dcsimg

Conheça tudo sobre a faculdade de Segurança Pública

Quer estudar Segurança Pública? A gente dá o caminho das pedras para quem está pensando em seguir esta carreira!

Segurança pública nas cidades brasileiras é um tema que vem sendo discutido há décadas. E, ao que parece, quanto mais se discute, mais desafios vêm à tona.

A solução para parte desses desafios passa pelas mãos de profissionais especializados, capazes de pensar políticas públicas de combate ao crime e de prevenção de riscos.

Isso pode ser feito com a ajuda de um curso superior de curta duração e boa disponibilidade nas faculdades brasileiras.

Pensando nisso, a gente mostra tudo sobre a faculdade de Segurança Pública: onde encontrar, como é o curso e quanto custa!

Veja a seguir!

A faculdade de Segurança Pública

Segurança Pública é um curso superior de tecnologia com dois anos de duração.

É uma formação rápida, focada, voltada às necessidades mais urgentes na área da Segurança Pública – o que garante uma boa empregabilidade na área.

O curso ensina a gerir a questão da segurança pública de forma crítica e estratégica. No decorrer dos estudos, planejar e implementar ações específicas para diferentes situações será uma constante.

A área de trabalho para quem faz essa graduação é bastante ampla, com oportunidades em prestadoras de serviço de segurança, consultorias, empresas especializadas, organizações não governamentais e centros de treinamento.

Como a formação trata especificamente da questão da segurança pública, pode abrir portas para o serviço público – por meio de concursos, obviamente.

Já pensou em trabalhar para a Polícia Militar, Civil ou Federal? Ou no corpo de bombeiros? Guarda municipal? E que tal ser funcionário da secretaria de segurança pública do seu estado ou município?

O curso tem alta disponibilidade entre as faculdades brasileiras e pode ser feito tanto presencialmente quanto a distância.

No formato EAD o aluno ainda tem a comodidade de poder fazer o curso quase todo de casa, com apoio constante de professores online.

Geralmente nesse formato as faculdades oferecem maneiras interativas de estudar, com aulas em vídeo, constante troca de ideias com outros alunos, apresentações, animações e gráficos.

Em outras faculdades o curso de Segurança Pública a distância pode ser feito com uma quantidade maior de encontros no decorrer do semestre, mesclando atividades online e presenciais.

Confira a disponibilidade do curso em um polo perto de você.

Vale lembrar que esse tipo de curso tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e gera um diploma válido no mercado de trabalho.

Grade curricular da faculdade de Segurança Pública

Num curso tão rápido e focado, a grade curricular é intensa.

Ao longo de quatro semestres os alunos vão ter matérias sobre as áreas-chave da segurança pública, direito e legislação.

Confira abaixo um exemplo de lista de disciplinas retirada do curso de Segurança Pública a distância da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR):

  • Gestão de Projetos
  • Direito e Legislação
  • Fundamentos de Investigação e Criminalística
  • Análise e Gerenciamento de Risco
  • Prevenção e Combate A Sinistro
  • Suporte à Vida e Primeiros Socorros
  • Direitos Humanos e Cidadania
  • Sistemas de Informação em Segurança
  • Expansão da Criminalidade
  • Planejamento Estratégico em Segurança
  • Tópicos em Direito Administrativo
  • Consultoria em Segurança
  • Negociação e Gestão de Conflitos de Segurança
  • Gestão de Risco e Desastres em Defesa Civil
  • Direito, Proteção e Inclusão Social
  • Tecnologias Aplicadas ao Sistema de Segurança

Quanto custa fazer uma faculdade de Segurança Pública

Para fazer o tecnólogo em Segurança Pública é necessário investir cerca de R$ 650 por mês, caso você queira estudar presencialmente.

Se prefere o curso a distância, o valor cai para pouco mais de R$ 350 ao mês – valor cobrado por instituições do porte do Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), por exemplo (já incluindo alguns descontos que a faculdade oferece).

Se você precisa de bolsa de estudos, pode tentar uma pelo ProUni.

Nesse caso é preciso atender a alguns requisitos do MEC: ter feito o Enem mais recente e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, não ter zerado a redação, corresponder a determinados critérios de renda familiar e formação do ensino médio.

Caso esteja tudo certo, pode participar de uma seleção que leva em conta a nota do Enem. Cursos presenciais normalmente são mais concorridos que os EAD.

Os aprovados no ProUni ganham uma bolsa integral ou parcial válida por todo o curso.

Se você não fez o Enem, dê uma olhada nas opções de bolsas, financiamentos e descontos oferecidos pela faculdade onde você quer estudar. Às vezes encontramos surpresas interessantes!

Faculdades que oferecem o curso de Segurança Pública

O curso superior de tecnologia em Segurança Pública pode ser encontrado em mais de 30 faculdades pelo país.

A oferta maior é de cursos presenciais: 20 faculdades, aproximadamente (com outras tantos se habilitando para oferecer o curso no futuro). Os online podem ser encontrados em mais ou menos 17 instituições.

Se você não mora num grande centro, provavelmente terá de recorrer ao curso a distância – que está disponível numa imensa quantidade de polos pelo país.

Independentemente da modalidade de estudos, escolha sempre faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. São elas que oferecem um diploma diferenciado no mercado de trabalho!

A gente tem algumas sugestões para você começar:

Veja também:

Faculdade de 2 anos serve pra concurso público? Descubra

O que achou da faculdade de Segurança Pública? Pretende fazer o curso? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin