversas especializações na área que podem ser feitas sem a necessidade de comparecer à instituição todos os dias.

O curso de Direito é caro?

O curso é oferecido em muitas faculdades públicas, mas caso você não consiga ser aprovado, pode tentar uma vaga em uma instituição particular. O valor das mensalidades depende de fatores como o nome da faculdade e a região onde ela está situada.

Estudantes que não têm condições de arcar com as mensalidades podem recorrer a uma bolsa parcial/integral pelo ProUni ou, ainda, financiar o curso pelo Fies. Sendo assim, ele só paga depois de formado.

Onde fazer faculdade de Direito na modalidade presencial?

Há diversas instituições que oferecem o curso, então você não terá dificuldade em encontrar uma faculdade de Direito em sua região. A seguir, citaremos algumas instituições particulares reconhecidas pelo MEC onde você encontra essa graduação na modalidade presencial. Confira!

Essas são apenas algumas das centenas de instituições que oferecem o curso. Como não há faculdade de Direito a distância, escolha a escola mais próxima de sua casa.

Cursos na área de direito a distância

Embora não haja faculdade de Direito a distância, há alguns cursos tecnólogos voltados para a área jurídica, que são oferecidos na modalidade EAD. Veja quais são eles.

  • Gestão Ambiental: o profissional formado na área pode trabalhar com licenciamento ambiental; elaboração, implementação e avaliação de políticas e programas de educação ambiental. Fazer perícias ambientais, vistorias e emitir laudos também fazem parte das atribuições de um gestor ambiental.
  • Investigação e Perícia Judicial: essa área é voltada para quem deseja trabalhar diretamente na área jurídica. O profissional formado pode atuar realizado vistorias e perícias técnicas que possibilitem a identificação e prevenção de fraudes e crimes.
  • Segurança Pública: curso voltado para o planejamento e gerenciamento de ações de segurança pública, manutenção da ordem, segurança comunitária e defesa civil.
  • Serviços Penais: curso voltado para profissionais que desejam atuar na área de gerenciamento de serviços penitenciários, entre outras funções.

Existem também algumas opções de cursos de pós-graduação que podem ser realizados a distância.

Veja também

Melhores Profissões – conheça os 10 trabalhos mais divertidos

Conheça as top 10 profissões com maiores salários

Você sonha em seguir a carreira jurídica? Por que escolheu essa área? Conte para a gente deixando seu comentário no post!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin