13 faculdades para quem quer trabalhar em banco

Conheça 12 cursos superiores que o ajudarão a construir uma carreira em banco!

Ter um emprego em um banco é o sonho de muitas pessoas. As vantagens de se trabalhar em uma instituição financeira são muitas. De modo geral, os funcionários ganham bons salários e possuem benefícios que podem incluir previdência, plano de saúde, vale refeição e supermercado, auxílio-creche, ajuda para pagar a academia e muito mais.

Outro fator positivo em relação ao trabalho em banco é a possibilidade de receber uma participação nos lucros da empresa, o que pode garantir um bônus substancioso.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você é uma destas pessoas que sonham em trabalhar em banco, conheça alguns cursos superiores que o ajudarão a chegar lá.

Existe faculdade específica para trabalhar em banco?

A resposta é não! A primeira coisa a se pensar sobre trabalhar em um banco é que esse tipo de empresa precisa de profissionais de muitas áreas diferentes para poder funcionar diariamente. 

É claro que o atendimento de “balcão”, feito pelos bancários pelos quais somos recebidos quando queremos abrir uma conta ou fazer um investimento, ainda é predominantemente feito por pessoas que fizeram cursos de Administração ou ligados aos Negócios e Marketing.

Mas se você possui vocação para outro tipo de área e quer trabalhar em um banco, não há motivo para desistir. Cada vez mais digitais, os bancos estão contratando, por exemplo, muitos profissionais do setor de tecnologia – vindos de cursos de desenvolvimento de sistemas, engenharias, design e até comunicação.

O que é melhor para trabalhar em banco: tecnólogo ou bacharelado?

Os dois tipos de curso são válidos para quem está em busca de um diploma de curso superior para trabalhar em um banco e conquistar salários mais altos.

Os cursos de bacharelado são os mais comuns no Brasil, com duração média de quatro anos. São cursos como o de Administração de Empresas, Direito, Ciências Contábeis, Engenharias e Publicidade.

Já os cursos tecnólogos são uma modalidade mais recente no país, mas igualmente considerados como uma graduação superior. Sua principal vantagem é a duração menor, em torno de dois anos e meio. É um curso com disciplinas mais técnicas e voltadas para uma formação profissional mais estrita.

13 melhores cursos para quem deseja seguir carreira em banco

Quem deseja ter uma carreira de sucesso em um banco deve investir em formação. E como falamos anteriormente, não são apenas os profissionais especializados em finanças que possuem espaço neste tipo de empresa. 

Guia da Carreira - funcionário de banco

Os grandes bancos empregam profissionais de diferentes ramos para garantir o bom funcionamento de todos os seus departamentos.

Conheça algumas faculdades que podem ajudá-lo a conseguir um bom emprego em um banco:

1. Ciências Contábeis

Contadores são profissionais disputados no mercado de trabalho. Eles têm a responsabilidade de registrar todas as movimentações financeiras de uma empresa, controlar receitas e despesas, verificar impostos que devem ser pagos, elaborar relatórios e fazer o balanço patrimonial.

2. Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira é do tipo tecnológico e tem como objetivo preparar profissionais para planejar a captação e o investimento de recursos, analisar demonstrativos financeiros, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa, etc.

3. Sistemas de Informação

Profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) são muito requisitados em bancos e outras instituições financeiras. Quem se forma em Sistemas de Informação pode trabalhar administrando o fluxo de informações que circula na rede de computadores do banco. Também pode criar programas de armazenamento e recuperação de dados de forma que as informações fiquem seguras e, ao mesmo tempo, fáceis de serem acessadas.

4. Economia

Um economista estuda como a sociedade produz riquezas e como elas são distribuídas. Ele acompanha a movimentação do mercado financeiro e é capaz de fazer projeções sobre o cenário econômico dos próximos anos. Com isso, torna-se um profissional valioso e costuma ocupar cargos estratégicos em bancos.

5. Segurança da Informação

Os bancos trabalham com dados sigilosos e precisam garantir que seus clientes tenham acesso às informações de forma segura. O profissional formado em Segurança da Informação é capaz de criar mecanismos para preservar a integridade de qualquer tipo de dado e restringir seu acesso apenas a pessoas autorizadas.

6. Ciências Atuariais

Profissionais desta área estudam e analisam os riscos presentes em contratos de seguro, previdência, concessão de crédito, etc. Os bacharéis em Atuária utilizam métodos matemáticos e estatísticos para elaborar previsões e avaliar as possibilidades de perdas e ganhos das prestadoras de seguros ou de bancos. Determinar o valor das prestações de cada contrato de seguro é uma de suas funções.

7. Direito

Bancos lidam com diversos tipos de contrato, sejam aqueles estabelecidos com seus funcionários, correntistas ou outras empresas. Essas instituições costumam liderar a lista das empresas que mais investem em um departamento jurídico próprio. Por isso, profissionais do Direito sempre estão presentes entre os trabalhadores bancários.

8. Administração

Quem faz o curso de Administração tem a vantagem de estudar todos os aspectos que envolvem a gestão de um negócio e, por esta razão, podem ocupar cargos em diferentes departamentos dentro de um banco. São profissionais preparados para assumir cargos estratégicos.

9. Estatística

O estatístico trabalha com levantamento, processamento e análise de dados para explicar certos fenômenos ou mesmo fazer previsões com o mínimo de erro possível. São profissionais capazes de realizar diagnósticos sobre o mercado financeiro e por isso são muito disputados nesta área. Os bancos costumam investir em núcleos específicos para as atividades de um estatístico.

10. Gestão de Recursos Humanos

Um gestor de recursos humanos trabalha com o gerenciamento das pessoas que fazem parte da organização. Ele elabora planos de carreira, realiza processos de seleção de funcionários, cuida da avaliação de desempenho dos colaboradores da empresa e de programas de desenvolvimento, entre outras atividades.

Os bancos costumam ter processos de seleção bem definidos e constantes programas de treinamento para seus funcionários.

11. Logística

O profissional da área de Logística é responsável pelo bom funcionamento e constante melhoria nos processos de uma empresa. Ele entende de compra, produção, armazenamento e distribuição de produtos. Em um banco, pode assumir cargos estratégicos com o objetivo de melhorar e otimizar os serviços prestados aos clientes.

12. Marketing

Os bancos costumam investir bastante em Marketing e contratam profissionais desta área para trabalharem de forma exclusiva. Além das tradicionais propagandas que vemos na TV, os profissionais de Marketing elaboram diversas estratégias de fortalecimento da marca, como patrocínios em eventos culturais e esportivos.

13. Processos Gerenciais

O curso de Processos Gerenciais forma profissionais tecnólogos voltados para a gestão de negócios, operações, finanças e das pessoas envolvidas nestes processos. Com sua visão estratégica e empreendedora, os tecnólogos em Processos Gerenciais podem guiar e liderar equipes de acordo com as demandas de organização do mercado.

Como começar a trabalhar em um banco?

Deixar seu currículo em uma agência bancária não é a melhor forma de conseguir um emprego em um banco. Afinal, os recrutadores e o setor de Recursos Humanos normalmente sequer ficam nas agências, e sim na sede administrativa.

Agora que você já sabe os principais cursos para ser um futuro funcionário de um banco, vale a pena saber quais são as formas de ingresso feitas pelas instituições financeiras para selecionar os candidatos.

Trainee

Os programas de trainee são focados em estudantes nos últimos semestres da faculdade ou em recém-formados. Durante o processo trainee, os selecionados passam por um treinamento exclusivo de carreira para conhecer os setores do banco. Este serviço é remunerado e é semelhante a um estágio.

Se interessou? Leia este conteúdo: Vale a pena ser trainee? 

Concurso público

Instituições como o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal preenchem seus quadros técnicos com profissionais selecionados por meio de concursos públicos.

Trabalhe Conosco

A melhor forma de deixar o seu currículo para trabalhar em um banco é acessando o site e procurando a seção “Trabalhe Conosco” ou “Banco de Talentos”. Lá você deverá preencher seus dados profissionais e pode verificar quais oportunidades estão abertas no momento, podendo se candidatar de forma online.

Confira também: 10 dicas para um currículo perfeito 

Onde estudar para trabalhar em banco?

Seja qual for o curso escolhido, é importante se matricular em uma universidade de qualidade que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

E sabe qual é a melhor notícia? Muitos desses cursos podem ser encontrados na modalidade a distância, que permite estudar com muito mais flexibilidade e economia. Saiba que o diploma do EAD vale tanto quanto o presencial.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que têm graduações para quem quer trabalhar em banco:

Veja também: 10 cursos para quem gosta de matemática

Tem planos de trabalhar em um banco? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin