dcsimg

Saiba quais faculdades fazer pra trabalhar com computadores

Paixão por tecnologia? Descubra quais cursos podem te preparar para uma carreira brilhante!

Seja em dispositivos, softwares ou estratégias para uso da tecnologia, o universo dos computadores e o que os envolve atrai cada vez mais adeptos como hobby e, principalmente, como profissão.

Com as altas demandas e avanços incontestáveis, este mercado abre espaço para diferentes vertentes de trabalho e, para isso, variados cursos de capacitação. Mesmo com espaço para profissionais, nem sempre há facilidade para encontrar pessoas capacitadas para as funções disponíveis. Quem se prepara profissionalmente sai na frente na hora de encontrar uma boa colocação no mercado.

Quer saber quais faculdades podem te ajudar a trabalhar com computadores e o segmento de tecnologia? Veja!

Engenharia da Computação

Sim, a computação também tem sua engenharia! O aluno que optar pela formação em Engenharia da Computação vai investir cinco anos para formação neste bacharelado. O engenheiro da computação é um profissional capacitado para interpretar necessidades de um cliente ou situação e, a partir deste desafio, construir todo o aparato necessário para uma solução efetiva por meio da tecnologia.

Apto a reconhecer gráficos e símbolos com rápido raciocínio, o formando em Engenharia da Computação será habilitado a desenvolver desde a parte física de um dispositivo até os softwares mais avançados. Da linguagem de programação até a automação industrial, este engenheiro pode trabalhar em diversos segmentos profissionais e áreas da Tecnologia.

Ciência da Computação

O bacharelado com tempo médio de quatro anos apresenta a base teórica do mundo dos computadores e sua linguagem. O aluno será apresentado, ao longo do curso, a situações mais complexas de tecnologia, sendo preparado para diferentes desafios e possibilidades na carreira profissional.

Além da teoria, o pensamento estratégico para o uso de diferentes softwares e ferramentas é explorado durante a graduação, o que torna este aluno muito mais completo.

Redes de Computadores

Em dois anos e meio, o curso tecnológico de Rede de Computadores prepara o aluno para trabalhar com produtos e serviços tecnológicos que envolvam redes de comunicação e diversos segmentos da área de Tecnologia da Informação.

A graduação envolve conhecimento em atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de redes de computadores, além da busca por soluções para variados problemas.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Em formato de curso tecnológico, Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem duração média de cinco semestres. É um dos cursos disponíveis há mais tempo e com maior adesão que continua a ser uma boa opção para quem deseja trabalhar com tecnologia. O uso de sistemas, desde o mais básico até o mais grandioso e complexo, é imprescindível para qualquer tipo de negócio. O desenvolvimento e a análise das informações permitem que processos sejam otimizados e tragam panorama sobre situações rotineiras de uma empresa.

Um profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em diferentes áreas, seja na construção de sistemas operacionais, softwares e também jogos. Neste curso, o aluno é apresentado ao passo a passo, desde o planejamento de um sistema até a análise de dados recebidos pela programação.

Engenharia de Controle e Automação

O bacharelado de cinco anos em Engenharia de Controle e Automação envolve diferentes áreas relacionadas à Computação e Tecnologia, como mecânica e informática. A graduação visa acompanhar o desenvolvimento tecnológico por meio de seus dispositivos e inteligência de softwares e programas.

Com esta formação, o profissional poderá atuar em vários setores e vertentes, pois seu conhecimento permite trabalhar em muitas etapas de desenvolvimento dos processos de tecnologia em uma empresa ou negócio.

Jogos Digitais

Esse curso tecnológico com duração média de dois anos e meio costuma transformar o hobby de muitos apaixonados por computadores em profissão. O curso prepara o estudante para modelar, desenvolver e produzir jogos interativos como videogames, aplicativos e jogos para celular e outros dispositivos.

Desde o roteiro do jogo até a construção do software, o profissional está capacitado a acompanhar todas as etapas de desenvolvimento de jogos, inclusive animação.

Onde fazer uma faculdade para trabalhar com computadores?

A maioria das instituições de ensino já possuem ao menos um curso em sua grade destinado ao universo dos computadores. Mas é sempre importante verificar a qualidade e recomendação da faculdade e saber se ela é reconhecida e avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).

Pensando nisso, indicamos para você algumas das instituições de ensino que já atendem aos requisitos do MEC e são ótimas opções para quem quer estudar e trabalhar com tecnologia:

Agora é só escolher qual curso e faculdade mais combina com você! Conte pra gente nos comentários: qual a profissão dos seus sonhos no mundo da tecnologia?

Acompanhe também:

Engenharia da Computação: saiba tudo sobre a profissão

Descubra quanto ganha um profissional de TI

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin