dcsimg

Veja como é e onde fazer faculdade de Engenharia a distância

Descubra quais são os cursos de Engenharia que podem ser feitos a distância e conheça faculdades reconhecidas pelo MEC!

Você sabia que vários cursos de Engenharia já podem ser feitos a distância? Essa notícia é excelente para quem gosta da área de exatas e busca uma carreira cheia de oportunidades em termos de emprego e renda.

Cada graduação em Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Ambiental) tem um currículo próprio, embora todas incluam muitas matérias relacionadas à Física e Matemática e sejam voltadas ao aprimoramento e desenvolvimento de tecnologias.

A faculdade de Engenharia a distância ainda gera uma série de dúvidas: o diploma é igual ao do curso presencial? A graduação permite obter o registro no Crea? As aulas são 100% online?

Continue lendo e confira as respostas para essas e outras questões!

Como funcionam os cursos de Engenharia a distância

A faculdade de Engenharia a distância é do tipo semipresencial. O que isso significa? Nesse formato, a parte teórica de cada curso pode ser feita online, numa plataforma disponibilizada pela instituição de ensino.

No ambiente virtual de aprendizagem também é possível tirar dúvidas com tutores, consultar e baixar materiais didáticos, assim como interagir com colegas em fóruns de discussão e chats.

Existem atividades presenciais, principalmente aulas práticas em laboratórios, que geralmente ocorrem uma vez por semana no polo de ensino. As provas também são realizadas presencialmente.

Do mesmo modo que na faculdade de Engenharia presencial, os alunos do EAD têm a oportunidade de participar de visitas a locais ligados em sua futura área de atuação.

Por exemplo, na graduação em Engenharia Civil a distância podem ser feitas visitas a canteiros de obras, enquanto no curso de Engenharia Química esse tipo de atividade pode ocorrer numa fábrica de produtos químicos.

Os cursos de Engenharia (presenciais e a distância) são do tipo bacharelado e duram em média 5 anos.

Para se formar, ainda é necessário cumprir uma carga horária de estágio supervisionado e elaborar um trabalho de conclusão de curso (o famoso TCC).

Vantagens da faculdade de Engenharia a distância

A faculdade de Engenharia EAD oferece muitas vantagens ao aluno:

Flexibilidade dos horários de estudo: é o aluno quem decide quando vai assistir às aulas online. Além disso, pode revê-las quantas vezes desejar.

Alta qualidade: as aulas gravadas são pensadas para explicar de modo detalhado cada conteúdo, visando já solucionar possíveis dúvidas que o aluno venha a ter.

Maior facilidade para conciliar trabalho e estudo: ainda que seja necessário comparecer uma vez por semana ao polo de ensino, o curso semipresencial facilita muito a vida de quem precisa trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo.

Economia: você vai economizar bastante com transporte e alimentação fora de casa.

Diploma igual ao do curso presencial: o certificado da faculdade de Engenharia a distância é igual ao de um curso presencial, literalmente. O documento não traz nenhuma informação sobre a modalidade de ensino na qual o aluno estudou!

Vale a pena estudar Engenharia EAD?

Levando em consideração o que vimos até agora sobre a faculdade de Engenharia a distância, podemos dizer que vale a pena sim, e muito!

O aluno só precisa ficar atento na hora de escolher onde estudar. Primeiro, é preciso verificar se a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC.

Além disso, ele deve conhecer a estrutura que é oferecida aos alunos nos polos de ensino e a qualificação do corpo docente (professores).

Engenharia EAD tem Crea?

Para exercer qualquer profissão na área de Engenharia, o graduado precisa obter o registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de sua região (Crea), que não exige a realização de prova, apenas a apresentação de documentos e o pagamento de uma taxa.

Quem se forma em Engenharia a distância tem direito ao registro no Crea até porque, como vimos, o diploma é igual ao da faculdade presencial. Vale mencionar, novamente, que só uma universidade reconhecida pelo MEC pode emitir um diploma válido.

Opções de faculdade de Engenharia EAD

Veja quais são os cursos de Engenharia que já podem ser feitos a distância:

  • Engenharia Agronômica (Bacharelado).
  • Engenharia Ambiental (Bacharelado).
  • Engenharia Biomédica (Bacharelado).
  • Engenharia Cartográfica (Bacharelado).
  • Engenharia Civil (Bacharelado).
  • Engenharia de Alimentos (Bacharelado).
  • Engenharia da Computação (Bacharelado).
  • Engenharia de Comunicações (Bacharelado).
  • Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado).
  • Engenharia de Petróleo (Bacharelado).
  • Engenharia de Produção (Bacharelado).
  • Engenharia de Software (Bacharelado).
  • Engenharia Mecânica (Bacharelado).
  • Engenharia Elétrica (Bacharelado).
  • Engenharia Mecatrônica (Bacharelado).
  • Engenharia Química (Bacharelado).

Mensalidade do curso de Engenharia semipresencial

A maior oferta de vagas nos cursos de Engenharia EAD se concentra na rede privada. Logo, o valor da mensalidade é uma das primeiras preocupações de quem pretende fazer uma graduação na área.

Encontramos valores a partir de R$348 para a faculdade de Engenharia a distância um preço razoável, se comparado ao de um curso presencial.

Existem ainda alternativas para estudar de graça numa faculdade particular, pagando muito pouco ou mesmo financiar parte das mensalidades para pagar somente após a formatura.

Muita gente não sabe, mas o ProUni, programa do governo federal que oferece bolsas de até 100% em faculdades privadas, vale para cursos EAD.

Há também as bolsas de estudo oferecidas pelas próprias faculdades, programas de crédito estudantil que permitem financiar até 70% do montante das mensalidades para começar a pagar somente depois da formatura e diferentes tipos de desconto.

Onde fazer uma faculdade de Engenharia EAD reconhecida pelo MEC

Conheça algumas faculdades que oferecem cursos de Engenharia a distância reconhecidos pelo MEC e contam com polos de ensino em diferentes regiões do País.

São instituições que, além de oferecerem ótimos recursos materiais e pedagógicos a seus alunos, participam do Prouni e têm sistemas próprios de bolsas de estudo, crédito estudantil sem burocracia e descontos variados.

Veja também:

Quanto ganha um engenheiro?

Melhores cursos de Engenharia Civil a distância

Como vimos, é possível fazer a faculdade de Engenharia a distância e receber uma formação sólida; sem falar que o diploma é igual ao de um curso presencial. E você, tem interesse em fazer alguma Engenharia? Qual? Deixe um comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin