Licenciatura em Ciências Biológicas pode trabalhar em quê?

A área de Ciências Biológicas oferece mais oportunidades do que você imagina! Conheça algumas delas aqui!

As Ciências Biológicas estão em alta! De repente o mercado se deu conta que investir no estudo e manutenção da biodiversidade é um bom negócio.

Por isso tanta empresa tem investido em recuperação de áreas degradadas, cuidados com a água, qualidade do ar e extração racional de recursos.

Para o biólogo, essa é uma oportunidade e tanto para expandir sua atuação.

Quer conhecer melhor essa história?

Então veja em que os formados na licenciatura em Ciências Biológicas podem trabalhar.

Em que trabalham os licenciados em Ciências Biológicas

Os licenciados em Ciências Biológicas podem trabalhar em diversos ramos do mercado de trabalho.

A gente listou os 10 principais deles para você ter ideia da versatilidade da área!

1. Ensino

O ensino é a atividade mais conhecida do licenciado em Ciências Biológicas. A graduação, na verdade, é voltada à formação de professores para o ensino fundamental e médio, o que torna as escolas públicas e privadas o maior filão para quem opta por esse curso.

Trata-se de um bom mercado de trabalho. Acredite: por todo o Brasil ainda há escassez de professores em todas as áreas do conhecimento.

Para os interessados no serviço público, volta e meia há concursos estaduais e municipais que distribuem vagas em todo o país.

Na rede privada, a oferta é ainda maior.

2. Ensino a distância

O ensino a distância (EAD) também é um excelente mercado para os licenciados em Educação Física.

A explosão das aulas on-line tem expandido bastante as possibilidades.

Aqui, a maneira de ensinar é totalmente diferente da sala de aula presencial, por isso os profissionais interessados nessa modalidade devem fazer cursos para entender as ferramentas, a pedagogia e a dinâmica própria do EAD.

O mercado oferece vagas para professor EAD de ensino médio, ensino superior, pós-graduação e cursos livres.

3. Ensino superior

O ensino superior é outro campo de atuação muito interessante para os licenciados em Ciências Biológicas.

O Brasil é um dos países com maior número de faculdades no mundo, (especialmente na rede privada) e isso abre oportunidades gigantescas quem quer ministrar disciplinas diversas em graduações ligadas às ciências médicas e biológicas.

Para chegar lá, os licenciados precisam investir em pós-graduação, de preferência mestrado e, se possível, doutorado. Nas universidades públicas é necessário ser aprovado em um concurso público, que costuma ser bastante concorrido.

4. Cursos livres

Os cursos livres estão se tornando cada vez mais populares. Impulsionados pelas redes sociais, muita gente procura esse tipo de formação para complementar conhecimento, ampliar redes de contato e expandir oportunidades de trabalho.

Em Ciências Biológicas, por exemplo, estão bombando cursos livres sobre botânica e processos de fermentação.

Neles, os licenciados podem atuar como professores ou gestores. A oferta é boa tanto no presencial quanto no EAD.

5. Editoras

Editoras que produzem material didático precisam de biólogos para criar conteúdo conciso e atualizado.

Para atuar na área é preciso saber se expressar bem, transmitir conceitos de forma didática, ter conhecimento aprofundado sobre os grandes temas da Biologia desenvolver um sistema pedagógico de aprendizado – algo que os licenciados normalmente aprendem na faculdade!

6. Administração escolar

Os licenciados em Ciências Biológicas também podem atuar com a administração de estabelecimentos escolares de nível fundamental ou médio – na supervisão, coordenação ou direção.

7. Gestão ambiental

Gestão Ambiental é uma das áreas mais quentes do momento. Pressionadas pela opinião pública, muitas empresas estão correndo para adotar medidas que reduzem o impacto ambiental de sua atividade.

Isso envolve, por exemplo, replantio de mata nativa, recuperação de nascentes, manejo do solo, criação de políticas públicas e busca de soluções para extração sustentável de recursos.

A atividade pode ser desempenhada por licenciados em Ciências Biológicas, desde que eles invistam em um curso de formação em gestão ambiental (uma pós-graduação ou um curso livre).

 8. Consultorias

O licenciado em Ciências Biológicas pode prestar consultoria em diversas áreas.

Pode, por exemplo, oferecer soluções ambientais para empresas; pesquisar conteúdos para produtoras de TV e de publicidade; colaborar na criação de relatórios ou documentários; ajudar na preparação curricular de diversos tipos de curso.

9. Museus

Museus que preservam a memória da natureza (museu da história da humanidade, museu do mar, por exemplo) dificilmente abrem mão de um profissional de Ciências Biológicas.

Eles ajudam a classificar as espécies, descrever o bioma, pesquisar as novidades, etc. Podem também trabalhar em atividades educativas promovidass pela própria entidade.

Aqui, além da licenciatura, é importante ter cursos de especialização na área.

10. Órgãos de preservação e fiscalização ambiental

Os licenciados em Ciências Biológicas podem também trabalhar com órgãos governamentais de fiscalização e preservação ambiental.

Administração pública abre periodicamente concursos federais ou estaduais para cargos em reservas ambientais, áreas de proteção, fiscalização urbana e sanitária, fiscalização de grandes obras (barragens, minérios), etc.

Organizações não governamentais que se dedicam à preservação ambiental também contratam biólogos para ajudar a estruturar projetos.

Onde fazer uma licenciatura em Ciências Biológicas

A licenciatura em Ciências Biológicas está disponível em 360 faculdades pelo Brasil!

A graduação dura quatro anos, em média. Há atualmente 80 mil alunos matriculados no curso – um número impressionante que dá a ideia da concorrência que os interessados terão de encarar pela frente.

Ciências Biológicas também está disponível em grau de bacharelado em 240 faculdades. Com a mesma duração da licenciatura, tem uma formação mais orientada à atuação fora das salas de aula.

O curso pode ser feito presencialmente ou a distância, este último com diploma reconhecido pelo MEC.

Se você quer se dar bem na área de Ciências Biológicas com sua licenciatura, o ideal é estudar em boas faculdades, que tenham uma qualidade de ensino compatível com as exigências do mercado.

A gente separou algumas sugestões para você fazer seu curso:

Veja também:

Descubra quanto custa uma faculdade de Biologia

Curtiu a diversidade de atuações de um licenciado em Ciências Biológicas? Qual dessas áreas é a mais legal na sua opinião? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin