dcsimg

Veja tudo sobre o curso de Engenharia Civil da FMU

O curso tem boa infraestrutura e oferece a chance de alcançar altos salários. Se você quer ser engenheiro civil, conheça a graduação da FMU!

A FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) une tradição e inovação: fundada em 1968, hoje faz parte do grupo internacional Laureate, o que garante à instituição uma das maiores estruturas universitárias do Brasil.

Seu curso de Engenharia Civil é um dos mais buscados, seguindo uma tendência nacional: de acordo com o mais recente Censo da Educação Superior no Brasil, Engenharia Civil é a quarta graduação em número de matrículas, com mais de 360 mil alunos inscritos!

O reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) garante a validade do diploma em todo o território nacional.

Descubra agora como é o curso, o que se estuda, quanto custam as mensalidades e como conseguir a sua vaga. Veja também outras opções de faculdade de Engenharia Civil reconhecidas pelo MEC!

Como é o curso de Engenharia Civil da FMU?

O curso de Engenharia Civil da FMU dura 10 semestres e é oferecido na modalidade presencial.

Existe a opção de estudar no período matutino ou noturno, ambos ministrados no campus do bairro da Liberdade, em São Paulo (SP).

O aluno formado sai da faculdade apto a projetar e acompanhar a construção e reforma de prédios, estradas, pontes, aeroportos, ferrovias, usinas hidrelétricas, conjuntos habitacionais e outras obras de infraestrutura.

Poderá também fiscalizar obras e serviços técnicos, fazer perícias e vistorias e coordenar equipes de instalação, montagem, reparo e manutenção de estruturas de diversos materiais.

O curso de Engenharia Civil da FMU conta com laboratórios, salas de aula específicas para algumas matérias, simuladores, oficinas de construção e até mesmo um canteiro de obras próprio.

A faculdade incentiva nos alunos qualidades como perfil analítico, flexibilidade e jogo de cintura no ambiente profissional, características que, de acordo com a consultoria especializada Robert Half, estão entre as mais valorizadas pelas empresas atualmente.

O que se estuda na Engenharia Civil da FMU?

Como todo curso em grau de bacharelado, a Engenharia Civil da FMU tem uma grade curricular ampla e abrangente – o que permite trabalhar em qualquer uma das diversas áreas dessa profissão.

A graduação começa com uma grande carga teórica, mas desde o início ela já vai aliada à prática. Por exemplo: você trabalhará a fundo os conceitos e técnicas de Cálculo, Ciência dos Materiais, Física, Química, Geologia, Hidráulica e Desenho Técnico, entre outras matérias.

A essas disciplinas somam-se outras que promovem competências paralelas necessárias aos atuais profissionais de Engenharia, como Empreendedorismo, Comunicação e Desafios Contemporâneos.

Para que você desenvolva seus conhecimentos práticos e conheça todas as possibilidades da profissão, a estrutura física do curso conta com:

  • Laboratórios didáticos
  • Salas de informática
  • Simuladores
  • CAD
  • Máquinas e Instalações Elétricas
  • Canteiro de Obras
  • Oficina

Qual o preço de Engenharia Civil na FMU?

Há uma pequena variação de preços entre os períodos matutino e noturno. Confira:

  • Engenharia Civil matutino da FMU: R$ 720
  • Engenharia Civil noturno da FMU: R$ 890

Esses valores estão sujeitos a mudanças conforme o semestre.

Mesmo tendo mensalidades consideradas acessíveis, que seguem a média do mercado para cursos deste nível, a FMU ainda oferece aos estudantes a oportunidade de descontos, bolsas de estudo e financiamentos.

Esses programas estão voltados para alunos de baixa renda ou que se destacam nas notas do vestibular, por exemplo.

Alguns deles são governamentais, como o ProUni e o FIES. Mas há também os programas privados, como o PraValer, o Crédito do Bem e o Move Mais. Falando diretamente com a faculdade você pode saber mais detalhes sobre como participar.

Como conseguir uma vaga na Engenharia Civil da FMU?

Há mais de um jeito de entrar no curso de Engenharia Civil da FMU. O mais conhecido é o Vestibular Tradicional (provas nos dias e horários marcados pela faculdade). A universidade oferece também o Vestibular Agendado: você entra no site e, entre as opções de dia e horário, escolhe aquelas que melhor se encaixam na sua rotina para fazer a prova.

Outra oportunidade é para quem fez o Enem. É possível conquistar uma vaga sem ter que fazer vestibular.

E há ainda outras maneiras de conseguir o ingresso no curso sem vestibular. Pode ser por Transferência de outra instituição, por Segunda Graduação (se você já é formado e quer fazer Engenharia Civil na FMU) ou como ex-aluno, que também merecerá atenção especial da faculdade para ter uma vaga. Em todos os casos, entre em contato com a FMU para saber mais detalhes.

Outras faculdades de Engenharia Civil reconhecidas pelo MEC

Caso não seja possível para você estudar na FMU, anote algumas sugestões de outras faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem Engenharia Civil, com opções de curso nas modalidades presencial e semipresencial:

Veja também:

Quanto ganha um engenheiro civil?

O que achou do curso da FMU? Está entre suas opções de faculdade? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin