dcsimg

Conheça opções de faculdade de Pedagogia a distância

Está chegando a hora de decidir onde vai fazer a sua graduação em Pedagogia? Temos algumas dicas que vão lhe ajudar a escolher sua faculdade.

A sua meta profissional é trabalhar com Educação e para isso escolheu o curso de Pedagogia? Excelente escolha, considerando a importância dessa área para a sociedade.

O passo seguinte é conhecer instituições de ensino para se graduar, certo? Por isso queremos lhe mostrar algumas opções de faculdade de Pedagogia a distância, assim como outros aspectos relacionados à formação nessa área.

A opção por um curso de graduação a distância permite que o estudante tenha total autonomia sobre o seu aprendizado, além de permitir o estudo de acordo com a disponibilidade de tempo. É perfeita para quem precisa conciliar trabalho e estudos.

Mas você sabe exatamente o que vai estudar e como é o campo de atuação para pedagogos? Acompanhe neste texto tudo que precisa saber sobre Pedagogia e onde estudar.

Principais disciplinas da faculdade de Pedagogia a distância

Pedagogia é um curso voltado aos processos educacionais e de ensino/aprendizagem, no qual o estudante passa a compreender como o aprendizado influi no desenvolvimento humano.

É interessante esclarecer que a Pedagogia não é voltada somente ao trabalho com crianças. Ela é sim, responsável pelos anos iniciais na educação infantil e ensino fundamental, mas, como orientação escolar, por exemplo, trabalha também com adolescentes e jovens.

Além disso, há novas frentes que se abrem para pedagogos. A pedagogia empresarial é um exemplo. Apesar de ser algo ainda recente, é uma inovação na gestão de pessoas e uma oportunidade para os profissionais que querem ultrapassar as barreiras da educação.

Conheça um pouco sobre o que é estudado no curso de Pedagogia:

Sociologia, Antropologia, Filosofia e Psicologia

Quatro eixos essenciais para o entendimento sobre a formação, comportamento e relações em sociedade do homem.

Um mundo de conceitos e aspectos de aprendizagem nas fases da infância e  adolescência e vida adulta vão lhe envolver quando estudar Psicologia da Educação. Essa é uma das melhores partes do curso, pois aborda o pensamento de estudiosos renomados.

Didática

Aqui há dois pontos principais que merecem destaque: quando você aprende sobre as teorias e tendências pedagógicas ao longo da história – até os dias atuais – e quando aprende formas de transmitir o conhecimento, por meio de métodos e técnicas de ensino, planejamento de currículo e avaliação.

Educação de Jovens e Adultos

Como alfabetizar pessoas que não terminaram os estudos ou que nem chegaram a ser alfabetizadas? Esse é o objetivo dessa disciplina, promover a inclusão social desses indivíduos.

Gestão Escolar

A gestão escolar é a coordenação pedagógica em sintonia com a administração e demais setores de uma escola. Essa também pode ser uma área da atuação do pedagogo, por isso essa é uma das disciplinas mais importantes do curso.

Educação Especial e Inclusiva

Desde que foi garantido o acesso à educação básica às crianças com deficiência, a formação em educação especial se tornou essencial ao pedagogo. Da mesma forma a educação inclusiva, que visa trabalhar com a diversidade de gênero, etnia etc.

Além dessas, a faculdade de Pedagogia a distância também trabalha as metodologias de ensino, políticas públicas educacionais, dificuldades de aprendizagem, arte e música, educação e saúde, Libras, legislação da educação básica e muitas outras.

Faculdade de Pedagogia a distância: modalidades e tipos de cursos

O curso de graduação em Pedagogia pode ser feito tanto na modalidade presencial quando na semipresencial e a distância.

No formato a distância, as aulas são 100% online, é preciso ir ao polo somente para as avaliações. O semipresencial mescla as aulas virtuais com 1 ou 2 encontros semanais e os dias de avaliação.

Com relação ao tipo de formação, você pode optar por bacharelado ou licenciatura:

  • Bacharelado: o pedagogo não se torna apto a lecionar. Caso ao longo da carreira decida que quer ir para a sala de aula, pode fazer a licenciatura em menos tempo.
  • Licenciatura: o pedagogo só pode trabalhar em sala de aula, na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Qual faculdade de Pedagogia a distância escolher?

Com uma grade programática consistente, com conteúdos específicos da área de atuação do pedagogo e conceito 4 no MEC, as seguintes faculdades, centros universitários e universidades podem facilitar a sua escolha:

Essas instituições de ensino têm diferenciais que fazem a diferença na hora de você decidir onde estudar.

O principal deles é o investimento: preços acessíveis e com a possibilidade de você conseguir bolsas de estudo ou financiamentos. Afaste a ideia de que é caro fazer uma graduação e aproveite as vantagens que lhe são oferecidas.

Campo de atuação e inovações na carreira do pedagogo

O que você aprende ao fazer uma faculdade de Pedagogia a distância pode direcionar a sua carreira em várias direções – em escolas públicas e privadas:

  • Docência na educação infantil e básica regular
  • Pedagogia hospitalar
  • Direção, coordenação, orientação ou supervisão escolar
  • Educação Especial

Além disso, após fazer a graduação você pode especializar-se em Psicopedagogia ou Treinamento em Recursos Humanos (e atuar com Pedagogia Empresarial, citada anteriormente), por exemplo, e progredir na carreira.

É preciso citar também as inovações que podem abrir novos caminhos para pedagogos. Exemplo disso é o boom das edtechs, startups em educação, que têm trabalhado no desenvolvimento de projetos como o de gamificação, a educação por competências a partir de jogos.

Considerando todo esse cenário, ficar parado ou indeciso não é uma opção. Por isso, escolha agora mesmo uma das faculdades que sugerimos e dê o primeiro passo em direção a uma carreira bem-sucedida em Pedagogia.

Aproveite e leia também:

Conheça o curso de Pedagogia a distância da Cruzeiro do Sul

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para passar em Pedagogia

Não vá ainda! Esperamos que tenha gostado e ficado bem informado com nosso artigo e queremos saber a sua opinião. Conte-nos também se já escolheu em qual faculdade estudar.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin