dcsimg

Conheça faculdades pra trabalhar no mercado financeiro

Sonha com uma carreira no mundo das finanças? Saiba agora mesmo quais cursos te farão chegar lá!

O mercado financeiro atrai inúmeros profissionais em todo o mundo. A aspiração por altos salários, reconhecimento e funções de responsabilidade são pontos relevantes para quem deseja trabalhar nessa área.

Mas qual a formação necessária para trabalhar no mercado financeiro? Qualquer curso de ciências exatas pode preparar um bom profissional? Descubra qual a melhor opção de faculdade para sua carreira!

Quem trabalha no mercado financeiro?

Para atuar no mercado financeiro é necessário ser um profissional que vá além dos cálculos. O profissional de finanças deve ter pensamento estratégico e capacidade para interpretar e analisar dados, descobrindo e propondo as melhores soluções.

A área pode ser bem burocrática, respeitando leis e passos fiscais. Também é importante saber sobre logística, estatística, gestão de crises e tendências de mercado, cujo trabalho  envolve muitas informações.

Diferentes graduações podem levar o profissional ao mercado financeiro e suas grandes oportunidades, cujo mercado é bastante disputado, com seu segmento de alta demanda e altos salários.

Diante da fase de crise econômica, o mercado segue em árduo trabalho e sempre em busca de bons profissionais, prontos para encarar todos os desafios. Portanto, a preparação acadêmica é essencial para alcançar posições relevantes.

Qual faculdade fazer para trabalhar no mercado financeiro?

As opções são muitas! Mas algumas escolhas podem facilitar a caminhada profissional. A área de Exatas é a primeira opção e ainda assim são muitos cursos. As áreas de Recursos Humanos, Marketing ou Economia também são formações promissoras para alçar voos rumo às funções do mercado financeiro e ainda lhe dar destaque pelo conhecimento diferenciado e complementar da área de atuação. Veja quais faculdades você pode cursar:

Ciências Contábeis

O profissional de contabilidade é responsável por toda a área de contas de uma organização, bem como registro, entradas, saídas, despesas e lucros. Os processos gerenciais de um departamento financeiro também pode ser gerido pelo contador, em casos de compra, venda e investimentos, por exemplo.

Cabe ao contador apontar o melhor caminho fiscal e financeiro à empresa para o bom andamento dos negócios em seus vários movimentos e também juntos aos órgãos fiscalizadores.

Em alguns casos, o contador pode assumir grandes responsabilidades, como na gestão da controladoria de uma empresa, possuindo habilidades como a tomada de decisões e também participação dos conselhos, em caso de empresas de grande porte.

No bacharelado de quatro anos de Ciências Contábeis, o aluno adquire o conhecimento necessário para a realização de auditorias e inventários, processos inevitáveis e essenciais para organizações que buscam manter suas finanças e demais áreas em situação regular.

Administração

Uma das graduações mais procuradas no país, Administração prepara profissionais para a área financeira de uma empresa, mas também para todo setor administrativo, incluindo gestão de pessoas.

O administrador pode trabalhar em diferentes setores em uma organização, em diferentes cargos, mas estará apto a pensar em projetos que otimizem os processos e rotinas da empresa, incluindo questões e desafios relacionados ao setor financeiro.

O curso também tem duração de quatro anos e pode ser encontrado na maioria das instituições de ensino do Brasil.

Economia

Esse é o curso de ciências humanas que, normalmente, acredita-se ser de ciências exatas. A faculdade de Economia prepara profissionais para análise e interpretação de dados e cenários, sejam eles nacionais ou internacionais.

O economista será preparado ao longo da faculdade para apresentar soluções economicamente sustentáveis e exequíveis em uma organização pública ou privada.

Na economia, todos os lados são avaliados para um planejamento e solução. Fatores culturais, políticos, ambientais e tantos outros podem determinar mudanças ou estagnação em um projeto ou negócio; e avaliação é feita pelo economista.

Em quatro anos de bacharelado, o profissional formado em Economia poderá lidar com estatísticas de forma estratégica e trabalhar em diferentes formatos e tamanhos de empresa.

Engenharia de Produção

Muitos cursos de engenharia podem oferecer ótimas oportunidades  para se trabalhar no mercado financeiro, mas é na faculdade de Engenharia de Produção que o aluno se depara com o desafio de alinhar, promover e avançar com a produtividade de uma empresa.

Entendendo e moldando processos, este engenheiro saberá aproveitar da melhor forma todo recurso disponível, seja financeiro ou humano.

Pelo fato de que na maioria das vezes  o profissional de Engenharia de Produção lida diretamente com o capital humano de uma empresa, também é capacitado em gerir pessoas e colaboradores.

Este profissional não atuará apenas em indústrias, mas também em empresas de varejo, finanças e prestadoras de serviço. A graduação é de cinco anos.

Onde estudar e se preparar para o mercado financeiro?

Como já ressaltado, o mundo das finanças é um dos principais alvos de quem cursa graduação. Por isso, as principais faculdades do país já oferecem os cursos mais procurados nas áreas listados acima! Em alguns casos, é possível encontrar até no formato EAD. Incrível, não é?

Veja quais instituições de ensino possuem as graduações que vão te levar ao mercado financeiro com cursos reconhecidos e avaliados pelo MEC:

Agora é só escolher o curso que mais combina com você e onde estudar! Conte nos comentários qual faculdade mais chamou sua atenção.

Acompanhe também:

Ciências Contábeis ou Economia: qual a melhor opção?

Saiba mais sobre o curso de Administração de Empresas

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin