dcsimg

Conheça o curso de Fonoaudiologia EAD e veja onde fazer

A gente descobriu como é feita essa graduação em Fonoaudiologia a distância e ainda trouxe algumas alternativas interessantes para você!

Fonoaudiologia é uma área em ascensão no Brasil.

Disponível em dezenas de faculdades, o curso de formação superior já conta com quase 13 mil alunos matriculados.

Com a procura crescente, passou a ser ofertado também na modalidade EAD – de forma que pode chegar a mais gente e com um custo bem inferior ao tradicional.

Sim, você não leu errado: já é possível estudar Fonoaudiologia a distância, usufruir da flexibilidade que o formato oferece e fazer parte de uma profissão que só cresce. Quer saber como? A gente explica!

Conheça o curso de Fonoaudiologia EAD e veja onde fazer!

O curso de Fonoaudiologia EAD

Fonoaudiologia trata de questões relacionadas à audição, fala, linguagem, respiração, mastigação e deglutição. Entre as mais comuns, gagueira, troca de letras durante a fala, distúrbios de leitura e escrita, audição.

É uma profissão bastante abrangente, que atende desde crianças pequenas até idosos. É bastante conhecida por ajudar a melhorar a dicção de atores, apresentadores e repórteres de TV.

O curso pertence à área da Saúde, tem quatro anos de duração e forma bacharéis.

No EAD ainda é um recém-chegado: só começou a ser oferecido a partir de 2018. No momento há apenas um único curso em atividade, oferecido pelo Centro Universitário Ingá (Uningá) de Maringá (PR). Os polos de apoio estão espalhados por 38 cidades pelos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco. Por ano, a instituição pode oferecer até 1.200 vagas para estudantes interessados.

O curso tem o reconhecimento do MEC e conta com aulas presenciais e a distância.

A parte presencial ocorre nos polos das cidades atendidas. Lá os alunos contam com ajuda de professores e tutores, participam de aulas em laboratório, apresentam trabalhos, fazem provas finais, etc.

As aulas a distância ocorrem em um ambiente virtual acessado pela internet, de qualquer lugar. Os alunos fazem as disciplinas com a ajuda de videoaulas, livros e apostilas digitais, apresentações, tutoriais e muito mais. Eles contam também com o apoio total de tutores online e podem interagir com seus colegas de curso.

Com o diploma em mãos, os profissionais formados em Fonoaudiologia EAD podem buscar oportunidades em clínicas de reabilitação especializadas, abrir seu próprio consultório, prestar serviços a estabelecimentos educacionais infantis, trabalhar com saúde pública, atender a empresas de comunicação, como TVs, escolas de formação de atores, rádio e teatro, além de, claro, atuar como professor da rede superior de ensino (depois de fazer mestrado e doutorado). Também podem fazer concursos públicos e entrar em pós-graduações.

Anote aí: nos próximos anos outras faculdades devem começar a abrir vagas no curso. Fique de olho!

O que se estuda no curso de Fonoaudiologia EAD

Dê uma olhada em algumas das disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Fonoaudiologia.

  • Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem
  • Psicologia da Educação
  • Fonética e Fonologia Aplicada aos Distúrbios da Comunicação
  • Diagnóstico Fonoaudiológico
  • Anatomia de Cabeça e Pescoço
  • Audiologia
  • Neuroanatomia e Neurofisiologia
  • Habilitação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação
  • Teoria dos Distúrbios da Comunicação
  • Fonoaudiologia Preventiva
  • Habilitação e Reabilitação dos Distúrbios da Audição
  • Gestão Em Saúde
  • Fonética E Fonologia Aplicada à Aquisição de Linguagem
  • Anatomia Humana

Os exemplos que mostramos foram retirados do curso presencial oferecido pela Universidade de Franca (UNIFRAN).

Mesmo no EAD, o curso tem estágios curriculares obrigatórios que devem ser feitos presencialmente.

Alternativas ao curso de Fonoaudiologia EAD

Se sua cidade não tem um polo de apoio que oferece o curso de Fonoaudiologia a distância, o jeito é fazer a graduação presencial tradicional.

O estudo presencial é menos flexível que o EAD, mas tem também tem muitas vantagens. Nessa modalidade, o curso de pode ser encontrado em quase uma centena de faculdades.

O presencial tem quatro anos de duração e também é um bacharelado.

Outra vantagem do ensino presencial: ter mais formas de obter financiamentos e bolsas de estudos!

Quer saber como? Veja o próximo tópico!

Como ganhar bolsas e financiar seu curso de Fonoaudiologia EAD

No EAD, o aluno pode financiar o curso de Fonoaudiologia pelo ProUni e por programas da própria faculdade.

No presencial, pode, além desses dois, também tentar o FIES e similares.

Vamos entender um a um:

  • Programas de bolsas das próprias faculdades – Muitas instituições de ensino oferecem bolsas de estudos parciais por meio de programas e parcerias. Tem, por exemplo, bolsa para estudantes que se deram bem no Enem, para quem participa de determinadas promoções, para quem se inscreve nos sites parceiros e por aí vai. Elas são fáceis de conseguir e podem render um desconto de até 70% no valor da mensalidade. Vale tanto para o EAD quanto para o presencial.
  • ProUni – Um dos maiores programas de acesso ao ensino superior do Brasil também pode ser usado para Fonoaudiologia – EAD e presencial. Para concorrer a uma bolsa integral ou parcial, o candidato precisa ter feito o Enem mais recente e participar de uma seleção bastante concorrida. Além disso, é preciso se encaixar nos critérios socioeconômicos definidos pelo MEC. A seleção leva em conta as melhores notas no Enem. Quem for escolhido ganha bolsa até o final do curso. São duas seleções por ano.
  • FIES e similares – O FIES é o programa de financiamento estudantil a juros baixos que ajuda milhares de estudantes a fazerem um curso superior no Brasil. O prazo para pagamento é bem longo e as parcelas só são cobradas depois da formatura. O FIES, pelo menos por enquanto, só vale para curso presencial. Para participar é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e atender a todas as exigências do MEC. Muitas faculdades oferecem programas similares de financiamento, mas com bem menos burocracia. Informe-se no local onde você quer estudar.

Onde estudar Fonoaudiologia

Bom, como até agora só uma faculdade oferece o curso de Fonoaudiologia EAD, o jeito é partir para as presenciais.

Aqui o universo é bem mais amplo – ainda bem!

O curso pode ser encontrado em boas faculdades da rede privada, como a Universidade de Franca (UNIFRAN) e a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS).

Veja também:

Descubra qual é o preço da faculdade de Fonoaudiologia

Vai tentar o curso de Fonoaudiologia EAD ou vai optar pelo presencial mesmo? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin