dcsimg

Saiba como fazer uma faculdade de Estética a distância em SP

Procurando informações sobre faculdade de Estética EAD em São Paulo? Saiba como funciona o curso e onde estudar!

O setor de estética e embelezamento é um dos que mais cresce no Brasil, sendo considerado um segmento à prova de crises econômicas.

Para quem se identifica com essa área, fazer o curso de Estética é uma oportunidade real de ganhar muito bem e se realizar profissionalmente.

Quem mora em São Paulo tem a facilidade de optar pela graduação na modalidade EAD, ideal para pessoas que precisam conciliar trabalho e estudo.

Nesse artigo explicaremos como funciona a faculdade de Estética a distância, qual é a grade curricular do curso e onde estudar em São Paulo.

Como fazer uma faculdade de Estética EAD em São Paulo

O primeiro passo para fazer a faculdade de Estética a distância em SP é buscar uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC que ofereça o curso e tenha uma unidade ou polo de ensino em sua cidade ou nas proximidades.

Vale mencionar que o curso de Estética pode receber nomes diferentes, de acordo com a instituição. Selecionamos alguns nomes que podem te ajudar nessa busca:

  • Estética
  • Embelezamento e imagem pessoal
  • Estética e cosmética
  • Estética e cosmetologia
  • Estética e imagem pessoal

De acordo com informações do sistema e-MEC, nenhuma universidade pública oferece a graduação em Estética no estado.

A boa notícia é que o curso está disponível em diversas faculdades particulares na modalidade presencial e EAD. Atualmente, é possível cursar Estética a distância em mais de 100 cidades paulistas!

E o custo das mensalidades para EAD costuma ser bem mais baixo que o da graduação presencial, então vale a pena saber mais sobre essa opção.

Como é o curso de Estética a distância

O curso de Estética EAD tem a mesma grade curricular da graduação presencial. A diferença é que o aluno pode assistir às aulas em casa, através de um computador conectado à internet, conforme sua disponibilidade de tempo.

Mas vale mencionar que existem atividades que precisam ser realizadas na faculdade ou polo de ensino, como provas, atividades em laboratórios e disciplinas práticas.

Afinal, é difícil aprender técnicas de massagem, visagismo, terapia capilar, facial e corporal apenas na teoria, não é mesmo?

A frequência com que o aluno precisa realizar atividades presenciais varia conforme a instituição de ensino e o período do curso. É importante conferir essa informação antes de fazer a matrícula para não se enrolar depois.

A graduação em estética EAD é um curso superior do tipo tecnológico, que tem uma duração mais curta que o bacharelado. Enquanto este costuma durar 4 anos, o curso tecnológico dura entre 2 anos e meio e 3 anos e meio, dependendo da instituição de ensino.

O diploma que o aluno da modalidade EAD recebe depois de se formar é igual ao do curso presencial de Estética e abre muitas portas no mercado de trabalho!

O que se estuda na faculdade de Estética

Por se tratar de um curso relativamente novo, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que se aprende nessa graduação. A grade curricular de Estética inclui disciplinas como:

  • Anatomia Básica
  • Bioquímica Básica
  • Fisiologia
  • Fisiopatologia
  • História da Beleza
  • Imunologia e Microbiologia
  • Primeiros Socorros
  • Dermatoestética
  • Massagem em Estética e Cosmetologia
  • Tratamento do Fio Capilar e Couro Cabeludo
  • Estética Facial
  • Estética Corporal
  • Pré e Pós Operatório de Cirurgia Plástica
  • Biossegurança
  • Visagismo
  • Maquiagem
  • Gestão de Negócios em Estética
  • Legislação e Ética em Estética

Lembrando que cada instituição de ensino tem sua própria grade do curso e as disciplinas podem ter nomes diferentes.

Além disso, é necessário cumprir um número determinado de horas de estágio e apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC) para se formar.

Perfil do profissional

O curso é ideal para quem gosta de se relacionar com pessoas, tem interesse pela área de saúde e enxerga os procedimentos estéticos com um caminho para o bem-estar e melhor qualidade de vida.

Mercado de trabalho

O que não faltam são oportunidades para profissionais dessa área. Depois de formado, o aluno está preparado para conseguir um emprego bem remunerado, trabalhar como autônomo em estabelecimentos de outras pessoas ou abrir seu próprio negócio.

O mercado está cada vez mais exigente e ter um diploma de curso superior em Estética é um grande diferencial.

Quem se forma em Estética pode atuar nas seguintes áreas:

Visagismo: Aplicação de cortes de cabelo e maquiagem de acordo com as características físicas e de personalidade de cada pessoa.

Terapia capilar: Tratamento de problemas do couro cabeludo e dos cabelos.

Massagem facial e corporal: Uso de técnicas como drenagem linfática e massagem modeladora para tratar e embelezar rosto e corpo.

Estética pré e pós cirúrgica: Nessa área o profissional de Estética atua em parceria com o cirurgião plástico, aplicando técnicas que aceleram o processo de cicatrização e reduzem o desconforto após a realização de procedimentos cirúrgicos, otimizando os resultados.

Estética corporal e facial: O profissional realiza procedimentos e tratamentos voltados ao embelezamento do rosto e corpo.

Consultoria: Existe ainda a possibilidade de trabalhar como consultor de imagem pessoal ou para empresas do ramo de cosméticos e equipamentos da área.

E vale lembrar que a faculdade de Estética EAD também é uma grande oportunidade para os profissionais que já atuam na área e querem crescer na carreira.

Onde estudar Estética EAD em SP?

Para facilitar sua vida, fizemos uma pesquisa e chegamos a essa pequena lista de instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Estética em São Paulo, a distância e presencial:

Para não adiar mais seu sonho de conseguir um diploma de curso superior nessa área tão promissora, você pode pesquisar agora mesmo os preços das mensalidades e se existe alguma faculdade ou polo de ensino na sua região.

Veja também:

Quanto ganha um Esteticista?

Qual a diferença entre semipresencial e EAD?

Agora que você já sabe que é possível fazer faculdade de Estética a distância em São Paulo e tem uma noção melhor do que se estuda no curso, conte para a gente seus planos.

Você já decidiu se vai fazer mesmo essa graduação? Pretende começar seus estudos quando? Deixe seu comentário aqui embaixo.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin