dcsimg

Saiba quais as faculdades a distância mais bem conceituadas

Saiba quais faculdades a distância no Brasil têm ótimas notas de avaliação no MEC.

Muitas pessoas têm bastante insegurança quando o assunto é fazer faculdade a distância. Os principais motivos estão relacionados ao receio de a faculdade não ter qualidade e o curso não ser bem organizado, acabando por refletir em uma escolha equivocada.

É claro que este é um tipo de preocupação muito benéfica pois, a partir disso, você pode se precaver e garantir que vai realizar a melhor escolha dentro das possibilidades de cursos EAD disponíveis.

Assim, a pergunta central é: como saber que a faculdade a distância que você escolheu irá retornar seu investimento?

Faculdade EAD pública ou privada?

Existe um pensamento comum corrente na nossa sociedade de que apenas as universidades públicas são de qualidade.

Esse é um tipo de ideia que você precisa desconstruir em sua cabeça.

A cada ano, milhares de pessoas ingressam em faculdades no Brasil, mas, como você deve perceber, o número de vagas em universidades públicas não cresce na mesma proporção. Nesse contexto, diversas faculdades privadas vão surgindo, fortalecendo-se e formando excelentes profissionais.

Tendo isso em vista, tenha claro em sua mente que o que define uma boa faculdade não é simplesmente o fato de ser pública ou privada.

Mas, então, o que caracteriza uma boa faculdade a distância?

Opte por faculdades a distância com boa avaliação no MEC

Você sabia que o Ministério da Educação realiza periodicamente avaliações em todas instituições de Ensino Superior no Brasil para avaliar a qualidade delas?

Entre as ferramentas utilizadas pelo MEC para analisar a eficiência das faculdades e universidades brasileiras, estão o IGC (Índice Geral de Cursos) e o CI (Conceito Institucional).

Por meio desses índices, o MEC classifica cada uma das universidades em uma escala que varia de 1 a 5, sendo 5 a melhor nota possível.

Como o MEC avalia as faculdades de EAD no Brasil?

Engana-se quem acredita que um curso EAD pode ser aberto sem regulamentação, credenciamento, avaliação e inspeção.

Na realidade, qualquer instituição de ensino no Brasil, desde a educação infantil até a pós-graduação, passa por um rigoroso processo de análise por parte do Ministério da Educação e de seu órgão suplementar, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Mas, então, a pergunta que pode ficar é: como o MEC avalia as faculdades que oferecem curso de educação a distância?

Bom, entre os critérios utilizados, estão:

  • Visita à instituição

Por meio de seus profissionais, o MEC realiza uma visita à faculdade avaliando as instalações, tais como salas, espaços coletivos, biblioteca, laboratórios, certificando-se também o funcionamento administrativo e outras questões.

  • Média de notas dos cursos oferecidos no Enade

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é uma prova aplicada obrigatoriamente para os alunos do primeiro e do último período de cada um dos cursos oferecidos em uma universidade. O objetivo dessa avaliação é mensurar o processo de aprendizagem dos acadêmicos ao longo dos anos de curso na instituição.

Como saber de a faculdade de EAD é bem avaliada pelo MEC?

O Ministério da Educação mantém um banco de dados aberto, ou seja, que pode ser consultado por qualquer pessoa, em ambiente online. O nome do portal é e-MEC.

Nele, você pode realizar consultas sobre todas universidades brasileiras, conhecer as notas que elas possuem e até saber a avaliação individual de cada curso oferecido pela universidade.

Conheça algumas universidades de EAD que possuem boa reputação e são bem-conceituadas e avaliadas pelo MEC no Brasil:

Veja também:

Melhores faculdades EAD

Agora que você já sabe mais sobre faculdades a distância bem-conceituadas, não quer compartilhar conosco seus planos?

Você pretende cursar uma faculdade EAD? Qual o curso que você escolheu?

Conte para gente aqui embaixo nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin