dcsimg

Veja quais são as faculdades mais bem conceituadas do Brasil

Saiba quais faculdades no Brasil têm ótimas notas de avaliação no MEC.

Os cursos, as faculdades e as universidades no país vêm crescendo a cada ano pois cada vez mais brasileiros ingressam no Ensino Superior em busca de uma melhor formação e colocação no mercado.

Isso ocorre porque as matrículas em cursos de nível superior cresceram mais de 80% nos últimos 12 anos.

Devido a esse grande crescimento, é importante também que a qualidade seja mantida, de modo que se garanta que o curso tem um bom funcionamento e nível de exigência adequado para formar um profissional da área.

Como se avaliam as faculdades do Brasil

O Ministério da Educação (MEC), por meio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), é o responsável por conduzir as avaliações das faculdades e universidades brasileiras.

Para isso, criou o IGC (Índice Geral de Cursos) e o CI (Conceito Institucional).

O IGC é obtido por meio da média das notas de todos os cursos de determinada faculdade. É uma nota que varia em uma escala de 1 a 5 e é divulgada todos os anos.

Já o CI é definido com base em visitas realizadas presencialmente por representantes do MEC nas faculdades, de modo a observar a infraestrutura e outros aspectos, e também varia em uma escala de 1 a 5.

Nessas duas avaliações, a nota 3 é considerada positiva, e as notas 1 e 2 indicam uma a qualidade regular ou ruim, sendo pouco indicadas para pessoas que querem concluir um curso de qualidade.

Qual a diferença entre o conceito da faculdade e o conceito do curso?

O IGC (Índice Geral de Cursos) e o CI (Conceito Institucional) são os dois índices ou notas que dizem respeito à qualidade geral das universidades e faculdades, certo?

Mas, além deles, há também índices que se referem à qualidade de cada um dos cursos de uma instituição de Ensino Superior: as notas do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o IDD (Índice de Desenvolvimento Discente) e o CPC (Conceito Preliminar de Cursos).

Todos esses índices são medidos em uma escala que também varia de 1 a 5 e permitem uma visão sobre a qualidade e eficiência de cada um dos cursos das faculdades brasileiras.

Para que serve a avaliação das faculdades?

A avaliação das faculdades brasileiras tem como objetivo permitir aos alunos e à sociedade em geral conhecer a qualidade das instituições de Ensino Superior no Brasil.

Obviamente, com o aumento de faculdades e cursos na última década, não é raro que surjam instituições que não estão preparadas para oferecer um ensino adequado e para formar bem os seus alunos e profissionais para o futuro.

Dessa forma, além de tornar pública a informação sobre a qualidade das faculdades brasileiras, esses índices também permitem à própria faculdade melhorar os cursos que já oferece por meio de mais investimentos nas áreas necessárias, como infraestrutura, biblioteca, laboratórios e contratação de professores.

Conheça faculdades bem conceituadas no Brasil

Essas são algumas das faculdades que são reconhecidas pelo MEC, com boas avaliações:

Como saber o conceito de uma faculdade?

As informações sobre as avaliações das universidades brasileiras são públicas e, por isso, qualquer pessoa pode ter acesso a elas.

Para realizar uma consulta e saber o conceito que uma determinada faculdade tem, siga os seguintes passos:

1. Acesse o e-MEC: a base de dados relativos às instituições de Ensino Superior oficial do MEC;
2. No quadro azul que aparece no centro da tela, clique na guia/aba “Consulta Avançada”;
3. Em “Buscar por”, clique em “Instituição de Ensino Superior”;
4. No campo “Nome ou Sigla da Instituição” insira o nome da faculdade que você deseja pesquisar;
5. Depois basta preencher o campo “Código de Verificação” e clicar em “Pesquisar”.

O site irá atualizar, e os resultados serão exibidos no fim da página, na forma de uma tabela.

Veja também:

Conheça as 5 profissões mais valorizadas atualmente

Gostou de saber mais sobre conceitos e avaliações de faculdades no Brasil?

Deixe registrado um comentário aqui embaixo contando qual é a sua faculdade e qual é o conceito dela no MEC. Se você ainda não faz faculdade, comente qual é aquela em que você está de olho!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin