dcsimg

Saiba tudo sobre as faculdades de Psicologia em SP

Deseja atuar como psicólogo, mas tem poucas informações sobre o curso e as opções de carreira? Veja as principais informações sobre as faculdades de Psicologia em SP!

O psicólogo é o profissional responsável por estudar fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por meio da análise das suas emoções, ideias e valores.

Ele realiza o diagnóstico, atua na prevenção e no tratamento de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Observa e analisa quais são as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e ajuda a identificar as causas dos problemas e a modificar comportamentos inadequados.

O trabalho desse profissional é mais comum em consultórios, hospitais e demais instituições de saúde, onde contribui para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Também pode atuar em escolas colaborando na orientação educacional.

Para trabalhar como psicólogo, é necessário que você registre-se no Conselho Regional de Psicologia depois de concluir a graduação.

O que você vai aprender nas faculdades de Psicologia em SP

No curso, você aprenderá sobre as diversas correntes da Psicologia e será introduzido a várias áreas, como social, clínica, escolar e organizacional.

A grade curricular é composta por disciplinas obrigatórias — Neurologia, Antropologia, Psicologia do Desenvolvimento e Teoria Psicanalítica, por exemplo — e optativas, como Psicologia do Excepcional e Problemas de Aprendizagem.

Em algumas instituições, você terá também a possibilidade de realizar atendimentos à comunidade em diversas áreas. Já a realização de estágios é obrigatória em todas as instituições.

Áreas de atuação do psicólogo

Psicologia clínica: nessa área, o psicólogo atende quem tem algum tipo de inquietação ou problemas emocionais. As intervenções aplicadas por esse profissional podem ser individuais, em grupo, sociais ou institucionais.

Comportamento do consumidor: as estratégias de Marketing criadas pelas empresas são totalmente baseadas no comportamento do consumidor — e ninguém melhor do que o psicólogo para guiá-las. Ele estuda o comportamento de determinado grupo de clientes e orienta a equipe de marketing de empresas privadas e agências de publicidade.

Orientação profissional: muitas pessoas têm dúvidas em relação a qual carreira seguir, e o psicólogo pode ajudar nesse momento. Usando como base gostos, preferências e habilidades do estudante, ele orienta qual o melhor curso e carreira a ser seguir.

Psicologia esportiva: a pressão que os atletas sofrem é muito alta, por isso é importante que eles tenham o acompanhamento de um psicólogo. O profissional os orienta e prepara emocionalmente para atividades e competições.

Por meio da orientação do psicólogo, os esportistas conseguem maximizar o seu rendimento em campo. Além disso, o trabalho desse profissional visa à promoção da harmonia entre os membros de equipes e times.

Psicologia educacional: quando o estudante está com dificuldades para aprender o conteúdo ministrado em sala de aula, ele, os pais e professores podem precisar do auxílio do psicólogo — já que essa dificuldade pode estar relacionada a algum transtorno de aprendizagem.

Para solucionar essas questões, o profissional atua na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.

Psicologia da saúde: trabalha na recuperação da saúde física e mental dos pacientes que estão em tratamento, sofreram algum acidente ou passaram por situação de trauma e risco. Essa atuação se dá em parceria com outros profissionais da saúde, como médicos e assistentes sociais.

Psicologia hospitalar: orienta pacientes hospitalizados e seus familiares.

Psicologia jurídica: alguns processos jurídicos podem ser bastante intensos e desgastantes, por isso o acompanhamento do psicólogo nessas situações é indispensável. Nessa área, o profissional de Psicologia guia processos de adoção, violência contra menores e guarda de filhos. Também pode atuar em presídios avaliando a situação psicológica dos detentos.

Psicologia organizacional e do trabalho: nesse segmento, geralmente o psicólogo trabalha dentro de alguma empresa realizando o processo de seleção dos funcionários. Também é sua função promover relações sociais saudáveis entre os colaboradores, orientar carreiras e implementar programas de reestruturação do trabalho.

Psicologia social: pessoas que vivem em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes também passam por situações intensas e precisam de ajuda profissional para superar alguns traumas, como violência e abandono. Ainda nessa área, o psicólogo pode desenvolver programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.

Psicologia do trânsito: futuros e atuais condutores precisam passar por avaliação psicológica, portanto os órgãos que habilitam motoristas devem ter um psicólogo para realizar os procedimentos necessários. Ele também pode atuar no desenvolvimento de ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores.

Podemos perceber que o campo de atuação do psicólogo é bem amplo. Além das funções informadas, esse profissional também pode trabalhar nas áreas de Psicomotricidade e Neuropsicologia.

Mercado de trabalho para o psicólogo

Mesmo com a crise econômica, a procura por psicólogos clínicos nos grandes centros urbanos continua em alta. A demanda em hospitais públicos, postos de saúde e no setor jurídico também é constante.

Outras áreas que estão em crescimentos são as de preparação de atletas e atendimentos a idosos. Já nas empresas, o psicólogo sempre foi e continua sendo requisitado, já que ele é uma peça importante para manter o bom convívio, aplicar treinamentos e selecionar bons funcionários.

As áreas citadas são as principais, porém todos os segmentos têm boa empregabilidade. O que não vai faltar é mercado para você atuar.

Onde fazer faculdades de Psicologia em SP

No momento da escolha da universidade, você deve sempre optar por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Selecionamos algumas faculdades de Psicologia em SP que são reconhecidas pelo órgão. Confira!

Veja também:

A Carreira em Psicologia

Quanto ganha um psicólogo?

Agora que você sabe tudo sobre as faculdades de Psicologia em SP e as principais áreas de atuação, conte para a gente quando e onde pretende estudar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin