Conheça a faculdade de Jogos Digitais e saiba onde estudar

Você provavelmente já deve ter utilizado as horas vagas para se entreter com jogos no computador, tablet ou celular. Dentre os profissionais envolvidos nos bastidores da criação dos games, está o profissional formado em Jogos Digitais.

O curso

O curso de Jogos Digitais é oferecido no graus bacharelado e  tecnológico. Além do tempo de duração, a principal diferença entre os dois tipos de curso está no enfoque dado por cada um.

Assim como as demais graduações de tecnólogos, essa possui um enfoque em atender às demandas do mercado de trabalho e oferecer uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. A duração média do curso tecnológico de Jogos Digitais é três anos.

Já o bacharelado possui aproximadamente quatro anos de duração e aborda de forma mais aprofundada conceitos teóricos e práticos.

Ambos capacitam profissionais para atuar em todas as etapas da produção de um jogo, desde o roteiro à finalização. As atividades complementares, o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios para a retirada do diploma.

Grade curricular

A graduação de Jogos Digitais possui conteúdos teóricos e práticos, que acontecem em laboratórios. Veja a seguir quais são as principais matérias da grade curricular do curso:

  • Arquitetura de computadores
  • Introdução à linguagem de programação
  • Fundamentos de jogos
  • Fundamentos de redes de computadores
  • Matemática
  • Empreendedorismo
  • Roteiros e personagens
  • Informática
  • Computação gráfica
  • Design de jogos
  • Banco de dados
  • Programação para dispositivos móveis
  • Animação para jogos
  • Sistemas de informação

Modalidades

A modalidade de um curso de graduação é o formato no qual as aulas acontecem. As principais são: presencial, semipresencial e ensino a distância (EaD). O curso de Jogos Digitais pode ser encontrado nos três formatos.

Na opção presencial, todas as aulas, atividades e avaliações acontecem em sala de aula, no campus da instituição de ensino. Já na graduação semipresencial, 80% da grade curricular do curso é feita de forma presencial e o restante pode ser realizado de forma virtual, por meio de uma plataforma digital, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por fim, na modalidade EaD até 100% das aulas podem ser realizadas on-line.

Por meio do AVA, também utilizado no formato semipresencial, os alunos acessam aulas ao vivo e gravadas, as atividades e os materiais de estudo. Também é possível interagir com os colegas de classe e com os professores por meio de chats. Há, ainda, tutores disponíveis para tirar dúvidas dos alunos e ajudar no que for necessário. A frequência, nesse formato, é calculada com base na entrega de atividades dentro do prazo determinado.

Apesar de a modalidade de ensino a distância ter permissão para ser realizada de forma 100% virtual, normalmente as avaliações são realizadas nos polos, que são pequenas unidades das faculdades distribuídas em diversas cidades do país. Algumas instituições podem, ainda, oferecer outras atividades presenciais. A carga horária pode variar.

É importante destacar que nas três opções o que muda é apenas o formato em que o ensino e a aprendizagem acontecem, mas os conteúdos são os mesmos.

Mercado de trabalho

Após a formação, o profissional de Jogos Digitais pode desenvolver roteiros, personagens, modelagens e criar estratégias. É possível exercer essas funções como autônomo, em empresas de desenvolvimento de jogos, sites e aplicativos.

Salários

Segundo o site Quero Bolsa, o salário médio de um profissional de Jogos Digitais no Brasil é R$ 1.589. A informação é baseada no número de contratações do último ano nessa área, que ultrapassou cinco mil.

Esse valor é uma média salarial, ou seja, pode ter pequenas alterações nos estados ou nas diferentes especialidades da profissão.

Onde estudar Jogos Digitais?

O diploma da graduação em Jogos Digitais pode ser um diferencial para ingressar na área. De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), a média salarial de um profissional com graduação é até 237% maior do que os que não possuem.

Porém, para que o documento seja válido em todo o território nacional, o curso ofertado pela instituição de ensino escolhida deve ser autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma avaliação, o órgão garante que a faculdade, centro universitário ou universidade possuem a estrutura e atendem aos padrões de qualidade exigidos para ofertar um curso de graduação. Portanto, é preciso levar esse fator em consideração e verificar essa informação antes de efetuar uma matrícula.

Abaixo, é possível conferir algumas opções de instituições que oferecem o curso de Jogos Digitais nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Tirou suas dúvidas sobre o curso de Jogos Digitais? Preparado para ingressar na área? Responda nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin