dcsimg

Quer fazer faculdade de empreendedorismo? Veja opções

Que tal conhecer tudo sobre a faculdade de Empreendedorismo e incluí-la em sua lista de possibilidades de graduação? Saiba mais!

O conceito de empreendedorismo está diretamente ligado à inovação e visão de novas oportunidades de negócios.

Nos últimos anos, devido à instabilidade econômica e ao aumento do desemprego, o número de novas empresas aumentou bastante no Brasil. Esse cenário também foi fortalecido por incentivos a micro e pequenos empresários — inclusive o microempresário individual (MEI) — por meio de programas do governo e pelas campanhas criadas para tirar profissionais da informalidade.

No entanto, segundo o IBGE, 60% dos empreendimentos criados fecham as portas após 5 anos (dados de outubro de 2017).

Mas onde queremos chegar? Bem, quem empreende não faz isso com intenção de fechar as portas alguns anos depois ou de tirar um produto de circulação porque não deu certo. Nesse contexto, quem tem conhecimentos aprofundados em empreendedorismo faz toda a diferença. Acredite: esse é um profissional muito valorizado no mercado de trabalho.

Por esses e outros motivos, pense na possibilidade de cursar uma faculdade de Empreendedorismo e projetar uma carreira bem-sucedida. Vamos ajudar você dando todas as informações possíveis sobre a graduação.

Faculdade de Empreendedorismo: tipo de graduação e modalidade de curso

O curso superior de Empreendedorismo é oferecido na modalidade a distância e promove a formação de tecnólogos.

A vantagem da graduação tecnológica é que ela direciona a áreas específicas, formando futuros profissionais na prática e atendendo à demanda por gestores com visão estratégica e entendimento amplo sobre negócios.

Além disso, por ser um curso com duração de dois anos, o ingresso no mundo do trabalho é rápido. Temos que frisar também que o mercado é bastante receptivo a profissionais vindos de cursos tecnológicos.

A modalidade também um grande benefício dessa graduação. Desde que se consolidou, o ensino a distância tem garantido o acesso de pessoas que, por motivos diversos, não conseguiam frequentar os bancos acadêmicos presencialmente.

A modalidade EAD permite que o estudante consiga estudar quando quiser e de onde estiver. Outro ponto positivo é que as aulas ficam disponíveis na plataforma para consultas posteriores, dessa forma os universitários conseguem voltar e reforçar o conteúdo.

Não tem como não citarmos o investimento em um curso de graduação online: bem mais baixo do que em cursos presenciais, inclusive por ser de formação tecnológica (menos tempo, menos gastos).

O que você estuda na faculdade de Empreendedorismo

O curso de Empreendedorismo é uma vertente da Administração. Nele, serão estudadas disciplinas ligadas a essa área e também de Marketing, Finanças e Recursos Humanos.

Dê uma olhada em quanta coisa boa o curso oferece:

  • Gestão de Negócios
  • Gestão da Inovação nas Organizações
  • Gestão de Marketing
  • Gestão do Conhecimento
  • Empreendedorismo e Liderança
  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Plano de Negócios
  • Fontes de Financiamento
  • Planejamento Logístico
  • Princípios da Administração e Marketing
  • Probabilidade e Estatística
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)
  • Língua Portuguesa
  • Língua Brasileira de Sinais

O perfil do profissional graduado em Empreendedorismo

Os novos modelos de gestão também pedem novas atribuições. O perfil do profissional em Empreendedorismo — ou do próprio empreendedor, uma vez que a formação se destina também a quem deseja aprender a gerir eficientemente seu próprio negócio.

A graduação em Empreendedorismo ajuda a formar esse perfil, dando ao futuro profissional — ou desenvolvendo as já existentes —  características importantes no perfil de administradores, gestores e empreendedores modernos.

Veja algumas:

  • Ter uma visão crítica e sistêmica do negócio e do mercado
  • Interpretar e usar as ferramentas administrativas
  • Conhecer as legislações e as responsabilidades legais das organizações
  • Promover o desenvolvimento econômico sustentável
  • Utilizar os instrumentos que apoiam as tomadas de decisões
  • Mostrar liderança
  • Demonstrar habilidades pessoais e interpessoais

Ao finalizar a faculdade de Empreendedorismo, o profissional deve conhecer e ser capaz de utilizar todas as técnicas, práticas e ferramentas necessárias para garantir qualidade, produtividade e a sobrevivência do negócio em um mercado altamente competitivo. Ter noções de planos de negócio, pesquisa de mercado e planejamento estratégico, por exemplo, é essencial.

Onde fazer uma faculdade de Empreendedorismo

Todas essas qualidades essenciais a um bom empreendedor são ensinadas nos cursos de graduação — reconhecidos pelo MEC — das seguintes instituições de ensino:

Lembrando que essas universidades oferecem cursos que cabem no seu orçamento. Melhor que isso: por serem na modalidade EAD, e o de Empreendedorismo ser uma graduação tecnológica, eles são ainda mais baratos.

Isto também pode lhe interessar:

Como conseguir uma bolsa de estudos?

Saiba tudo sobre fazer uma faculdade online

Não vá embora ainda! Estamos curiosos para saber se você se interessou em fazer faculdade de Empreendedorismo ou se outro curso das faculdades indicadas lhe chamou a atenção. Conte-nos tudo nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin