dcsimg

Veja como fazer uma licenciatura EAD para bacharéis

Os cursos de bacharelado estão entre os mais procurados do Brasil. Isso porque esse tipo de curso oferece uma formação abrangente, possibilitando ao profissional diplomado atuar em diferentes áreas.

Porém, o bacharel não está habilitado a atuar como professor. Para isso, ele precisa cursar uma licenciatura. No entanto, é muito comum que pessoas formadas tenham que retornar aos estudos para conseguir um diploma que permita dar aulas.

Para quem já é diplomado e pretende ingressar na carreira de docente do ensino fundamental e médio, é necessário realizar o curso de complementação pedagógica. Embora conciliar o trabalho e os estudos pareça um desafio, a flexibilidade oferecida pela licenciatura EAD torna essa tarefa possível.

Bacharelado EAD X Licenciatura EAD

Os cursos de bacharelado a distância podem ser encontrados em quase todas as faculdades que oferecem graduação EAD. O diploma de bacharel habilita o aluno a atuar em diversas áreas do mercado de trabalho, prestar concurso público ou seguir carreira acadêmica.

Assim, como o bacharelado, os cursos de licenciatura EAD também são bastante comuns. Durante a licenciatura, o aluno irá estudar disciplinas da área da educação, como: Didática, Metodologia do Ensino, Práticas Pedagógicas, Fundamentos da Educação, Libras, entre outras.

Portanto, quem é formado em um curso de licenciatura está habilitado a dar aulas no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação Profissionalizante de Ensino Médio, em escolas públicas e particulares.

Diploma de licenciatura EAD tem validade?

Uma dúvida, muito frequente, é se o diploma de um curso de licenciatura EAD para bacharéis tem a mesma validade que o do curso presencial. A resposta é: sim, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC.

Mesmo quando as modalidades são diferentes, os cursos e a carga horária são os mesmos não havendo distinção entre os diplomas da graduação EAD e o da graduação presencial, e também não há nenhuma sinalização de que o curso foi feito a distância.

Além disso, as faculdades e cursos EAD são avaliadas pelo MEC, de acordo com os mesmos critérios utilizados para os cursos presenciais.

Como são as aulas de licenciatura EAD?

Quem opta por cursar a licenciatura EAD, irá assistir as aulas em um ambiente virtual oferecido pela faculdade.

Assim, ficarão disponíveis aos alunos os materiais, dentre eles: videoaulas, livros digitais, apostilas, links, fóruns para comunicação com professores e submissão de trabalhos, e muitos outros recursos de aprendizagem desenvolvidos especialmente para o curso.

Dessa forma, o estudante pode estabelecer o seu próprio cronograma de estudos, conciliando com os horários que estiverem disponíveis. Para se graduar com sucesso, o aluno deverá contar com muita disciplina para realizar as atividades, cumprir o cronograma do curso e comparecer às atividades presenciais que sejam exigidas.

Licenciatura EAD para bacharéis: como ingressar?

Para o bacharel que busca ter uma licenciatura, há duas formas de ingresso: optar por uma segunda graduação ou complementar seus estudos com os conhecimentos pedagógicos necessários.

Quem já tem uma ideia de cursar uma segunda graduação deverá passar por todo o procedimento acadêmico de prestar vestibular, estudar durante todo o período do curso e cumprir com o estágio supervisionado obrigatório em escola.

Para aqueles que preferem adiantar o processo, o ideal é optar pelo curso de Formação Pedagógica para Não Licenciados, ou apenas Formação Pedagógica.

A complementação pedagógica dura entre dois a três semestres e o ingresso é feito através da apresentação da documentação exigida pela faculdade, que inclui o diploma de bacharelado e o histórico escolar detalhado.

Quanto custa fazer uma licenciatura EAD?

Embora haja opções para todos os bolsos, os cursos na modalidade EAD saem bem mais em conta que os presenciais. Isso porque não há a necessidade de deslocamento e alimentação fora de casa, o que significa uma boa economia.

Além disso, as mensalidades são mais baratas. Por exemplo, um curso de Formação Pedagógica EAD para bacharéis na Cruzeiro do Sul Virtual, uma instituição reconhecida pelo MEC, sai por menos de R$300 ao mês.

Como é o curso de Formação Pedagógica EAD para bacharéis?

Há duas opções possíveis de licenciatura EAD para bacharéis. Esteja por dentro!

Licenciatura no mesmo curso em que possui bacharelado

Esta opção é voltada para aqueles que pretendem se licenciar no mesmo curso em que já são formados. Por exemplo: um bacharel em Geografia que pretende se habilitar a lecionar Geografia nas escolas.

  • Duração do curso: 2 semestres.
  • Curso dividido em: Estágio, Atividades Complementares Obrigatórias e Teórica e Prática.

Licenciatura na mesma área em que possui bacharelado

Esta opção é voltada para quem pretende se licenciar num curso da mesma área em que se formou como bacharel. Por exemplo: um engenheiro químico que pretende dar aulas de Química nas escolas.

  • Duração do curso: 3 semestres.
  • Curso dividido em: Estágio, Atividades Complementares Obrigatórias e Teórica e Prática.

Cursos de licenciatura EAD para bacharéis

Os cursos de Formação Pedagógica para bacharéis contam com disciplinas específicas para cada área do conhecimento. Dentre os mais comuns, estão:

  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Matemática.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Biologia.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Física.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Geografia.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em História.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Química.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Português.

Outros cursos disponíveis de licenciatura EAD para bacharéis, incluem:

Ciências Humanas e Sociais

  • Filosofia
  • Geografia
  • História
  • Letras
  • Pedagogia
  • Sociologia

Ciências Exatas

  • Física
  • Informática
  • Matemática

Ciências Biológicas

  • Biologia
  • Química

Onde cursar licenciatura EAD para bacharéis

Há diversas instituições de ensino particulares que oferecem cursos de Formação Pedagógica e licenciatura EAD para bacharéis.

Listamos aqui faculdades reconhecidas pelo MEC com bons cursos, que oferecem possibilidades de bolsas e financiamentos diversos, como FIES e ProUni, para facilitar o acesso daqueles que desejam se tornar professores. Confira:

Veja também:

Vale a pena fazer faculdade a distância? Entenda
O que é Licenciatura

Está pensando em fazer uma licenciatura? Já decidiu em qual faculdade deseja ingressar? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin