Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

13 faculdades para quem quer trabalhar em banco

19 de janeiro de 2019
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira
Atualizado em: 12/3/2024

Trabalhar em banco é o sonho de muitas pessoas. Afinal, as vantagens de se trabalhar em uma instituição financeira são muitas, sabia?

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Você já sabe qual profissão seguir? Faça o teste vocacional agora!

De modo geral, os funcionários ganham bons salários e possuem benefícios que podem incluir previdência, plano de saúde, vale refeição e supermercado, auxílio-creche, ajuda para pagar a academia e muito mais.

Outro fator positivo em relação ao trabalho em banco é a possibilidade de receber uma participação nos lucros da empresa, o que pode garantir um bônus substancioso.

Se você é uma destas pessoas que sonham em trabalhar em banco, conheça alguns cursos superiores que o ajudarão a chegar lá.

Existe faculdade específica para trabalhar em banco?

A resposta é não! A primeira coisa a se pensar sobre trabalhar em um banco é que esse tipo de empresa precisa de profissionais de muitas áreas diferentes para poder funcionar diariamente. 

+ Quanto ganha um Gerente de Banco?

É claro que o atendimento de “balcão”, feito pelos bancários pelos quais somos recebidos quando queremos abrir uma conta ou fazer um investimento, ainda é predominantemente feito por pessoas que fizeram cursos de Administração ou ligados aos Negócios e Marketing.

Mas se você possui vocação para outro tipo de área e quer trabalhar em um banco, não há motivo para desistir. Cada vez mais digitais, os bancos estão contratando, por exemplo, muitos profissionais do setor de tecnologia – vindos de cursos de desenvolvimento de sistemas, engenharias, design e até comunicação.

É preciso ter faculdade para trabalhar no banco?

Se você está considerando trabalhar em banco, é natural se perguntar se é necessário ter uma faculdade. A resposta pode surpreender você: não é estritamente obrigatório, mas ter uma formação acadêmica pode abrir portas e acelerar o seu crescimento profissional.

Trabalhar em banco envolve uma ampla gama de funções, desde atendimento ao cliente até análise de dados financeiros complexos.

Embora algumas posições de nível inicial possam não exigir um diploma universitário, muitos cargos mais avançados, como gerência e análise de investimentos, costumam requerer uma formação superior.

+ Como entregar currículo em mãos? Saiba quando é o melhor momento

A faculdade proporciona uma base sólida em áreas relevantes, como economia, administração e contabilidade. Além disso, os bancos valorizam habilidades como pensamento crítico, análise de dados e tomada de decisões informadas, que são desenvolvidas ao longo de um curso universitário.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Embora a educação formal seja um diferencial, é importante destacar que experiência, habilidades técnicas e aptidão pessoal também podem ser valorizadas pelos bancos.

Portanto, se você não possui um diploma, é fundamental buscar desenvolver essas competências por meio de cursos, certificações e experiências práticas.

+ Conta salário: Você sabe quais são as vantagens e desvantagens de ter uma?


13 melhores cursos para quem deseja seguir carreira em banco

Uma pessoa que é vista de frente apenas do torso pra baixo, especialmente suas mãos, está com um lápis na mão direita, lendo um documento com valores, e com uma calculadora ao lado, como se estivesse fazendo contas.

Quem deseja ter uma carreira de sucesso em um banco deve investir em formação. E como falamos anteriormente, não são apenas os profissionais especializados em finanças que possuem espaço neste tipo de empresa. 

Os grandes bancos empregam profissionais de diferentes ramos para garantir o bom funcionamento de todos os seus departamentos.

Conheça algumas faculdades que podem ajudá-lo a conseguir um bom emprego em um banco:

1. Ciências Contábeis

Contadores são profissionais disputados no mercado de trabalho. Eles têm a responsabilidade de registrar todas as movimentações financeiras de uma empresa, controlar receitas e despesas, verificar impostos que devem ser pagos, elaborar relatórios e fazer o balanço patrimonial.

2. Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira é do tipo tecnológico e tem como objetivo preparar profissionais para planejar a captação e o investimento de recursos, analisar demonstrativos financeiros, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa, etc.

3. Sistemas de Informação

Profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) são muito requisitados em bancos e outras instituições financeiras. Quem se forma em Sistemas de Informação pode trabalhar administrando o fluxo de informações que circula na rede de computadores do banco.

Também pode criar programas de armazenamento e recuperação de dados de forma que as informações fiquem seguras e, ao mesmo tempo, fáceis de serem acessadas.

4. Economia

Um economista estuda como a sociedade produz riquezas e como elas são distribuídas. Ele acompanha a movimentação do mercado financeiro e é capaz de fazer projeções sobre o cenário econômico dos próximos anos. Com isso, torna-se um profissional valioso e costuma ocupar cargos estratégicos em bancos.

5. Segurança da Informação

Os bancos trabalham com dados sigilosos e precisam garantir que seus clientes tenham acesso às informações de forma segura. O profissional formado em Segurança da Informação é capaz de criar mecanismos para preservar a integridade de qualquer tipo de dado e restringir seu acesso apenas a pessoas autorizadas.

6. Ciências Atuariais

Profissionais desta área estudam e analisam os riscos presentes em contratos de seguro, previdência, concessão de crédito, etc. Os bacharéis em Atuária utilizam métodos matemáticos e estatísticos para elaborar previsões e avaliar as possibilidades de perdas e ganhos das prestadoras de seguros ou de bancos. Determinar o valor das prestações de cada contrato de seguro é uma de suas funções.

7. Direito

Bancos lidam com diversos tipos de contrato, sejam aqueles estabelecidos com seus funcionários, correntistas ou outras empresas. Essas instituições costumam liderar a lista das empresas que mais investem em um departamento jurídico próprio. Por isso, profissionais do Direito sempre estão presentes entre os trabalhadores bancários.

8. Administração

Quem faz o curso de Administração tem a vantagem de estudar todos os aspectos que envolvem a gestão de um negócio e, por esta razão, podem ocupar cargos em diferentes departamentos dentro de um banco. São profissionais preparados para assumir cargos estratégicos.

9. Estatística

O estatístico trabalha com levantamento, processamento e análise de dados para explicar certos fenômenos ou mesmo fazer previsões com o mínimo de erro possível. São profissionais capazes de realizar diagnósticos sobre o mercado financeiro e por isso são muito disputados nesta área. Os bancos costumam investir em núcleos específicos para as atividades de um estatístico.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


10. Gestão de Recursos Humanos

Um gestor de recursos humanos trabalha com o gerenciamento das pessoas que fazem parte da organização. Ele elabora planos de carreira, realiza processos de seleção de funcionários, cuida da avaliação de desempenho dos colaboradores da empresa e de programas de desenvolvimento, entre outras atividades.

Os bancos costumam ter processos de seleção bem definidos e constantes programas de treinamento para seus funcionários.

11. Logística

O profissional da área de Logística é responsável pelo bom funcionamento e constante melhoria nos processos de uma empresa. Ele entende de compra, produção, armazenamento e distribuição de produtos. Em um banco, pode assumir cargos estratégicos com o objetivo de melhorar e otimizar os serviços prestados aos clientes.

12. Marketing

Os bancos costumam investir bastante em Marketing e contratam profissionais desta área para trabalharem de forma exclusiva. Além das tradicionais propagandas que vemos na TV, os profissionais de Marketing elaboram diversas estratégias de fortalecimento da marca, como patrocínios em eventos culturais e esportivos.

13. Processos Gerenciais

O curso de Processos Gerenciais forma profissionais tecnólogos voltados para a gestão de negócios, operações, finanças e das pessoas envolvidas nestes processos. Com sua visão estratégica e empreendedora, os tecnólogos em Processos Gerenciais podem guiar e liderar equipes de acordo com as demandas de organização do mercado.

O que é melhor para trabalhar em banco: tecnólogo ou bacharelado?

Grupo de bancários trabalhando e tendo uma reunião ao redor de uma mesa

Os dois tipos de curso são válidos para quem está em busca de um diploma de curso superior para trabalhar em um banco e conquistar salários mais altos.

Os cursos de bacharelado são os mais comuns no Brasil, com duração média de quatro anos. São cursos como o de Administração de Empresas, Direito, Ciências Contábeis, Engenharias e Publicidade.

+ Conheça todos os cursos tecnólogos que existem

Já os cursos tecnólogos são uma modalidade mais recente no país, mas igualmente considerados como uma graduação superior. Sua principal vantagem é a duração menor, em torno de dois anos e meio. É um curso com disciplinas mais técnicas e voltadas para uma formação profissional mais estrita.

Onde estudar para trabalhar em banco?

Seja qual for o curso escolhido, é importante se matricular em uma universidade de qualidade que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

E sabe qual é a melhor notícia? Muitos desses cursos podem ser encontrados na modalidade a distância, que permite estudar com muito mais flexibilidade e economia. Saiba que o diploma do EAD vale tanto quanto o presencial.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que têm graduações para quem quer trabalhar em banco:


Como começar a trabalhar em um banco?

Deixar seu currículo em uma agência bancária não é a melhor forma de conseguir um emprego em um banco. Afinal, os recrutadores e o setor de Recursos Humanos normalmente sequer ficam nas agências, e sim na sede administrativa.

Agora que você já sabe os principais cursos para ser um futuro funcionário de um banco, vale a pena saber quais são as formas de ingresso feitas pelas instituições financeiras para selecionar os candidatos.

+ Estagiário pode fazer hora extra? Veja tudo o que precisa saber!


Trainee

Os programas de trainee são focados em estudantes nos últimos semestres da faculdade ou em recém-formados. Durante o processo trainee, os selecionados passam por um treinamento exclusivo de carreira para conhecer os setores do banco. Este serviço é remunerado e é semelhante a um estágio.

Se interessou? Leia este conteúdo: Vale a pena ser trainee? 



Concurso público

Instituições como o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal preenchem seus quadros técnicos com profissionais selecionados por meio de concursos públicos.

Trabalhe Conosco

A melhor forma de deixar o seu currículo para trabalhar em um banco é acessando o site e procurando a seção “Trabalhe Conosco” ou “Banco de Talentos”. Lá você deverá preencher seus dados profissionais e pode verificar quais oportunidades estão abertas no momento, podendo se candidatar de forma online.

+ Confira também!
10 dicas para um currículo perfeito 
10 cursos para quem gosta de matemática

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

Por Guia da Carreira em 31/10/2016

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.