dcsimg

Gestão Empresarial: saiba sobre o curso e onde estudar

Gosta do mundo empresarial, tem interesse em trabalhar com gestão e quer saber como funciona o curso? Confira tudo aqui!

Em muitas faculdades, Gestão Empresarial é o antigo nome do curso que hoje se chama Processos Gerenciais. A denominação pode ter mudado, mas o conteúdo é semelhante e a oferta universitária é grande no país.

Trata-se de um curso de grau tecnológico, de nível superior, com duração de dois anos. O aluno aprende um pouco de tudo sobre o universo corporativo e sai da faculdade com um perfil versátil, muito valorizado pelas empresas.

Por isso, a empregabilidade do profissional formado em Gestão Empresarial é alta, e ele pode conseguir seu lugar ao sol nos setores da indústria, do comércio ou dos serviços, atuando em diversas áreas internas das empresas.

Conheça mais sobre o curso de Gestão Empresarial, as matérias estudadas e onde fazer a faculdade. Veja também outras opções de cursos na área dos negócios!

Como é o curso de Gestão Empresarial?

O curso de Gestão Empresarial é bastante completo e dá ao aluno uma visão geral dos processos de gestão, rotinas administrativas e planos estratégicos.

O aluno aprende os fundamentos básicos de vários departamentos, como Recursos Humanos, Marketing, Financeiro, Logística, entre outras. Esse arsenal de conhecimentos possibilita ao profissional exercer uma infinidade de funções em diversos setores.

O aluno formado em Gestão Empresarial pode, por exemplo, trabalhar com análises contábeis e financeiras, com recrutamento e seleção, no contato com agências de comunicação, com administração de compras e estoques, entre muitas outras possibilidades.

Depois de algum tempo no mercado e de investir em qualificação, profissional pode alcançar cargos de coordenação e chefia, com chances de ótimos salários.

Outra regra dessa graduação é fomentar nos alunos suas habilidades de negociador, o raciocínio ágil para tomar decisões e a capacidade de liderança.

Em geral, as faculdades trabalham essas características com simulações e estudos de caso, como por exemplo no curso de Processos Gerenciais do Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA).

O que se estuda no curso de Gestão Empresarial?

Há um interessante equilíbrio entre matérias das Ciências Exatas e Humanas no curso de Gestão Empresarial.

Isso tem sua razão de ser: dentro de uma empresa, o gestor tem que ser craque com os números em muitas situações. Em outras, no entanto, o que se pede é uma grande habilidade humana.

Os números entram, por exemplo, para as áreas contábil e financeira, enquanto as técnicas para lidar com pessoas podem pesar mais para os setores de recursos humanos e marketing.

No fundo, as duas áreas de conhecimento se entrelaçam e ganham importância no dia a dia do profissional, que terá que enfrentar rotineiramente cálculos, negociações, administração de conflitos e gestão de equipes.

Abaixo, colocamos algumas das principais disciplinas que costumam aparecer no curso de Gestão Empresarial. Como você vai ver, é bastante conteúdo, e parece incrível que o aluno aprenda tudo em dois anos. Mas isso é perfeitamente possível! Confira:

  • Administração de Recursos Humanos
  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Comportamento e Cultura Organizacionais
  • Custos e Formação de Preços
  • Direito Aplicado aos Negócios
  • Economia
  • Fundamentos Contábeis e Financeiros
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos
  • Gestão das Relações Humanas
  • Gestão de Negócios
  • Gestão de Processos e Operações
  • Gestão da Distribuição Logística
  • Gestão de Marketing
  • Liderança e Gestão de Conflito
  • Matemática Financeira
  • Planejamento Estratégico
  • Probabilidade e Estatística
  • Processos Decisórios
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação
  • Teoria e Gestão Organizacional

Outras opções de cursos na área de Gestão e Negócios

O curso de Gestão Empresarial – exatamente com esse nome – é cada vez menos comum nas universidades brasileiras. Como dissemos no início, a equivalência hoje em dia é o curso de Processos Gerenciais, amplamente oferecido pelas universidades.

Mas existem ainda outras opções de graduação nessa área. Vamos comentar rapidamente sobre três delas.

Empreendedorismo

É um curso tecnológico com duração de dois anos. A grade curricular se assemelha muito à de Processos Gerenciais, com foco em matérias sobre gestão dos vários setores de uma empresa.

A diferença é que Empreendedorismo está mais voltado para quem quer começar ou aprimorar seu próprio negócio. Outro público do curso são funcionários de grandes empresas que querem implantar novos projetos nas organizações onde trabalham.

Por isso, algumas matérias dão ênfase à inovação e à captação de recursos e fontes de financiamento, assuntos tão importantes para quem quer empreender.

Gestão Comercial

Essa é outra graduação tecnológica com duração de dois anos. É voltada para quem pretende atuar mais especificamente no setor comercial: vendas, preços, concorrência, fornecedores, mercados, e-commerce, varejo e atacado fazem parte das preocupações diárias desse profissional.

O curso também tem uma parte em comum com Processos Gerenciais. Mas algumas disciplinas são mais específicas. Por exemplo: Comércio Eletrônico, Técnicas de Apreçamento Estratégico, Promoção de Vendas e Merchandising.

Administração

O curso de Administração é um dos mais tradicionais e queridos pelos estudantes brasileiros. É do grau de bacharelado, com duração de quatro anos na maioria das faculdades.

É lógico que, no dobro do tempo, o aluno pode estudar com mais profundidade todas as matérias. E pode também estudar mais matérias do que um aluno de curso tecnológico.

De fato, se analisarmos a grade curricular de Administração, vemos que o curso abrange mais ou menos todos os outros que acabamos de comentar aqui neste artigo.

Isso não quer dizer que a graduação em Administração seja melhor ou pior do que as outras. É só um enfoque diferente.

Para quem tem pressa em conseguir o diploma e já sabe o que quer em termos profissionais, talvez um curso tecnológico seja o indicado. Quem ainda não sabe exatamente qual área empresarial quer seguir e tem tempo para estudar, o bacharelado em Administração é uma ótima escolha.

A decisão é do estudante, que deve avaliar sua situação atual e as expectativas para o futuro.

Onde estudar Gestão Empresarial?

As faculdades da lista abaixo oferecem não apenas o curso de Gestão Empresarial (Processos Gerenciais), mas também o de Empreendedorismo, Gestão Comercial e Administração. Eles podem ser feitos nas modalidades presencial e a distância, em vários pontos do país.

Todas as instituições relacionadas estão credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Isso garante a validade do diploma, inclusive do curso a distância, que vale tanto quanto o presencial.

Veja também:

Qual é o salário de Processos Gerenciais?

Gostou de saber mais sobre o curso de Gestão Empresarial? É esse mesmo que você quer fazer ou está pensando em outras opções? Comente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin