Desde a época das pirâmides aos castelos medievais, o ser humano sempre quis imprimir sua marca no mundo e modificar a paisagem natural, buscando sempre novas maneiras de morar e ter uma vida mais prática, segura e confortável.
Algumas construções atuais são imponentes, como os arranha-céus, pontes imensas e usinas hidrelétricas, mas mesmo as mais simples estruturas fazem muita diferença na nossa vida. E por trás de todas essas obras está o engenheiro civil!
Ele podia não ter esse título ou toda essa formação antigamente, mas o fato é que a humanidade vem acumulando os conhecimentos de Engenharia Civil há milhares de anos até chegarmos à ciência que ela é hoje, ensinada em faculdades e trazendo grande reconhecimento aos profissionais da área.
Você era aquela criança que perdia a noção do tempo brincando com blocos de madeira e sempre se encantou com prédios, estradas e todo tipo de construção? Junte a isso uma facilidade com as Ciências Exatas, capacidade de organização e atenção aos detalhes e você poderá se dar muito bem como engenheiro civil. Já considerou esta possibilidade de carreira?
Para lhe ajudar a se decidir sobre seu futuro profissional, preparamos este guia sobre Engenharia Civil. Aqui você vai poder tirar suas dúvidas sobre a duração do curso, quais matérias são oferecidas e até uma lista com algumas faculdades reconhecidas para entrar com o pé direito na carreira!
Sobre o curso de Engenharia Civil
O curso de Engenharia Civil é um bacharelado com duração média de cinco anos. No decorrer da faculdade, o aluno se depara com uma série de disciplinas do campo das Ciências Exatas, além de matérias específicas da Engenharia Civil.
Há conteúdos essenciais, que são divididos em módulos e apresentados em vários semestres, como por exemplo: Mecânica das Estruturas, Cálculo Diferencial e Integral e Tecnologia da Construção Civil.
Muitas instituições de ensino oferecem também disciplinas optativas, para o estudante escolher as que têm mais a ver com seus interesses e começar delinear sua carreira ainda na graduação.
A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatória para a obtenção do diploma, assim como o estágio.
Matérias do curso de Engenharia Civil
Veja a seguir uma relação de disciplinas geralmente encontradas durante o curso de Engenharia Civil. Lembramos que a nomenclatura das matérias pode variar de acordo com a faculdade, bem como a ordem em que elas são apresentadas.
Matérias da Engenharia Civil:
- Aeroportos
- Arquitetura e Urbanismo
- Ciência e Tecnologia dos Materiais
- Concreto Armado
- Engenharia Econômica
- Estradas
- Estruturas Metálicas e de Madeira
- Expressão Gráfica
- Fenômenos do Transporte
- Fundações
- Hidrologia Aplicada
- Higiene e Segurança do Trabalho na Construção Civil
- Instalações Elétricas
- Instalações Hidráulicas
- Introdução à Engenharia Civil
- Materiais de Construção Civil
- Mecânica das Estruturas
- Mecânica dos Corpos Rígidos
- Mecânica dos Solos e Geologia
- Obras de Terra
- Perícia na Construção Civil
- Planejamento Metropolitano
- Pontes e Grandes Estruturas
- Portos e Vias Navegáveis
- Resistência dos Materiais
- Saneamento Básico e Ambiental
- Sistema Metro-Ferroviário
- Sistemas de Transportes
- Tecnologia da Construção Civil
- Topografia
Matérias de Exatas:
- Álgebra Linear
- Cálculo Diferencial e Integral
- Eletricidade Básica
- Eletromagnetismo
- Estatística
- Física
- Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
- Princípios da Física Moderna
- Química Tecnológica
- Termodinâmica
Vamos conhecer algumas delas em mais detalhes?
Aeroportos: Envolve temas como a escolha de uma área para a construção de aeroportos ou heliportos, o dimensionamento do terminal de passageiros e de carga e a estruturação de todas as partes de uma edificação desse porte.
Ciência e Tecnologia dos Materiais: Aborda os diferentes tipos de materiais utilizados em construções civis (com suas propriedades físicas, químicas, mecânicas e térmicas) e como usá-los em um projeto.
Engenharia Econômica: Habilita a tomar decisões econômicas e financeiras relativas a um projeto de Engenharia Civil utilizando Matemática Financeira, de modo a cortar custos e otimizar a gestão de recursos de uma obra.
Estradas: Aborda o projeto de estradas, seu traçado, como e com quais equipamentos realizar a terraplanagem, etc.. Leva em conta também o impacto ambiental causado por essas obras.
Estruturas Metálicas e de Madeira: Enfoca as propriedades dos metais (como o aço) e da madeira. Ensina a erguer estruturas utilizando esses elementos da melhor maneira e de forma segura.
Fundações: Envolve a escolha do melhor tipo de fundação para cada tipo de projeto, levando em conta as características do solo e da construção, além de analisar os materiais necessários e mais adequados.
Instalações Hidráulicas: Ensina a resolver problemas básicos na estrutura hidráulica de projetos e a dialogar com especialistas para resolver casos mais graves. Também dá a base para elaborar projetos hidráulicos, do planejamento à execução.
Introdução à Engenharia Civil: Aborda desde a História da Engenharia Civil até os conceitos de Engenharia e regulamentação profissional. Expõe as principais atribuições do engenheiro civil e a evolução dessa ciência ao longo dos anos na sociedade.
Mecânica das Estruturas: Trata do comportamento dos materiais utilizados na construção de estruturas quando submetidos a diversos tipos de tensões e deformações.
Perícia na Construção Civil: Envolve conceitos de Direito e Engenharia Legal com base no Código Civil. Também ensina a elaborar laudos periciais, a realizar perícias e vistorias em imóveis e a arbitrar seu valor no mercado.
Planejamento Metropolitano: Expõe conceitos de urbanização e gestão urbana, levando em conta aspectos econômicos e ambientais para planejar uma cidade com sucesso. Apresenta um panorama do processo de urbanização das metrópoles no Brasil e no mundo.
Saneamento Básico e Ambiental: Discute a relação entre Engenharia e saneamento básico, levando em conta aspectos ambientais. Analisa a importância da Engenharia Sanitária e os desafios enfrentados pelo profissionais para garantir melhorias na qualidade de vida da população.
Topografia: Ensina a fazer o levantamento das condições do solo antes de começar a erguer qualquer estrutura, o que é essencial para determinar desde o tipo de fundação até o porte de todo o projeto.
Onde estudar Engenharia Civil
Confira algumas instituições de ensino reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Engenharia Civil:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário UNIBTA
Todas participam do ProUni e do FIES, além de trabalharem com outras iniciativas de descontos, convênios, bolsas e financiamentos sem burocracia.
Veja também:
Quanto ganha um engenheiro civil?
E aí, o que achou das matérias? Engenharia Civil é a sua praia? Conte para a gente nos comentários!