Um administrador de empresas tem que ser organizado e possuir capacidade de ver a empresa como um todo para poder tomar decisões – ele é o cérebro de qualquer organização, que depende de seu direcionamento para ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.
Para acompanhar as mudanças cada vez mais rápidas do mercado, o administrador de empresas precisa ser dinâmico e reunir diversas qualidades. Algumas pessoas já nascem com aquele espírito empreendedor e capacidade de liderança, mas há muitas habilidades necessárias a um gestor que podem ser aprendidas na faculdade.
“A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”. A frase de Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica, é muito verdadeira no caso dos administradores. E um curso superior de qualidade pode lhe dar as ferramentas para enfrentar os desafios comuns a toda empresa.
Preparamos este guia com as principais matérias de Administração e ainda listamos ao final algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso. Confira!
Como é o curso de Administração?
A graduação em Administração é um bacharelado com duração média de quatro anos. Nos primeiros semestres a formação é mais generalista e introdutória. As disciplinas apresentam noções de Administração, Contabilidade, Direito, Matemática e Economia.
Os anos seguintes são focados no aprofundamento dos temas anteriores e na incorporação das disciplinas da Administração, normalmente divididas em vários módulos ao longo da faculdade. Além de toda a carga teórica, a formação é permeada por atividades como análise de casos e apresentação de seminários.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é mais exigido em algumas instituições, porém o estágio continua a ser obrigatório. Recomenda-se que o aluno estagie o quanto antes para adquirir bastante experiência.
Matérias do curso de Administração
Vamos dar uma olhadinha em algumas disciplinas que você vai encontrar na faculdade de Administração de Empresas?
Lembramos que a nomenclatura e a ordem em que as matérias aparecem durante o curso podem variar de acordo com a instituição de ensino, mas a grade curricular básica é mais ou menos esta:
Administração
- Ética nos Negócios
- Gestão de Finanças
- Gestão de Marketing
- Gestão de Operações
- Gestão de Pessoas
- Gestão do Agronegócio
- Gestão do Luxo
- Gestão do Varejo
- Teoria da Administração
- Teoria das Organizações
Economia
- Macroeconomia
- Mercado Financeiro e de Capitais
- Microeconomia
- Economia Brasileira
Exatas
- Contabilidade Geral
- Contabilidade de Custos
- Estatística
- Matemática
- Matemática Financeira
Direito / Outras
- Direito Empresarial
- Legislação Social
- Planejamento Contábil e Tributário
- Tecnologia da Informação
Formação Básica
- Ciências Sociais
- Psicologia
Vamos conhecer algumas delas em detalhes:
Ética nos Negócios: As aulas promovem uma reflexão sobre o comportamento ético nas organizações, conscientizando o aluno sobre a importância de agir com integridade em suas decisões profissionais.
Gestão de Finanças: Apresenta uma visão ampla das finanças empresariais, capacitando o estudante a realizar a gestão do fluxo financeiro de uma empresa para atingir um nível de lucro satisfatório.
Gestão de Marketing: Instrui sobre a importância do posicionamento de uma empresa no mercado a partir do desenvolvimento de estratégias para vender o produto, das melhores formas de promovê-lo e como trabalhar os canais de distribuição, por exemplo.
Gestão de Operações: Analisa os principais sistemas de produção empresarial e como cada um deles pode melhorar a produtividade e o lucro de uma empresa.
Gestão de Pessoas: Fornece aos alunos o conhecimento necessário para recrutar, selecionar, capacitar e desenvolver o potencial dos colaboradores de uma organização, visando à melhoria da produtividade e da qualidade de vida das pessoas.
Gestão do Agronegócio: Fornece as diretrizes básicas para que o aluno possa gerir uma empresa ligada ao ramo do agronegócio, focando nos desafios e particularidades deste modelo de organização.
Gestão do Luxo: Explica como funciona o mercado do luxo no Brasil e no mundo, avalia as mudanças enfrentadas por esse tipo de negócio nos dias de hoje e capacita o aluno a lidar com a clientela AAA.
Gestão do Varejo: Ensina a administrar empresas ligadas ao varejo (venda de produtos em pequenas quantidades para o consumidor final) de forma a alcançar o maior lucro possível.
Teoria das Organizações: Enfoca os conceitos mais característicos de cada corrente de pensamento e das escolas da Administração, levando em conta os aspectos sociais, políticos, econômicos e históricos de cada uma delas e seus reflexos nas práticas organizacionais de hoje.
Contabilidade Geral: Envolve os fundamentos, princípios e metodologias da Contabilidade.
Contabilidade de Custos: Ensina a interpretar as informações contábeis da empresa para que o gestor possa tomar melhores decisões.
Estatística: Ajuda a compreender o processo de manipulação de dados, construção e interpretação de gráficos e tabelas estatísticas, criando condições para analisar corretamente as informações essenciais ao funcionamento de uma organização.
Macroeconomia: Estuda a Economia em geral, analisando fatores como níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio, etc., relacionando-os com o cenário dos negócios.
Microeconomia: Também conhecida como Teoria dos Preços, a disciplina analisa a formação de preços no mercado e como uma empresa define o preço a partir da oferta e da demanda, entre outros fatores.
Direito Empresarial: Expõe as obrigações dos empresários comerciais e noções gerais das sociedades comerciais, além de apresentar uma visão geral do Direito e sua utilização na gestão empresarial.
Planejamento Contábil e Tributário: Envolve contabilidade e impostos. Apresenta o Planejamento Tributário como ferramenta de apoio às decisões sobre viabilidade e rentabilidade dos negócios, auxiliando o futuro gestor a analisar as consequências de suas ações sobre o lucro da empresa.
Onde estudar Administração?
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Administração:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Veja também:
Quanto ganha um Administrador?
Administração é a sua praia e você não vê a hora de começar o curso? Já escolheu sua faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!