dcsimg

Conheça o curso de Gestão de Projetos e veja onde estudar

Você gosta de organizar e coordenar equipes? É comunicativo e tem visão estratégica? O curso de Gestão de Projetos pode ser uma boa opção!

Gestão de Projetos, com essa denominação, é encontrado em algumas faculdades brasileiras como curso de pós-graduação, no nível de especialização ou MBA. É uma opção para quem já fez faculdade e quer se aperfeiçoar na área de negócios.

Nessa mesma área, há cursos de graduação semelhantes, como os de Administração, Gestão Financeira e Processos Gerenciais.

Por isso, é importante ler com atenção a pesquisa que preparamos a seguir. Quem busca uma pós em Gestão de Projetos vai saber mais sobre o curso; quem quer fazer uma graduação na área de negócios vai conhecer todas as opções.

Descubra agora mesmo como é o curso de Gestão de Projetos e veja alternativas para fazer uma faculdade nessa área!

Como é o curso de Gestão de Projetos?

O curso de Gestão de Projetos – chamado em algumas instituições de Gerenciamento de Projetos – é oferecido em nível de pós-graduação. Ou seja, para ingressar, é preciso antes ter um diploma de graduação.

A pós forma o estudante para analisar e gerenciar as diferentes partes de um projeto no setor dos negócios, em empresas de vários segmentos.

O gestor de projetos poderá, por exemplo, trabalhar em empresas de engenharia, de comunicação, de arquitetura, na indústria automobilística e aeronáutica e até mesmo em empresas de eventos.

Quer dizer: onde quer que haja projetos a executar, a figura do gestor de projetos tem grande importância na organização e planejamento das ações.

O trabalho envolve desde a definição das etapas do projeto e seus cronogramas, até o levantamento de orçamentos, a verificação dos enquadramentos legais, a seleção dos profissionais adequados, o acompanhamento e a avaliação dos resultados.

O conteúdo do curso aborda essas várias etapas, procurando desenvolver nos alunos as habilidades necessárias para o sucesso de um projeto. A seguir você verá as principais matérias.

O que se estuda em Gestão de Projetos?

O curso de Gestão de Projetos é de curta duração. A carga horária varia conforme a faculdade, mas há instituições que o oferecem em um ano. As matérias também podem variar de acordo com a faculdade.

A lista abaixo mostra algumas das principais disciplinas encontradas na maioria dos cursos de pós em Gestão de Projetos:

  • Gerenciamento Estratégico de Projetos
  • Gestão de Aquisições e Contratações
  • Gestão de Comunicação e Pessoas
  • Gestão de Custos
  • Gestão de Integração e Escopo
  • Gestão de Processos e Qualidade
  • Gestão de Riscos em Projetos
  • Gestão do Tempo em Projetos
  • Ferramentas de Software para Gestão de Projetos

Onde posso estudar Gestão de Projetos?

São muitas as instituições que oferecem a pós em Gestão de Projetos. Um dos critérios mais importantes para escolher a sua é verificar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), por exemplo, é uma instituição reconhecida pelo MEC que oferece o curso em vários estados do país, inclusive na modalidade a distância.

Outras faculdades com essas mesmas características são a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), a Universidade de Franca (UNIFRAN) e a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais.

Cursos de graduação na área de Gestão de Projetos

Para quem ainda não fez uma faculdade e quer ingressar na área de negócios e projetos, há boas opções de graduação. Anote algumas dicas:

Administração

É um curso do grau de bacharelado, com duração média de quatro anos. Prepara o profissional para atuar nos vários setores da administração de uma empresa.

Gestão Comercial

É um Curso Superior de Tecnologia (CST), ou tecnólogo, de nível universitário. Tem duração de dois anos e prepara profissionais para a área comercial e de vendas das empresas.

Gestão da Qualidade

Também é um tecnólogo com duração de dois anos. Quem se forma em Gestão da Qualidade pode atuar no planejamento, avaliação e execução de sistemas de gestão de qualidade e produtividade, segundo as normas de qualidade estabelecidas.

Gestão de Cooperativas

Esse é outro tecnólogo que dura dois anos. O foco do profissional será planejar e gerenciar as atividades de cooperativas e associações em seus respectivos negócios.

Gestão Financeira

Trata-se de outro tecnólogo de dois anos. O profissional se encarregará da área financeira das empresas, analisando as possibilidades e fornecendo dados imprescindíveis para a tomada de decisão dos empresários.

Gestão Pública

Também pode ser feito em dois anos e pertence ao grau de superior de tecnologia. A função do profissional aqui é diagnosticar os cenários político, econômico, social e legal para levar a cabo projetos no setor público.

Marketing

Dois anos também são suficientes para essa formação superior. O profissional é responsável por analisar todas as variáveis de Marketing para gerenciar projetos de comunicação e relacionamento com o mercado.

Processos Gerenciais

Esse é outro tecnólogo da área de negócios com duração de dois anos. O profissional vai analisar e avaliar o contexto empresarial, a fim de formular projetos gerenciais em áreas como a logística e a financeira.

Todos esses cursos são muito difundidos nas faculdades brasileiras, sendo oferecidos tanto de forma presencial quanto a distância. Separamos aqui a nossa lista de sugestões:

Em todas as faculdades da lista você vai encontrar benefícios como bolsas de estudos, financiamento facilitado, descontos e convênios. Vale a pena entrar no site de cada uma para conhecer as vantagens oferecidas!

Veja também:

Processos Gerenciais: curso e mercado de trabalho

Você já é formado e vai fazer pós em Gestão de Projetos? Ou está procurando uma graduação? Conte tudo aqui para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin