O nutricionista é um profissional da saúde que estuda os efeitos que os alimentos produzem em nosso organismo e é capaz de prescrever dietas para suprir as necessidades de nutrientes de cada indivíduo.
A faculdade de Nutrição prepara o profissional para promover a saúde através da alimentação e atuar em áreas como nutrição clínica, saúde coletiva, nutrição esportiva e indústria alimentícia, entre outras.
Se você é consciente da importância da alimentação para manter a saúde e a qualidade de vida e gosta de cuidar das pessoas, a Nutrição pode ser uma ótima opção de carreira a seguir.
Conheça como funciona esta graduação, o que se estuda e como está o mercado de trabalho para nutricionistas!
Sobre a faculdade de Nutrição
A faculdade de Nutrição é do tipo bacharelado, tem duração média de 4 anos e pode ser cursada nas modalidades de ensino presencial ou a distância. Algumas faculdades, como a Anhanguera e a Unifran, oferecem as duas opções.
O objetivo do curso é formar profissionais com conhecimentos sobre as características dos alimentos, habilitá-los a avaliar as necessidades nutricionais de cada pessoa e prescrever dietas específicas para supri-las.
O curso de Nutrição conta com matérias da área da Saúde para que os estudantes entendam a estrutura e o funcionamento do nosso organismo, tais como: Anatomia, Fisiologia, Bioquímica e Patologia.
Apesar de ter essas matérias básicas, grande parte da carga horária é dedicada a atividades práticas e a disciplinas teóricas específicas do exercício da profissão de um nutricionista, tais como:
- Avaliação Nutricional
- Composição dos Alimentos
- Alimentação Institucional
- Nutrição Esportiva
- Higiene e Legislação dos Alimentos
Nas aulas práticas o aluno aprende técnicas de preparo, manuseio e conservação de alimentos. A faculdade de Nutrição tem também disciplinas da área de Gestão, Administração de Unidades de Alimentação e Planejamento de Programas de Alimentação.
Para concluir o curso, o aluno deve realizar um estágio supervisionado na área e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O que se estuda na faculdade de Nutrição
A estrutura curricular da faculdade de Nutrição varia conforme a instituição de ensino que oferece a graduação. O nome das matérias também pode variar um pouco.
De um modo geral, encontramos as seguintes disciplinas no curso de Nutrição:
- Alimentação Institucional
- Anatomia Sistêmica
- Avaliação Nutricional
- Biologia Celular
- Bioquímica
- Bromatologia
- Composição dos Alimentos
- Educação Nutricional
- Epidemiologia
- Ética na Saúde
- Farmacologia Aplicada
- Fisiologia Humana
- Fisiopatologia da Nutrição
- Genética
- Higiene e Legislação dos Alimentos
- Histologia e Embriologia
- História e Antropologia da Nutrição
- Imunologia Básica
- Metabolismo Energético
- Microbiologia
- Nutrição e Dietética
- Nutrição em Geriatria
- Nutrição em Saúde Coletiva
- Nutrição Esportiva
- Nutrição Humana
- Nutrição Materno Infantil
- Parasitologia
- Patologia
- Química dos Alimentos
- Técnica Dietética
- Tecnologia dos Alimentos
Perfil do profissional formado em Nutrição
Após concluir a faculdade de Nutrição, o profissional está apto a:
- Elaborar diagnóstico nutricional.
- Realizar controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios.
- Prescrever dietas para pessoas sadias ou com alguma carência nutricional.
- Coordenar programas de alimentação e nutrição.
- Acompanhar equipes esportivas e planejar o cardápio dos atletas durante competições.
- Controlar a qualidade dos ingredientes, o preparo de alimentos e a higiene dos processos.
- Desenvolver pesquisas sobre novos produtos alimentícios.
- Gerenciar unidades de preparação de refeições coletivas.
Mercado de trabalho para Nutricionistas
A profissão de nutricionista é regulamentada por lei e, para exercer suas atividades, o profissional deve possuir diploma de bacharel em Nutrição em universidade credenciada pelo MEC, além do registro junto ao Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) do estado onde trabalha.
A crescente busca por qualidade de vida e a preocupação em ter uma alimentação saudável e equilibrada são fatores que têm aumentado a procura por nutricionistas e aquecido o mercado de trabalho para este profissional.
Um dos caminhos mais comuns para o nutricionista é o da nutrição clínica, na qual o profissional atende pacientes e elabora um planejamento alimentar considerando as condições de saúde e necessidades nutricionais de cada indivíduo.
Dentre os maiores empregadores de nutricionistas estão as empresas do setor da alimentação coletiva. Restaurantes, cozinhas industriais ou refeitórios precisam deste profissional para planejar cardápios e controlar a qualidade dos alimentos servidos.
Faculdades de Nutrição reconhecidas pelo MEC
Você já sabe que para obter o registro profissional de nutricionista é obrigatório apresentar um diploma de Nutrição reconhecido pelo MEC. Mas o reconhecimento do MEC não serve só para esse fim.
O Ministério da Educação é o órgão responsável por avaliar, credenciar e fiscalizar todas as instituições de ensino superior no Brasil. Isso significa que uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC não é somente uma forma de investir tempo e dinheiro em um curso de qualidade, e sim a única!
Isso mesmo! Se um curso de Nutrição não for reconhecido pelo MEC, você deve simplesmente sair correndo e nem sequer pisar na secretaria. É furada na certa.
E as faculdades reconhecidas pelo MEC, como encontrá-las? É simples, porém um pouco trabalhoso, dependendo da quantidade de instituições que estiverem em seu radar: basta fazer uma consulta na plataforma e-MEC.
A gente já fez uma parte do trabalho por você. Confira a seguir uma lista com algumas das principais faculdades de Nutrição reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC:
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Quanto ganha um nutricionista?
Ficou interessado em cursar a faculdade de Nutrição? Conte para a gente aqui nos comentários.