dcsimg

Veja boas faculdades no Rio Grande do Sul para você estudar

Saiba quais são as boas faculdades presentes no Rio Grande do Sul e veja qual delas melhor atende às suas necessidades!

No estado do Rio Grande do Sul há mais de 50 opções de instituições de ensino superior. São diversas universidades públicas, institutos federais e também boas faculdades particulares que oferecem cursos presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento.

Quem mora em alguma das cidades do RS e pretende ingressar em uma faculdade, é preciso ficar atento: o primeiro passo para escolher uma boa instituição é saber se ela é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação. Só assim é possível ter a garantia de que o seu diploma será válido no mercado de trabalho.

Para ajudar você a escolher uma boa faculdade no Rio Grande do Sul, selecionamos as principais instituições reconhecidas pelo MEC, onde você pode estudar e alcançar o sonhado diploma de nível superior. Confira!

Faculdade no Rio Grande do Sul: conheça as boas instituições públicas

As universidades públicas do Rio Grande do Sul contam com vestibulares concorridos que, muitas vezes, utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos. Veja a lista com as melhores instituições públicas de ensino superior do estado:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Faculdade no Rio Grande do Sul: conheça as boas instituições privadas

O Rio Grande do Sul conta com dezenas de instituições privadas com sede no estado e também polos presenciais de faculdades de outras regiões do Brasil que oferecem cursos de graduação a distância. Dentre as boas faculdades disponíveis no RS, destacamos:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Considerada uma das melhores faculdades privadas da América Latina, a PUC-RS é sede do Museu de Ciências e Tecnologia, uma das principais atrações turísticas de Porto Alegre.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Pioneira em oferecer cursos como Programação de Jogos Eletrônicos, a Unisinos oferece cursos de graduação presenciais e a distância, com polos EAD dentro e fora do Rio Grande do Sul.

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

A Anhanguera é uma das maiores instituições de ensino superior do país e está presente também no Rio Grande do Sul. 

A unidade fica na cidade de Rio Grande e conta com professores especializados e ótima infraestrutura. 

A Anhanguera oferece cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos presenciais, semipresenciais e a distância, em todas as áreas do conhecimento, com mensalidades acessíveis e facilidades no pagamento.

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Líder em ensino EAD no país, a UNOPAR conta com quase 60 polos de apoio no estado do Rio Grande do Sul. São mais de 70 opções de cursos semipresenciais ou 100% online, com inúmeras oportunidades de desconto. 

É a opção ideal para quem procura por uma instituição de ensino que concilia qualidade com economia e flexibilidade proporcionadas pelo ensino a distância.

Modalidades de ensino superior no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul há cursos de nível superior em todas as áreas do conhecimento: Exatas, Humanas e Biológicas. Os cursos estão disponíveis nos seguintes graus:

  • Bacharelado: de formação abrangente e generalista, permite que o profissional atue em diversos campos da profissão.
  • Licenciatura: tem o objetivo de formar professores aptos a lecionar em turmas de ensino fundamental, médio e técnico.
  • Tecnológico: de menor duração, a graduação de grau tecnológico forma profissionais capacitados a atuar em um nicho específico do mercado.

Em algumas instituições, é possível estudar tanto na modalidade tradicional quanto a distância. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas:

Presencial: diz respeito ao modelo tradicional de ensino. O aluno comparece diariamente à faculdade e assiste às aulas em sala.

A distância: no ensino a distância o aluno estuda de maneira 100% online, assistindo às aulas em ambiente virtual de ensino. É necessário comparecer à faculdade apenas para a realização de provas e apresentação de trabalhos.

Semipresencial: se trata de uma modalidade de ensino EAD que concilia aulas online com aulas presenciais. É adotada por cursos que exigem atividades práticas, como estudos em laboratórios, por exemplo. Ideal para quem não abre mão do convívio presencial, mas não pode comparecer todos os dias à faculdade.

Outras faculdades presentes no Rio Grande do Sul

Como adiantamos, além das faculdades com sede no Rio Grande do Sul, há instituições de ensino superior de outras regiões que mantém polos de apoio no estado, possibilitando com que o aluno estude a distância.

A vantagem é que, além dos valores da mensalidade serem mais baixos, nos cursos a distância o aluno estuda em seu próprio ritmo, onde e quando quiser.

Além disso, esta modalidade de ensino também representa uma economia de gastos, já que não há a necessidade de comparecer diariamente à faculdade.

Vale ressaltar ainda que o diploma emitido pelas faculdades a distância possuem a mesma validade da graduação presencial e são bem aceitos no mercado de trabalho brasileiro.

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos de graduação a distância no Rio Grande do Sul. Conheça:

Todas as instituições listadas acima oferecem benefícios como bolsas de estudo, descontos na mensalidade, convênios e financiamentos próprios sem burocracia. Visite o site da faculdade desejada para saber como se inscrever!

Veja também:

Saiba tudo sobre o ProUni no RS

Saiba tudo sobre o Fies no RS

Vale ou não a pena cursar uma faculdade no Rio Grande do Sul? Conte para a gente nos comentários sobre o curso que você quer fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin